Xenon Racer, Uma Nostalgia Futurista Regada de Muita Adrenalina e Diversão

O game Xenon Racer, da 3DClouds e também da Soedesco, é um arcade no estilo futurista colorido que traz elementos muito legais, mas algumas coisas nem tanto.

Propaganda

Xenon Racer possui uma aparência única, mas a IA um pouco questionável impede o game de ser ainda melhor. Além da nostalgia, oferece muita profundidade em suas personalizações, porém superficial de forma geral.

Há muita diversão para todas as idades, mas cuidado com danos ao veículo ao competir nas ruas futuristas do Xenon Racer.

A primeira experiência com Xenon Racer

Os acontecimentos dentro do game oferecem uma premissa interessante, pois os carros estão prestes a serem lançados, de modo que as corporações de corridas do mundo construam uma série de veículos elétricos. Existem várias classes de veículos como Normal, Normal GT, Performance, Performance GT e similares. Mas sem dar spoilers que comprometam a imersão, as corridas finais oferecem algum tipo de fechamento nos eventos e até mesmo uma empolgante “All-Star Fruit Racing” desbloqueável do game anterior do mesmo desenvolvedor. No geral, é uma divertida maneira de ter uma “última chance” para carros de quatro rodas, mesmo que o som do motor dos carros elétricos não seja tão marcante de se ouvir quanto dos antigos carros com motores à combustão.

O game apresenta uma série de campeonatos que lhe dá uma sensação nostálgica de se jogar um bom arcade, com opções envolvendo corrida rápida, tela dividida, on-line e modo borda. Os tipos de corrida que você encontrará são apenas aqueles em que precisa ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Você também tem suas corridas de checkpoint em que precisa chegar ao próximo cantes do tempo acabar. Onde as coisas desmoronam é quando o game pede para você fazer corridas eliminatórias, porque você não tem ideia de quando o próximo está chegando, então é uma corrida louca de todas as formas erradas e de certo modo, estranha. Eu aprendi que os primeiros 20 ou 25 segundos da corrida são seguros, então, a partir daí, a cada 10 segundos um piloto é eliminado. É extremamente rápido para uma corrida desse tipo, mas mais informações seriam muito úteis.

Essa inconsistência acaba decepcionando um pouco para quem busca uma experiência nostálgica.

No contexto da história, o gás xenônio é o novo “super-combustível” e posso dizer que você recebe como estímulo ou ganha por meio da velocidade e derrapagens. Em outras palavras, você deve se deslocar para acumular energia cinética que armazena o gás xenônio. Há um indicador azul que permite saber exatamente quanto tem de combustível e ainda, se você armazenar o máximo das três baterias, o game irá garantir que será usado.

Existem muitas opções de desempenho e personalização visual em Xenon Racer, como por exemplo, tipos de pintura e cores, onde poderá projetar seu veículo ao seu gosto. No início, a maioria dos carros causam a impressão de estarem à deriva, mas você irá perceber que precisará modificar partes do carro, como as “asas” que alteram a velocidade, a aceleração, o manuseio, entre outros. Depois de se dedicar um pouco com seu carro, você terá o primeiro lugar sem grandes problemas.

Apenas seria um pouco melhor fazer isso desde o começo, sem toda essa questão de personalização e desempenho.

Propaganda

A sensação que tenho é que existe uma curva de dificuldade estranha, pois às vezes, a IA é incrivelmente rápida, e mesmo que você considere uma corrida perfeita, nem sempre estará em primeiro. Ou, em outros casos, a IA não consegue encontrar o equilíbrio e você está superando-os por uma grande margem. É esta IA que se estende ao sistema de danos, pois seu carro só pode receber muito dano antes de reaparecer e reiniciar um pouco atrás da sua última posição. Na maioria dos casos, esse é um motivo para se preocupar, pois se você está na liderança, provavelmente estará correndo novamente para que isso não importe. Enfim, o sistema de danos parece supérfluo e significa um castigo por dirigir imprudentemente, mas tem pouca influência no geral.

O game Xenon Racer parece que tem uma crise de identidade, pois não sabe se é um piloto pesado ou se é um estilo mais estratégico, pois muitas vezes você enfrenta um giro de 90 graus que exige uma freada brusca, em vez de algo que pode ultrapassar. As pistas deveriam ser melhor projetadas para as derrapagens em alta velocidade, se é isso que propõem. Cada uma das pistas é baseada em locais do mundo real e adaptadas para o futuro. Você verá lugares como Boston, Dubai, Tóquio e até uma floresta no Canadá. Os diversos locais quebraram o conceito que eu pensava ser apenas paisagem urbana com alguma natureza, e até mesmo ver um local de corrida esquecido há muito tempo. Além disso, há variantes diurnas e noturnas, evitando que as pistas cansem um pouco mais rápido.

Uma coisa que não contei ainda no texto: se você ficar atrasado e muito atrás dos oponentes, poderá reiniciar e tentar fazer diferente para ter sucesso.

O game é executado no Unreal Engine 4 e parece ótimo, principalmente com a otimização para o Xbox One X, que foi a versão cedida pela Soedesco e testada para a escrita deste artigo. Com esta engine, há carros que exalam sua própria personalidade e isso é complementado pelo design igualmente futurístico e onde cada fabricante possui seu próprio velocímetro e algumas outras personalizações. A maneira como os reflexos afetam quando o sol bate no vidro de um arranha-céu enquanto você está correndo é apenas um toque agradável e que mostra o capricho com o game.

No geral, o game roda muito bem e é muito divertido, sendo a trilha sonora um destaque em particular, fazendo com que Xenon Racer pareça exatamente como uma experiência que encontramos no fliperama.

É um game que peca apenas em ser genérico e sem ter algo que gere personalidade.

Segue o trailer de lançamento para o Xbox One:

Por fim, o lançamento Xenon Racer não tenta ser nada mais do que é de fato e isso é ótimo! Então, com isso, você se sentirá um piloto futurista pronto para correr em velocidades absurdas, lutando para manter seu veículo sem danos com o único objetivo de chegar em primeiro.

Xenon Racer está a venda na Microsoft Store por R$ 174,00.

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.