xCloud tem primeiro teste público e mais informações

xCloud pode estar mais próximo de chegar do que imaginávamos.

A forma como consumimos as mídias de entretenimento mudaram drasticamente nos últimos anos. Muitas pessoas ao redor do mundo pagam assinaturas de serviços de stream que oferecem músicas, filmes, séries e até mesmo revistas.

Com certeza você já viu alguém consumindo alguma série no smartphone enquanto estava no transporte público ou até mesmo ouvindo alguma música ou podcast. Mas já pensou se você pudesse jogar os seus jogos do Xbox One em um serviço de streaming longe de casa e sem a necessidade estar com o seu console ligado ou sem nem mesmo ter um Xbox One? É essa a premissa do xCloud.

Propaganda

A proposta do xCloud da Microsoft é levar os seus jogos, antes exclusivos para consoles e PCs, para um número maior de pessoas ao redor do mundo. Parece simples e fácil de se fazer, mas a questão é muito mais complexa do que aparenta. Consumir uma mídia que exige interação do usuário em tempo real pode demandar de um número maior de dados a serem transmitidos, como nos testes iniciais apontaram a necessidade de uma conexão de pelo menos 10 mb/s o que pode não ser tão acessível em nossa realidade atual para ser utilizado com os dados móveis por exemplo.

A intenção da Microsoft não é substituir os consoles por serviços de streaming como o xCloud até porque a experiencia em se jogar em 4K e em HDR dificilmente se encontrará em um serviço do tipo, mas o propósito é complementar uma base maior de jogadores na Xbox Live, se formos ver dados recentes por exemplo no Brasil, o número de jogadores em dispositivos mobile é quase o dobro se compararmos com os consoles, segundo a Intel. Essa escolha pode acontecer por determinados fatores, como preferência da plataforma mobile ou simplesmente por não ter condições de se ter um hardware em casa, quantas pessoas você conhece que não tem um Xbox, mas possuí um smartphone? E com a tecnologia empregada não será necessário ter um hardware potente, já que tudo estará acontecendo no Big Data da Microsoft, o Azure, que já está presente em mais de 50 países incluindo o Brasil e recentemente na África.

No ultimo programa do Inside Xbox foi mostrado um dos primeiros testes públicos do até então intitulado xCloud rodando por streaming o Forza Horizon 4 em um dispositivo mobile aparentemente utilizando o sistema Android conectado com um controle de Xbox One por bluetooth. Tudo indica que os testes públicos acontecerão ainda este ano, não sabemos em quais países isso acontecerá, mas em breve teremos mais informações.

Fonte Xbox Wire

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também