Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Xbox Series X – [Análise do Arena] – De Fã para Fã

Na E3 2018, no finalzinho da conferência do Xbox, Phil Spencer afirmou que o time de hardware estava trabalhando na nova geração.

Na conferência da E3 2019, dentre tantos anúncios de tirar o fôlego e a presença de Keanu Reeves no palco, (nunca vou esquecer que já respirei o mesmo ar que ele o Phil estavam respirando) o Project Scarlett – como, até então, era chamado o Xbox Series X, foi apresentado oficialmente.

Prometendo ser o melhor local para jogar, com o melhor desempenho e a experiência mais imersiva já vista, este foi o primeiro contato do mundo com o Project Scarlett:

Ganhando o nome Xbox Series X no TGA 2019, essa foi a primeira vez que vimos sua “carinha”:

Anunciado para o final de 2020, depois confirmado seu lançamento para 10 de novembro do mesmo ano, o Xbox Series X já está entre nós! Gentilmente, a o Xbox Brasil nos enviou essa perfeição em forma de console e vou contar para vocês como tem sido a experiência de jogar na nova e mais poderosa geração do Xbox.

Nessa Análise do Arena, além de te apresentar a parte técnica do Xbox Series X, que a essa altura você já deve ter visto e ter decorado todos os números e informações, vou te mostrar o que ele traz na prática. De uma forma raiz, de uma forma de fã para fã, de gamer para gamer.

Então vamos começar do começo com o unboxing desse senhor de respeito:

Detalhes da embalagem

Um console premium, merece uma embalagem premium que garanta sua integridade em seu trajeto de entrega. E a entrega do Xbox Series X já começa de forma primorosa, como vimos no vídeo de unboxing.

Super bem protegido e acomodado, o console vem em uma caixa bonita e funcional (digo funcional porque uso até hoje caixa do Xbox One Fat para guardar documentos e, em breve, ela será substituída por essa do Series X). A caixa vem com uma espécie de isopor, onde o console é encaixado firmemente, e também na tampa dela, garantindo mais segurança para o monstro. Vale lembrar que essa caixa é exatamente a que você vai receber na sua casa nos próximos dias.  

Caixa Xbox Series X
Caixa Xbox Series X

Atrás do isopor do console, tem um compartimento onde se encontram o cabo HDMI 2.1, o cabo de energia de dois pinos, no padrão brasileiro, o novo controle e as pilhas para ele.

Ainda como parte do conteúdo da embalagem, tem o termo de garantia e um card com instruções para configurar o console a partir do aplicativo Xbox. Se você ainda não instalou o aplicativo, instale! Apenas digitando no aplicativo o código exibido da tela da TV assim que ligar o console, a sua conta Xbox Live e suas configurações são passadas para o Xbox Series X. Ficou muito prático configurar o console desta maneira.

Especificações Técnicas

Sabemos que O Xbox Series X é parrudo! Mas é parrudo por quê? Ele, junto com o Xbox Series S, tem padrões em potência gráfica e velocidade de processamento, para entregar maior imersão nos jogos. Essa imersão é possível por causa da combinação única de hardware e software integrados. Então vamos à sopa de letrinhas, digo, especificações técnicas do Xbox Series X:

Especificações Técnicas Xbox Series X
Especificações Técnicas Xbox Series X

Se você, assim como eu, não entendeu praticamente nada dessa tabela, toca aqui e vamos tentar entender juntos.

O console conta a Xbox Velocity Architecture, que virtualmente, elimina o tempo de carregamento do jogo e permite alternar entre vários títulos e retomar instantaneamente de onde parou com o Quick Resume – o que significa que podem passar mais tempo jogando e menos tempo de espera. Ele tem DirectX Raytracing, que traz demonstrações mais realistas, sombras dinâmicas, gráficos ricos e alta fidelidade visual.

Com suporte para até 120FPS, o Xbox Series X permite que os desenvolvedores entreguem realismo elevado e controles mais precisos para ação em ritmo acelerado. Ele é capaz de alavancar a técnica de reconstrução HDR inovadora para aprimorar os jogos SDR existentes sem nenhum trabalho dos desenvolvedores e nenhum impacto nos recursos de CPU, GPU ou memória disponíveis.

Ok, mas isso tudo funciona na prática? SIM! Funciona e funciona muito lindamente! Então vamos para a parte técnica e prática vivenciada por esta que vos escreve.

O console em si

À primeira vista, o Xbox Series X parece grande, mas ele é compacto. Se encaixa bem em qualquer lugar, tanto na vertical quanto na horizontal. Tenho usado ele na vertical por meu cantinho gamer ser pequeno e também reparei que a traseira dele fica mais fria nessa posição – já já vamos falar sobre isso com mais detalhes.

Xbox Series X
Xbox Series X

Na parte traseira, ele conta com uma entrada HDMI 2.1, entrada de força, entrada ethernet, duas portas USB 3.1 e entrada para o SSD de armazenamento externo. Na frente, tem mais uma porta USB 3.1. Por enquanto, tenho usando somente uma porta na traseira para conectar o receptor do headset e a da frente para carregar a bateria do controle.

Traseira Xbox Series X
Traseira Xbox Series X

E vamos a pergunta que mais tenho recebido e que eu mais queria saber antes de testar o Xbox Series X: Ele esquenta muito e é barulhento? A resposta é um grande e sonoro NÃO!

Ele tem um dissipador de ar enorme na parte de cima (se estiver na vertical) que é extremamente silencioso e mantém o console com temperatura bem baixa durante o uso. Quando colocamos a mão nessa saída de ar, sentimos um ar quentinho saindo, porém a temperatura do console fica muito baixa. Reparei que quando ele está na horizontal a traseira dele esquenta um pouco mais. E o barulho dele é praticamente inexistente.

Uma comparação meio besta, mas que vou compartilhar com vocês: meu cantinho gamer é exatamente ao lado da minha cama e eu não dormia com o Xbox One X no modo inicialização rápida porque o barulhinho dele me incomodava, diversas vezes acordei só para tirá-lo da tomada. Então você percebeu que tenho um certo problema com barulhos, mesmo que mínimo, para dormir, certo? O Xbox Series X tem ficado ligado direto no modo inicialização rápida porque ele é muito silencioso. Então se na madrugada, com tudo quieto, o barulho dele é imperceptível, imagine durante o uso dele…

Xbox Series X
Xbox Series X

Ligando o console

Gente, levei um susto quando liguei o console pela primeira vez e um susto ainda maior quando liguei pela segunda vez porque ele liga MUITO rápido.

Para liga-lo pela primeira vez, preparei meu chazinho e me sentei confortavelmente imaginado que teria alguma atualização e que ele iria demorar para recuperar as configurações do Xbox One X. Em uma tela com a mensagem em vários idiomas, ele pediu para colocar o código exibido no aplicativo do Xbox e, em poucos minutos, eles estava ligado com minha conta, minhas preferências todas configuradas, na cor que sempre usei na dash e tudo mais. Simples, fácil e muito rápido.

Deixei o console no modo economia de energia, desliguei por completo e liguei pela segunda vez. O outro susto veio! Ele liga ABSURDAMENTE rápido. E aqui um vídeo caseiro e raiz para mostrar a diferença de tempo de inicialização entre o Xbox Series X e o Xbox One X:

Para ligar no modo de inicialização imediata, praticamente não há diferença de tempo entre ele o One X.

Xbox Series X conectado na TV e Xbox One X conectado no monitor.

Velocidade é algo que não falta no Xbox Series X e estou totalmente impressionada. O console recebeu uma atualização de 4gb no segundo dia que estava aqui, de novo, ao ver a atualização necessária me preparei para esperar bons minutos, afinal, mesmo com internet rápida (400mb) a instalação do conteúdo baixado demorava no Xbox One X. Eis que em quatro minutos (ISSO MESMO, 4 MINUTOS) o console já estava na dash, prontinho para ser jogado.

Abrindo os jogos

Velocidade é que mais temos por aqui! Os jogos iniciam muito rápido e, praticamente, não sei mais o que é tela de carregamento (loading). Surpreendente, isso tem me feito jogar mais Forza Horizon 4 – sempre achei esse jogo sensacional, mas com o tempo curto para jogar no dia-a-dia, ele ficava esquecidinho no HD. Agora virou praticamente um vicio dar uma voltinha nas ruas do game antes de dormir. Sabe aquela jogadinha só para relaxar e desligar do mundo? Forza tem sido meu jogo para este fim.

Veja na prática o que estou falando:

Xbox Series X conectado na TV e Xbox One X conectado no monitor.

Outro lugar que tenho passado mais tempo é em Los Santos! Joguei bastante GTA V no Xbox 360, um pouco no Xbox One e vou jogar muito no Xbox Series X. Podemos dizer que GTA V é um jogo atemporal? Deixemos esse papo para outra hora e vamos ver a diferença de tempo entre os consoles:

Xbox Series X conectado na TV e Xbox One X conectado no monitor.

Já que ainda estamos falando de velocidade, vamos conhecer outra coisa que me encantou…

Quick Resume

Quando ouvi falar pela primeira vez do Quick Resume, não dei muita bola para ele não. Achei legal e só. Meu amigo, vou te falar, que coisa linda essa função! Oficialmente, o Quick Resume é definido com uma função que permite alternar entre vários títulos e retomar instantaneamente de onde parou – o que significa que podem passar mais tempo jogando e menos tempo de espera. Na minha definição o Quick Resume é: uma função que subestimei e uma das que mais amo no Xbox Series X, que foi pensada em quem dispõe de pouco tempo para jogar e quer aproveitar ao máximo as horas de jogatina.

O Quick Resume é tão maravilhoso que teve uma noite que estava jogando Forza Motorsport 7 na TV da sala e trouxe o console para o quarto quando parei de jogar. Como já era tarde, só deixei ele no seu lugar, não coloquei nenhum dos cabos e fui dormir. Na manhã seguinte, coloquei os cabos e liguei só para jogar um pouquinho antes de sair para trabalhar e, adivinha só… O Forza 7 estava EXATAMENTE na parte que parei na noite anterior. Mesmo fora da tomada, seu jogo continua de onde você parou com o Quick Resume e você passa mais tempo aproveitando seus jogos do que esperando eles carregarem.

Aqui o Quick Resume rolando, alternando entre Gears 5, Forza Motorsport 7, New Super Lucky’s Tale e GTA V:

De quebra, vemos que também não falta poder no Xbox Series X. Dos quatro jogos abertos, três são bem pesados e o console continua rápido e fluído.

Gráficos, processamento gráfico e sistema de áudio

Aqui a diferença é tanto na TV 4K quanto no monitor Full HD. Graças ao Raytracing, os gráficos estão mais vívidos e límpidos, a renderização de coisas como a grama do canteiro das ruas de Los Santos está muito mais rápida.

Os detalhes estão riquíssimos! A chuva caindo e batendo nos tetos dos carros ou no chão está super realista, as cores estão mais vibrantes e não percebi queda de FPS durante jogo nenhum.  

Forza Horizon 4
Forza Horizon 4

Meus headshots estão lindos em Gears 5! Senti uma leve diferença ao mirar e disparar a longshot, garantindo tiros mais rápidos e certeiros.

Todo o processamento dos jogos, seja em partidas online ou offline, estão bem superiores em relação a família Xbox One. A diferença é bruta até para quem foi migrar do Xbox One X para o Xbox Series X.

Gears 5
Gears 5

Ainda não pude testar os tão falados 120fps por nem meu monitor e nem minha TV serem compatíveis. Em breve, quem sabe, atualize aqui depois comprar um monitor novo.  

O áudio está mais limpo e mais imersivo, até mesmo só pela saída de áudio na TV. Uso o headset Plantronic Rig 800LX, compatível com Dolby Atmos e nele o som fica mais incrível ainda!

Dash, funções gerais e HD Externo

Já estamos bem familiarizados com a dash do Xbox Series X. Ele segue a mesma da família One, porém está mais fluída ainda, sem nenhum tipo de engasgo, com as possibilidades de reorganização e uso de fundo animado.

Uma coisa interessante é na nova geração é Xbox Remote Play – você pode transmitir seu Xbox Series X|S para o celular e jogar seus jogos instalados, sem a necessidade de fazer parte do programa de Insider ou estar conectado na mesma rede. Ou seja, é possível jogar longe de casa, no seu celular pela rede 3g/4g, porém a qualidade da transmissão fica bem superior em uma rede wi-fi.

Para usar este recurso, basta estar com seu console no modo “inicialização rápida” ou ligado, ter um controle bluetooth sincronizado no celular (funciona sem controle, mas a experiência não é tão legal), abrir o aplicativo Xbox, tocar no símbolo do console na parte superior e selecionar “Reproduzir remotamente neste dispositivo”. Pronto, seu Xbox Series X|S está em suas mãos!

Na biblioteca de jogos é possível filtrar por console, com as seguintes categorias:

  • Todos os tipos de console
  • Otimizado para Xbox Series X|S
  • Jogos do Xbox One
  • Jogos do Xbox 360 e do Xbox

E não pense que seu HD externo do One vai ficar perdido por aí… É possível usá-lo no Xbox Series X|S, sem necessidade de baixar os jogos novamente, só que o jogo vai rodar da mesma forma que na família Xbox One – demorando um pouco mais para abrir, com telas de loading e etc. Ah, a função Quick Resume continuar funcionando mesmo com jogos no HD externo! Você pode transferir seus jogos do HD externo para o SSD interno e, se for necessário, atualiza-los para ter a melhor versão no seu console.

O novo controle

Quem disse que o que é bom não pode melhorar, estava bem errado!

Novo Controle Xbox
Novo Controle Xbox

O novo controle sem fio do Xbox Series X|S é ligeiramente mais fino, com d-pad no formato do controle Elite, com texturas nos gatilhos e grip deixando a pegada melhor, conta com o novo botão Compartilhar, está mais responsivo por ter baixa latência, tem entrada P3, entrada para chat pad e teve sua conexão atualizada para USB-C, é totalmente compatível com a família Xbox One e continua sendo democrático – quem quer usar duas pilhas AA, usa. Quem prefere bateria, pode usar baterias recarregáveis compatíveis. Continuo usando as baterias do Kit Play & Charge, que adquiri em 2015 para usar no Xbox One Fat.

Novo Controle Xbox - Textura
Novo Controle Xbox – Textura

Com o novo botão “Compartilhar”, basta apertá-lo para fazer uma screenshot ou segurá-lo para capturar um clipe. Dessa forma, o seu jogo não mais interrompido quando você decide eternizar sua jogada.

O mais legal desse novo botão, é que ele funciona da mesma forma na família Xbox One. Então se você ainda não vai migrar para a nova geração e precisa de um novo controle, vale muito a pena comprar esse modelo novo.

Um console, quatro gerações

Xbox, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series – quatro gerações em um único lugar. Biblioteca imensa herdada por quem passou por todas ou por alguma das gerações através da retrocompatibilidade. Biblioteca imensa para quem acabou de chegar, através do Xbox Game Pass.

Para quem quiser toda a potência do console, raytracing, gráficos realistas 4K e tudo mais que o Xbox Series X entrega, basta procurar pelos jogos com o emblema de otimização para a nova geração.

emblema
Emblema Otimizado Xbox Series X|S

Entre uma grande lista de jogos, você vai encontrar:

  • Cyberpunk 2077
  • Halo Infinite
  • Assassin’s Creed Valhalla
  • Destiny 2: Beyond Light
  • Wacth Dogs Legion
  • Dirt 5
  • Yakuza Like a Dragon
  • Marvel’s Avengers
  • Far Cy 6
  • Chorus
  • Gears 5
  • Ori and the Will of the Wisps
  • Forza Horizon 4

O mais legal desses jogos citados, é que eles contam com o Smart Delivery. Com esse sistema, se você tiver o jogo para a família Xbox One, você vai receber a versão da família Series quando migrar para a nova geração sem gasta um centavo a mais com isso.

Smart Delivery

Então o Xbox Series X é tudo isso mesmo?

SIM! Ele é tudo isso mesmo e mais um pouco. A Xbox entregou o que prometeu com primor!

O Xbox Series X entrega com perfeição velocidade, qualidade tanto de hardware quanto de software, experiência imersiva, diferença em gráficos e em áudios, poder, mais tempo de diversão e menos tempo de espera.

Quem está na dúvida se vale a pena ou não já migrar para a nova geração, afirmo, sem medo, que sim. Vale muito a pena! Só não vale fazer loucuras financeiras, hein? E tenha em mente que os jogos do Xbox Studios vão sair para a família Xbox One pelos próximos dois anos, então você não vai ficar de fora.

Espero que vocês tenham gostado dessa análise feita de uma fã para outro fã e, mais uma vez, agradeço ao Xbox Brasil por ter confiado à equipe Arena essa quest maravilhosa de iniciar a nova geração!

Se Inscrever
Notifique me
3 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

3
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x