Xbox Game Streamig (Preview) está disponível para Insiders

0

Preparados para o futuro?

O Xbox está dando vida ao xCloud, que nos permitirá jogar os jogos do Xbox em qualquer tela com conexão a internet. E, ontem, 16 de janeiro, mais um grande passo para isso se tornar realidade foi dado: quem é Xbox Insider já pode streamar seu console direto para o celular ou tablet com sistema Android por rede local.

Com o Xbox Game Streaming, você acessa todo seu console e pode jogar todos seus jogos em seus dispositivos móveis.

Veja o vídeo (todas as imagens e vídeos são caseiros, amadores… então a qualidade não tá lá essas coisas):

Muitas pessoas me questionaram qual a vantagem dessa funcionalidade, sendo que em casa podemos jogar no próprio console conectado a TV ou monitor. Vou listar aqui o que vi de vantagem até o momento:

  • Sabe quando você está começando a ficar sonolento, ainda tem energia para uma partida, mas não o suficiente pra ficar na frente da tv? Jogue essa partida deitado na sua cama, embaixo dos cobertores, na tela do seu celular.
  • Quem aqui tem um parceiro, vai se identificar: o amor já dormiu; você sorrateiramente vai ligar seu Xbox e a pessoa acorda com o “plin” do console (mesmo não tendo acordado com o barulho de um helicóptero caindo na casa da vizinha) e já logo te fala “vai jogar de novo? Isso já virou vício!” – Sem problemas aqui com o Xbox Game Streaming, porque é só deixar o Xbox na inicialização imediata para usar a função, não sendo necessário ligar o console.
  • Duvido que vocês nunca se imaginaram jogando aquela partida de mata-mata equanto estão no banheiro! Agora você pode fazer isso!
  • Só tem uma TV em casa e a família dominou para assistir novela ou A Galinha Pintadinha? Jogue no seu dispositivo móvel!

Obviamente, essas são algumas pequenas vantagens no nosso dia-a-dia, mas o principal dessa fase de testes é ter o feedback da comunidade. Portanto, se você for testar ou estiver testando, é de extrema importância que você relate todas suas dores e amores com essa nova funcionalidade nos canais oficias do xCloud.

Muitos perguntaram se tem delay para jogar Forza e qual o ping. Minha resposta para o delay é não e o ping no Gears 5 ficou ente 9 e 16, na maioria do tempo em 11. Veja imagens e vídeos:

Forza Horizon 4
Gears 5

Agora que vamos ao que mais interessa: como usar o Xbox Game Streamig? Para ajuda-los, estou o usando o guia oficial postado pelo Xbox e vou colocar junto de cada passo como foi minha experiência e dar algumas dicas:

Para usar o Xbox Game Streaming Preview

Resumidamente:

  • Ser Xbox Insider
  • Um telefone ou tablet com Android 6.0 ou superior, com Bluetooth 4.0
  • Um controle sem fio Xbox One habilitado para Bluetooth
  • Uma Conta Microsoft com perfil Xbox
  • Internet de alta velocidade (podem ser aplicadas taxas de ISP)
  • Aplicativo Xbox Game Streaming (Preview) na Google Play Store.

Agora detalhadamente:

Você deve ser um Xbox Insider e fazer parte do anel que já tenha recebido a atualização. Traduzindo:

Quem é Xbox Insider é dividido em cinco anéis:

  • Alpha Skip-Ahead: categoria “apenas para convidados”. Eles recebem compilações de uma futura versão do sistema operacional Xbox One, normalmente com MUITOS MUITOS MUITOS bugs. A versão recebida aqui pode não ser lançada para o público geral por algum tempo e podem conter recursos diferentes dos outros anéis.
  • Alpha: categoria “somente para convidados” que recebem compilações de visualização do próximo lançamento do sistema operacional do Xbox One. Os Alfas normalmente essa versão de sistema com MUITOS MUITOS bugs (só um muitos a menos que os skip-ahead). A versão que esses Insiders recebem, é uma versão do que será entregue ao público em geral no futuro.
  • Beta: um anel aberto para Xbox Insiders que tenham 3 ou mais meses no programa, com nível 5 ou superior. Esse nível você aumenta ganhando XP fazendo missões, relatando problemas, testando funcionalidades e etc. Os Betas recebem as atualizações um pouco depois que os Alphas e consideravelmente antes do público em geral, porém ainda existem muitos bugs.
  • Delta: um anel aberto para Xbox Insiders que tenham 1 ou mais meses no programa, com nível 2 ou superior. Esses recebem as atualizações depois dos betas, não tanto tempo antes do público em geral e com pouquíssimos bugs.
  • Ômega: um anel aberto para quem deseja receber atualizações e recursos do sistema um pouco antes de serem lançados para o público em geral, praticamente sem bugs e erros.

Até o momento que escrevo, só Insiders Alpha e Beta podem usar o recurso, pois esses anéis receberam a atualização 2002.200113-2000.

Resolvida a questão Insider, vamos aos próximos requisitos

  • Um telefone ou tablet com Android 6.0 ou superior, com Bluetooth 4.0. Por enquanto o iOS não tem o aplicativo necessário. Dessa vez os usuários de Android foram exaltados \o/
  • Um controle sem fio de Xbox One com Bluetooth (controle do Xbox One S para frente tem bluetooh. No processo também será necessário atualizar o controle, para isso basta conecta-lo com um cabo USB no console).
  • Uma Conta Microsoft com perfil Xbox (sua conta normal da Live. É só logar a conta que você usa no console no app)
  • Internet de alta velocidade (podem ser aplicadas taxas de ISP)
  • Aplicativo Xbox Game Streaming (Preview), que você pode baixar na Google Play Store clicando aqui.

Pronto, você é Insider, atualizou o console e o controle, vamos para a parte prática.

  • Conecte seu celular na mesma rede do seu Xbox, preferencialmente use uma rede de 5GHz, pois ela tem taxa de transferência maior e isso deixa a experiência mais incrível ainda.
  • Abra o aplicativo em seu celular, clique em Console Streaming e depois em Configurar Novo Xbox:

Assim que você seguir esses passos no app, com o console ligado e ambos na mesma rede, vai aparecer essa tela no seu Xbox:

20200117 143236
  • Pressione “Ativar” e aguarde os testes. O teste de rede garante que a conexão e a configuração de rede do seu console atendam aos requisitos mínimos, que são: Tipo NAT aberto ou moderado, largura de banda upstream de, no mínimo, 4,75 Mbps e preferencialmente 9 Mbps, latência de rede com menos de 125ms e preferencialmente menos de 60ms.
  • Configurações do console: a configuração de energia deve ser Inicialização Imediata.

No meu primeiro teste, apareceu que a minha latência estava acima de 125ms e não pude prosseguir:

20200117 143543
Latência acima de 125ms

Mas, como boa brasileira, desconectei tudo da rede e tentei novamente. Cheguei no mínimo necessário e pude continuar com o processo:

20200117 145002
Latência abaixo de 125ms e acima de 60ms

Pronto! Com tudo configurado, aparecerá a seguinte mensagem em seu app:

Screenshot 20200117 145024 Streaming

Se você sobreviveu até aqui, agora é só emparelhar seu controle no celular e ser feliz! E não se esqueça de mandar seu feedback ou pelo aplicativo ou neste link.

Se tiver mais alguma dúvida, é só mandar nas redes do Arena ou nas minhas redes, estamos aqui para ajudar!

Você pode gostar também
Comentários