Windjammers 2 – [Análise do Arena]

Um legado do fliperama em 2022

Desenvolvido e publicado pela empresa Parisiense Dotemu, já conhecida por trazer a lendária franquia de Arcade “Street of Rage” de volta a vida, eles trazem dessa vez mais um revival do jogo mais famoso de Air Hockey Humano! Windjammers 2, traz a nostalgia do clássico de fliperama para a nova geração e chega para Xbox One, Xbox Series S/X e PC no dia 20 de janeiro e direto para o Xbox Game Pass dos consoles e PC.

O que é Windjammers?

Caso você nunca tenha ouvido falar, Windjammers é um game clássico para as plataformas NEOGEO lançado em 1994, onde o seu objetivo é arremessar o disco dentro do gol do seu adversário, além disso, o game tem diversas regras e formar de pontuar além de colocar o disco dentro da rede.

O jogo tem alguns personagens e cada um com sua nacionalidade e suas habilidades características, mudando a sua forma de jogar de acordo com a sua escolha. Para descobrir mais sobre alguns personagens veja os vídeos postados pela própria Dotemu mostrando os competidores.

Windjammers 2 - [Análise do Arena]

Primeiras impressões

Uma das primeiras coisas que você pode analisar quando abre o game é a incrível arte toda em 2D e desenhada a mão, que dá vida ao jogo, além de se conectar com a trilha sonora vibrante e dar um visual bem nostálgico!

O game traz alguns modos, como Online, Arcade (onde você compete contra o computador), e o famoso Contra, o que me dá várias ideias de juntar os amigos e transformar Windjammers 2 em um Party Game. Por ser um jogo de esporte e que traz uma gameplay bem diferente do habitual, fui até os menus dos controles e o menu “Como Jogar” para não ficar muito perdido, o que me frustrou um pouco, já que o jogo usa alguns termos próprios e eu como iniciante não sou obrigado a saber.

Então fui direto para o modo Arcade antes de tentar me aventurar no modo Online, me deparei com a seleção de personagens, onde eles são classificados por uma barra mostrando sua velocidade e poder, mudando a forma de jogar dependendo da sua escolha e é claro, no campeonato mundial de disco, não poderia faltar o nosso brasileirinho Jão Raposa.

Windjammers 2 - [Análise do Arena]
Concept Art Jão Raposa, o personagem brasileiro em Windjammers 2

Entrando no modo Arcade você vai enfrentar alguns competidores até chegar na final, intercalando com fases bônus que além de quebrar o gelo, você conquista mais pontos e pode conseguir créditos a mais para tentar novamente caso perca. Digamos que a minha primeira experiência não foi muito agradável, pois eu não sabia nem um pouco o que fazer mas o game se mostrou bem divertido e empolgante, pois você não precisa de muito tempo para entender como ele funciona.

O visual de Windjammers 2

A primeira coisa que se percebe no jogo é o quanto ele é charmoso, os desenhos são muito bem feitos e encaixam perfeitamente com a vibe do game, as cores são vibrantes e quentes, tudo o que você precisa para ter uma imersão completa nesse clima de praia e esporte.

Os primeiros ginásios por sua vez são bem normais, é claro, bem bonitos e chamativos também! Os personagens e o disco se destacam bastante no olhar, o problema acontece em outros cenários quando a dificuldade e a velocidade do jogo vão escalando, a quantidade de coisas na tela aumenta e deixam qualquer um confuso, principalmente um iniciante, mas você pode se acostumar a viver com essa cacofonia de coisas com o tempo.

Windjammers 2 - [Análise do Arena]
Um grande exemplo de poluição visual no jogo.

Gameplay divertida e viciante

Uma coisa que posso te adiantar é que Windjammers 2 é bem difícil no começo, tive muitas derrotas até “aprender” a jogar, mas se você não desistir na primeira meia hora, a gameplay vai começar a fazer sentido, o game tem uma curva de aprendizado muito bem feita, você se sente aprendendo realmente um novo esporte! Você vai aprender como e quando apertar os botões, vai entender os seus adversários e conhecer aqueles carrascos que você não consegue passar de jeito nenhum.

Se na primeira meia hora você está completamente perdido sem saber o que e como fazer, nas horas seguintes você vai estar completamente apaixonado pelo game, a gameplay é o ponto chave do jogo, simplesmente brilhante e bem dinâmica, os botões funcionam muito bem e se tornam uma extensão do seu próprio pensamento. As primeiras partidas no modo Arcade começam de forma mais lenta e no final você já está imerso jogando a uma velocidade que nem seu cérebro vai entender, mas você vai estar jogando!

Outro ponto interessante sobre Windjammers 2 são os cenários que além de charmosos mudam completamente a dinâmica do jogo, com obstáculos nos cantos ou no centro e até mesmo um mapa onde a quantidade de pontos que você ganha é decidido na sorte, isso muda completamente a sua forma de pensar e de jogar, em cada confronto você é obrigado a entender o campo novo e o seu adversário.

Windjammers 2 - [Análise do Arena]

O jogo no entanto é um pouco raso (pelo menos na versão Beta da qual joguei), pois o Arcade mesmo sendo bem divertido você acaba se enjoando com uma ou duas horas. O jogo possui modo multiplayer com partidas ranqueadas e classificação entre os jogadores, o que pode dar uma vida a mais ao jogo, mas não estava disponível no estado em que joguei. O modo online parece ser bem mais divertido, já que grande parte dos arremessos dependem de um “jogo mental” que deve ser bem mais fácil de aplicar em jogadores reais, recomendo que dê uma chance ao jogo especialmente para testar o modo Online ou Local.

Conclusão

Windjammers 2 é um jogo muito divertido! A gameplay é rápida e pode acabar deixando novos jogadores confusos, mas a curva de aprendizado do game em conjunto com a boa vontade do jogador torna o jogo muito desafiador e viciante. Eu joguei o game pela plataforma Steam em um PC que não é tão bom (somente com um processador AMD Ryzen 5 3400G para quem entende) e rodou muito bem, você não vai ter problema com o game independente da sua configuração, lembrando que o game possui Cross play, ou seja, você pode jogar com o seu amigo do PC pelo seu Xbox e vice versa.

E se você quer se tornar o campeão do mundo no maior jogo de disco do mundo, aproveita que Windjammers 2 já está disponível no Xbox Game Pass Console e PC.

Análise do Arena

O jogo é muito divertido e encantador, mas acaba sendo meio raso.

8.7
Diversão garantida!
  • Gráficos 9
  • Gameplay 10
  • Conteúdo 7

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x