Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 – [Análise do Arena]

O retorno nostálgico de Tony Hawk

Na última sexta-feira, (04) os meses de ansiedade chegaram ao fim, pois a  Activision finalmente lançou o tão aguardado Tony Hawk’s Pro Skater 1+2. Em parceria com a Vicarious Visions, eles lançaram esse remaster, originalmente produzido pela Neversoft.

A franquia que já conta com 17 jogos, teve uma grande queda na popularidade com os últimos games lançados e o remaster é a grande jogada para devolver toda fama que a franquia carregava. O que deu certo, pois acabou gerando um grande hype entre os fãs. Confira a nossa análise.

  • O bom e velho gameplay

08 09 2020 08 23 24 fivpr3gg

THPS 1+2 traz seu gameplay clássico. Diferente dos recém-lançados Skate XL e Session, temos aqui uma mecânica fácil de aprender, no qual o jogador deve acertar manobras para acumular pontos e sem muitas dificuldades nos primeiros minutos, já estamos mandando aéreos, “varando” escadas e mandando lips impressionantes. Mas claro que para aqueles que desejam ser “O melhor”, temos uma longa caminhada, pois o jogo traz um sistema de combos, e para cada manobra em sequência, ele adiciona um multiplicador. E aquele simples gameplay vai se tornando algo bem avançado e trabalhoso de se dominar, aonde o limite é a sua criatividade e habilidade.

Um grande ponto alto do jogo é a grande variedade de manobras. Elas são parecidas com movimentos de jogos de luta, no qual você faz um movimento no analógico/setas e junto com um botão de ação vai executar a manobra. Vale ressaltar que você ainda conta com uma “barra de especial” para melhorar os pulos e velocidades para execução de manobras especiais, que valem mais pontos e requerem um nível maior de habilidade para acertá-las.

08 09 2020 08 22 17 lgrmnq2n

A grande variedade de manobras presentes no jogo faz os jogadores mais antigos recorrerem a aquela antiga tática de anotar os movimentos/macetes no papel para dar aquela “filada” no meio da partida.

Mas não vá achando que basta apenas apertar os botões e acertou a manobra. Nas manobras de pulo, o jogador irá precisar acertar o ângulo do skate na hora do pouso ou para as manobras que precisam se equilibrar em obstáculos, deve-se manter o medidor de equilíbrio sempre no meio, correndo o risco de só interromper a manobra ou nos piores casos, ir de cara no chão. 

  • Uma campanha diferente

08 09 2020 08 22 10 jg5sz4sh

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 não traz um modo história. Sua campanha consiste em uma série de fases, aonde temos que concluir vários desafios ou vencer uma competição para desbloquear a próxima fase. Apesar de na teoria parecer algo simples, os objetivos que vão desde executar determinada manobra em uma parte da fase até conseguir grandes quantidades de pontos, irão te fazer passar momentos raivosos.

Na prática, o jogador tem 10 desafios e tem 2 minutos para cumprir qualquer um deles. Apesar de acumulativos, todo o desafio precisa ser concluído dentro dos dois minutos, podendo reiniciar a fase quantas vezes quiser, mesmo após ter concluído todos.

save 71

Além das fases de desafios, temos as competições, aonde precisamos conseguir uma medalha para desbloquear a próxima fase. E é nelas que suas habilidades são testadas. Nada de ficar indo de cara no chão.

Apesar de não trazer um modo história, o jogo conta com muitas coisas para fazer na campanha. Em alguns desafios, você consegue realizá-los de cara, mas em outros precisará melhorar muito suas habilidades para conseguir. Um ponto interessante é a forma como a dificuldade dos desafios vão aumentando. Você encontra uma dificuldade que vai aumentando gradativamente, nada de grandes saltos de uma fase para a outra.

Além dos desafios de cada fase, ainda temos a presença dos desafios gerais do jogo, no qual devemos realizar uma ou várias tarefas para ganhar XP, dinheiro e itens customizáveis. Uma coisa é certa: não vai faltar o que fazer por um bom tempo. 

  • A criatividade é o limite

08 09 2020 11 14 14 mqpz0saf 1

Mesmo com a presença de uma boa variedade de fases, para aqueles mais criativos ainda temos a opção de criar as nossas próprias fases, para nos divertimos solo ou com os amigos. E para aqueles que não são muito criativos, ainda tem a opção de baixar as fases criadas por outros jogadores, dando toda uma diversidade de escolhas.

  • Dois jogos em um

Como o título mesmo indica, temos a presença de dois jogos, e apesar do remaster unir alguns pontos, como customização e multiplayer, o jogo deixa bem claro de onde cada conteúdo é. Na campanha, temos a divisão do primeiro jogo e do segundo, aonde podemos transitar entre elas sem perder todo o progresso da primeira campanha.

  • Grandes representantes do skate de todas as partes do mundo

08 09 2020 08 23 34 1akd0piq

O franquia de Tony Hawk sempre foi famosa pro trazer grandes skatistas profissionais como personagens jogáveis, e dessa vez não foi diferente. Temos um grande número de skatistas de várias partes do mundo e de diferentes modalidades. Me arrisco dizer que esse possa ser o jogo da franquia com o maior numero de profissionais jogáveis.

Mesmo com os profissionais jogáveis, ainda temos um sistema de criação de personagem. Particularmente, consegui fazer um personagem bem parecido comigo e já posso dizer que estou no jogo.

O modo apresenta um sistema de criação interessante na influência das habilidades, aonde podemos escolher desde o estilo da remada até o estilo dos status, se o seu personagem vai ter habilidades voltadas para o street, vertical ou mistas. Porém, o criador de personagem e falho na criação visual, aonde não podemos escolher a estrutura física do corpo do personagem.

save 70

Além da criação, temos o sistema de evolução dos personagens, seja ele um personagem criado ou não. No decorrer das fases da campanha, conseguimos encontrar pontos de habilidades que servem para evoluir cada característica dos personagens, e cada vez que você trocar de personagem irá precisar ir em cada localização e pegar os pontos de novo.

Para diversificar os personagens criados, temos os itens cosméticos, que apresentam uma grande variedade de marcas famosas de peças, como também de roupas. Os itens cosméticos podem ser adquiridos na loja in-game ou concluindo desafios. Vale ressaltar que THPS não apresenta nada de pay-to-win, até o momento que a análise foi ao ar.

  • Skate é sempre melhor com os amigos

08 09 2020 08 21 39

Não importa se é uma sessão na vida real ou no video game, o skate sempre se torna mais divertido na presença de outra pessoa. O jogo manteve seu multiplayer clássico de tela dividida e adicionou um multiplayer online, no qual podemos jogar com mais 6 pessoas, sejam aleatórias ou amigos.

O modo online traz uma sessão mais casual para aqueles que querem se divertir e uma sessão competitiva, para aqueles que realmente querem levar o jogo a sério. O multiplayer vem com uma variedade de 8 modos de jogos, com variados e divertidos objetivos, utilizando as fases da campanha dos dois jogos.

  • Visual

08 09 2020 11 13 31 mgsx3ok3 1

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 entregou exatamente o visual apresentado nos trailers, sem downgrades. Com uma linda ambientação e iluminação, o jogo dá um grande salto gráfico, se comparado aos jogos originais, sem tirar a essencial do jogo, e tornando ele ainda mais imersivo.

O áudio do jogo foi muito bem trabalhado e bem fiel à realidade, desde um truck ralando no corrimão ate a pop do tail no chão. Além dos efeitos sonoros, temos uma boa seleção de músicas, que dão aquela sensação de empolgação ao gameplay.

  • Grandes destaques brasileiros

08 09 2020 09 09 04 50wyorkz

Não podemos deixar de citar os nossos destaques nacionais. Na parte da música, temos a inédita adição de Confisco (Charlie Brown Jr.) à playlist do jogo. E na parte dos personagens, temos a lenda Bob Burnquist e para representar o street brasileiro, temos a talentosa Letícia Bufoni.

  • Considerações finais

08 09 2020 11 11 54 1b2cd34w 1

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 traz de volta o gameplay nostálgico que colocou a franquia nas alturas, entreteve muitos skatistas e despertou o interesse de muitos pelo esporte. Com um gameplay frenético e divertido, o jogo entrega muito bem a promessa de manter amantes do esporte “presos” de frente para o vídeo game por muito tempo. Com a adição do multiplayer online, o jogo irá garantir ainda mais horas do que há 21 anos atrás.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 pode ser adquirido por R$ 199,00 através da Microsoft Store.

*O jogo foi gentilmente cedido pela Activison para essa análise.

9
Insano
  • Gameplay 9
  • Diversão 9.5
  • Visual 8.5
Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x