Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

The Dark Pictures Anthology: Little Hope – [Análise do Arena]

Bem vindos a pequena cidade de Little Hope, o segundo capítulo de The Dark Pictures Anthology

O lançamento do segundo capítulo da série The Dark Pictures Anthology aconteceu no ultimo dia 30 de outubro. Desenvolvido pela Supermassive Games e publicado pela Bandai Namco, a proposta é trazer um jogo interativo de terror, dividido em 11 capítulos. Confira agora a nossa análise.

  • História

O início da história se dá com um grupo universitário voltando de uma excursão. Quando o ônibus precisa fazer um pequeno desvio do trajeto original, acaba sofrendo um acidente, devido a um evento sem explicação até o momento. Após o acidente, o grupo se encontra no meio de um nevoeiro, com o motorista desaparecido e sem ter como pedir ajuda, o único caminho é procurar ajuda no coração da cidade.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 03.19.45

Com aproximadamente 5 horas de duração, o segundo capítulo de The Dark Pictures Anthology leva os jogadores a um ambiente assustador com uma atmosfera de suspense, levando os mesmos se sentirem como se estivessem vivendo um filme. Com uma narrativa interessante, ele traz bons sustos aos jogadores, mas o ponto alto se encontra na história, aonde temos alguns pontos pré estabelecidos, mas as ações de cada jogador é o que define como a trama vai se desenrolar.

Um ponto interessante do game são as possibilidades de vários caminhos que a história poder tomar, levando os jogadores a jogá-lo novamente. O jogo pode acabar com todos os personagens vivos, apenas alguns ou sem sobrar nem um deles para contar história.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 03.19.46

  • Gameplay

The Dark Pictures Anthology: Little Hope nos apresenta um estilo de gameplay bem simples. Como já foi citado, a maior intenção é nos fazer sentir que estamos dentro de um filme. Podemos considerar que a gameplay é dividida em 3 partes: momentos de escolhas, em QTE (Quick Time Events) e pequenas partes investigativas.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 03.19.471

É uma fórmula de gameplay que pode não agradar muitos jogadores, pois sem muita ação, os momentos em QTE não chegam a ser muito desafiadores, porém, eles não deixam de ser ótimos. Os momentos no qual mais jogamos em si, é quando investigamos os ambientes, aonde podemos encontrar pistas da história, ou podemos encontrar pequenas premonições de como será a morte de um personagem, e podemos usar isso para evitar ou fazer acontecer.

As horas do jogo são muito bem divididas entre os 5 personagens, tendo acontecimentos em 3 tempos diferentes, e cada ação dos personagens em um desses tempos acaba tendo um impacto no presente, aonde a história se passa, seja ele positivo ou negativo.

  • Construindo relações e personalidades

Uma mecânica interessante que o jogo possui e é o fato da suas escolhas moldarem a personalidade de cada personagem. Se você escolher muitas resposta inseguras, pode acabar tornando o personagem medroso. E de acordo como a resposta interage com o outro personagem, acaba gerando atrito ou aumentando a confiança dos personagens um com o outro.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 03.19.481

  • Os sustos se tornam melhores quando compartilhamos com amigos

Como The Dark Pictures Anthology: Little Hope sugere como primeiro opção no menu, “não jogue sozinho”. O game traz dois modos multiplayer: o modo “Cinema” para jogar local, passando o controle entre os jogadores, e o modo “História Compartilhada” para jogar online com alguém que você tenha na lista de amigos. Todos os dois modos são interessantes, pois torna o game ainda mais divertido e é sempre bom ver os amigos tomando susto.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 03.19.483

  • O curador

O curador é um personagem que funciona como uma forma de narrador, porém, vale a pena citar a mecânica que ele introduz, uma forma de conselheiro, onde ele oferece a possibilidade de escolher dois conselhos, um emocional ou racional. E os jogadores devem decidir se eles estam tentando ajudar ou apenas manipular a história.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 03.19.49

  • Pequeno problema com bugs

Como nem tudo é perfeito em The Dark Pictures Anthology: Little Hope, encontrei pequenos problemas que podem dar uma desanimada no game. Em determinado momento, o personagem acabou caindo do cenário, e com isso acabei perdendo um save, pois mesmo voltando na cena anterior, continuava com o mesmo bug. Apesar de ser um problema que desanimou um pouco, dá para ver que é um bug bem raro, e que deve ser corrigido logo.

  • Visual e áudio

Com ótimos gráficos, não sendo aqueles realistas, mas temos algo bem próximo disso, como cenários bem escuros e com pouca iluminação. Porém, não podemos encarar como um ponto negativo, pois estamos falando de um jogo de terror.

O áudio é um prato cheio em jogos de terror, no qual temos a maior fonte de susto. Mas para ter uma experiência completa em The Dark Pictures Anthology: Little Hope, recomendo o uso de fones de ouvido, e você poderá desfrutar de cada som do game, criando toda uma forma de imersão.

  • Considerações finais

The Dark Pictures Anthology: Little Hope mantém a mesma receita de Man Of Medan, adicionando algumas melhorias onde o mesmo deixou um pouco a desejar. Particularmente, eu não me interesso por jogos desse gênero, porém, Little Hope me entreteu por varias horas, criando teorias e tentando decifrar o final do jogo, antes mesmo de chegar lá. Com a criação de toda uma atmosfera misteriosa e assustadora, o jogo merece sua atenção, até mesmo aqueles que não simpatizam com o gênero.

Com um gameplay simples e entregando muito bem a ideia de viver o filme, o jogo faz perfeitamente o seu papel no gênero terror, gerando alguns sustos a todos que jogarem. Claro, com alguns bugs, mas nada que desmereça todo o mérito que esse jogo tem. Mal posso esperar pelo lançamento do capítulo 3 da série.

Adquira The Dark Pictures Anthology: Little Hope através da Microsoft Store.

Análise do Arena

Com um gameplay simples e entregando muito bem a ideia de viver o filme, o jogo faz perfeitamente o seu papel no gênero terror, gerando alguns sustos a todos que jogarem.

8
Um filme de terror na medida certa
  • História 8
  • Gameplay 7
  • Visual 9
Se Inscrever
Notifique me
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

1
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x