Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Tell Me Why – [Análise do Arena]

Uma palavra define Tell Me Why: Emocionante

Se você já jogou Life is Strange, sabe como a Dontnod Entertainment manda muito bem quando põe as mãos em um projeto. Isso é inquestionável. E não foi diferente com Tell Me Why, o novo jogo de aventura e narrativa desenvolvido pela Dontnod e publicado pela Xbox Game Studios. O Arena Xbox concluiu os três capítulos presentes no game e você vai conferir nossa análise completa sem spoilers.

  • Representação trans no mundo dos Games

Antes de falar de aspectos do game em si, vale mencionar que Tell Me Why é o primeiro jogo de um grande estúdio a ter um personagem transgênero como protagonista, o que é uma evolução muito importante e significativa no mundo dos games, tendo em vista que no mundo em que vivemos, pessoas trans são vítimas de preconceito constantemente por parte de pessoas infelizes.

Inclusive, antes mesmo do jogo começar, a Dontnod menciona um fator muito interessante: que o game foi desenvolvido com a orientação de defensores de culturas, de saúde mental e de identidade transgênero, e que o jogo relata situações fortes de violência familiar e trauma emocional.

Tell Me Why 1 1

Ah, antes que eu me esqueça, o personagem é o queridíssimo Tyler Ronan, que protagoniza o jogo ao lado de sua também querida irmã, a Alyson Ronan.

Tell Me Why OK
  • História

A história do jogo passa a se desenvolver através de um evento que fica nítido logo nos primeiros minutos do game, que tem correlação com o desenvolvimento de descobrimento de mudança de gênero da jovem Tyler, que anos depois passa a ser o querido e simpático Tyler. O evento acaba separando Tyler e Alyson durante dez longos anos. Você deve estar se perguntando porque eu não contei que evento é esse no início do game. Bem, se eu contar, será um spoiler pesadíssimo, então não vou estragar a sua experiência.

Depois de dez longos anos, os gêmeos finalmente se encontram e tem a missão de descobrir segredos do passado correlacionados com o evento inicial do jogo. E para isso, os irmãos precisarão unir forças e juntar memórias do passado para encaixas as peças do quebra-cabeça no presente. Esse é um ponto muito forte e bem trabalhado no jogo: a união dos irmãos Ronan para desvendar os segredos do passado.

Tell Me Why lembrancas

A união dos dois acaba cativando quem joga, fazendo cada jogador ter um certo apego com os protagonistas, igual com a Max Caulfield e com a inesquecível Chloe Price, protagonistas do primeiro Life is Strange. Falando em Life is Strange, existem alguns easter-eggs da franquia em Tell Me Why, levantando o questionamento: será que se passa no mesmo universo? Ninguém sabe.

Ainda sobre a união dos dois irmãos, uma coisa muito interessante é a analogia que o game faz com a história de quando os dois eram crianças. Os dois eram conhecidos como os irmãos Goblins e tiveram várias histórias relatas no Livro dos Goblins, com personagens que contemplam um conto de fantasia muito interessante, e um vilão misterioso que vai despertar a curiosidade dos jogadores em descobrir quem representa quem no livro dos Goblins.

Livro dos Goblins Tell Me Why

Assim como em Life is Strange, Tell Me Why traz críticas sociais que levam o jogador a refletir em muito sobre diversos aspectos da vida. É por isso que eu falo que todos deveriam jogar esse jogo, pois além da história ser fantástica, ele é um jogo educativo e tem muito para ensinar aos seus jogadores.

  • Jogabilidade

A jogabilidade de Tell Me Why segue o mesmo padrão do primeiro Life is Strange, mas com uma mudança muito significativa: a de decisão. Aqui, uma escolha importante que o jogador terá que fazer e que vai afetar no relacionamento com outro personagem, não tem aquela tela meio trêmula igual o primeiro Life is Strange, levando os jogadores a pensarem mais cautelosamente antes de tomarem uma decisão. Em Tell me Why, na hora da tomada de uma decisão muito importante, não há efeito nenhum na tela, é como se você respondesse uma pergunta qualquer. Você só saberá se a sua resposta ou decisão afetará no relacionamento com outro personagem quando um ícone aparece no canto superior da tela, após a tomada de decisão. Eu não sei se essa mudança também ocorreu em Life is Strange 2, pois eu ainda não joguei, mas está na minha lista de games futuros.

Outro ponto chave de Tell Me Why é a exploração de cenários. Se você quer aproveitar o game ao máximo, é recomendável explorar cada cenário com paciência justamente para coletar os colecionáveis do game, que são treze ao todo e te ajudarão a desvendar um quebra-cabeça no capítulo 3, revelando um acontecimento na história de deixar todos emocionados.

Durante a minha gameplay, eu pude notar alguns bugs nos cenários, nada que estrague a experiência do game, mas não posso deixar de mencionar isso.

  • Gráficos e Trilha Sonora

Em relação aos gráficos, eles são muito bonitos e de se encher os olhos. Comparados com o primeiro Life is Strange, aqui há uma evolução gráfica muito boa e totalmente nítida. Os cenários do game foram muito bem feitos e por vezes eu parava de jogar por um breve momento para apreciar a paisagem. Os personagens também ficaram muito bem feitos graficamente falando.

Tell Me Why 4

Sobre a trilha sonora do game, ela segue o padrão Dontnod de ser: impecável. Não tem como não se emocionar jogando um game com uma história igual a de Tell Me Why acompanhada de uma trilha sonora escolhida a dedo com muito amor e carinho pelos desenvolvedores. Claro que há também músicas que não vai te fazer chorar, mas com certeza você vai querer baixa-las na sua playlist de músicas do seu smartphone.

  • Conclusão

Tell Me Why é um jogo incrível, com uma história fantástica, emocionante e educativa que vai mexer com a mente dos jogadores e proporcionar uma experiência incrível acompanhada de uma jogabilidade satisfatória, gráficos de se encher os olhos e uma trilha sonora que segue o padrão Dontnod de ser.

Você pode adquirir o jogo diretamente pela Microsoft Store. Lembrando que ele também está disponível para assinantes Xbox Game Pass no console, PC ou Xbox Game Pass Ultimate.

Tell Me Why é um jogo incrível, com uma história fantástica, emocionante e educativa que vai mexer com a mente dos jogadores

9.8
Incrível
  • História 10
  • Jogabilidade 9.5
  • Gráficos 9.5
  • Trilha sonora 10
Se Inscrever
Notifique me
2 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

2
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x