Scarlet Nexus – [Análise do Arena]

A união dos poderes mentais é a chave em Scarlet Nexus

Desenvolvido e publicado pela Bandai Namco, o RPG Scarlet Nexus chamou a minha atenção desde o seu anúncio, em 2020. Confesso que além da ambientação futurista “brainpunk”, o design das “Criaturas” a jogabilidade ao melhor estilo hack’n slash também encheram meus olhos. Após mais de 40h, terminei a campanha principal e conto o que achei do game em geral.

Uma conexão e histórias entrelaçadas

Digna de um ótimo mangá, a história se passa no país futurista de Nova Himuka, que vive sob ameaça das “Criaturas” (Others, em inglês), monstros misteriosos que “caem” do céu através de uma ruptura no Cinturão de Ruptura. Para defender a população, foi criada a Força de Supressão de Criaturas (FSC), formada pelos chamados “Psiônicos”: humanos que desenvolveram um hormônio encontrado no cérebro que concede poderes extra-sensoriais.

Scarlet Nexus 1

Buscando novos recrutas para integrar a guarda, Yuito Sumeragi e Kasane Randall são escolhidos e devem passar por uma bateria de testes antes de se apresentarem para seus pelotões. Ambos possuem motivações diferentes para o alistamento, que serão descobertas com decorrer da história. Posso adiantar que Yuito é membro de uma prestigiosa família política e foi salvo por uma guardiã quando pequeno de uma Criatura, assim desejando fazer parte da organização à contra gosto de seu pai e irmão. Já Kasane é protetora de sua irmã, Naomi, também é recruta da FSC, custe o que custar.

Durante um ataque devastador das Criaturas, um fenômeno ocorre e os distritos de Nova Himuka ficam divididos sobre o que pensar da FSC e seus guardiões, criando mais um conflito político e mudando a história dos personagens. E é a partir desse momento que as histórias se separam e você entenderá a motivação de cada personagem e seus amigos no decorrer de cada jornada.

Gameplay de encher os olhos

Ao escolher com qual personagem o jogo será iniciado, tanto Kasane quanto Yuito passam por um tutorial básico de gameplay, como pular, esquivar, mas principalmente em como usar a psicocinese ao seu favor, arremessando diversos objetos do cenário nos inimigos, como postes, carros, caixas, entre outros. Além disso, Yuito conta com uma katana para ataques de perto e Kasane utiliza facas de arremesso com um visual estilizado ao de pequenas mariposas, conhecidas como “mao kai”. Ao decorrer do game, novas armas podem ser compradas e melhoradas com um drone vendedor, assim como o visual do personagem. Além disso, o jogador ganha pontos de experiência que podem ser trocados por aprender novas técnicas, assim causando mais dano. Vale mencionar que com o LB poderes mais fortes são executados, além de um especial com LB + RB em certos momentos específicos.

Scarlet Nexus 3

O grande destaque como arma fica por conta do uso do SAS (struggle arms system), que permite que você peça emprestadas temporariamente as habilidades psíquicas dos membros do seu grupo, conectando seu cérebro ao deles por meio de um cabo virtual. Através dele, você pode ficar invisível, utilizar poderes de pirotecnia, entre outros. E a partir do momento que as relações com os membros do seu grupo se tornam mais fortes, essas habilidades são fortalecidas e podem ser combinadas com outros ataques. Mas como essas relações podem ficar mais estreitas?

Amigos são o nosso maior bem

Ao término de cada missão principal, você é levado para um esconderijo e lá você estreitar as relações com seu grupo, realizando missões paralelas, além de poder agraciá-los com presentes, que podem ser adquiridos ao trocar por informações de determinadas áreas e de certas Criaturas. Acertando no mimo para seu amigo ou amiga, a relação muda de nível e novas habilidades são acrescidas, fazendo parte de seu arsenal. Vale ressaltar que através da aba do SAS você também pode definir qual tática será abordada por seus aliados, como por exemplo deixar dois amigos como suporte e dois para auxiliar no ataque direto.

Vale mencionar que além desses upgrades, o grupo é muito bem criado e conta com personagens com histórias muito interessantes, que a cada volta no restaurante ou a cada missão concluída, você acaba descobrindo mais do passado e motivação. O grupo é bem homogêneo, como a brincalhona da Arashi, o mal humor de Shidden, o companheirismo de Hanabi, o respeito de Gemma e por aí vai. Aqui, vale mencionar que as relações não tão profundas como demonstrada em outros jogos, mas você irá se apegar aos personagens muito rapidamente.

Mais anime e menos mangá

Antes de explicar esse ponto, vale ressaltar que Scarlet Nexus receberá uma série em anime produzida pelo estúdio SUNRISE Inc. e baseada no game também que é exibido por meio do serviço Funimation desde 1º de julho, ainda apenas no Japão. Algumas missões paralelas serão desvendadas e concluídas com o auxílio de códigos do anime.

Scarlet Nexus 5

Dito isto, o único pecado que vejo no game é como a história é contada. Veja bem, ela é incrível, mas por ser longa demais e ser mostrada como um mangá, sem cutscenes animadas, isso acaba se tornando um pouco maçante, pois acaba tirando o dinamismo necessário para criar mais interesse ainda. O mérito fica por jogo ter legendas em PT-BR e contar com áudio em japonês, trazendo mais imersão. Outro ponto que poderia ser mais trabalhado é pelo fato do jogo não possuir tantos cenários para serem explorados e não contar com interação dos objetos no mundo aberto. Você atravessa pelas pessoas e os abjetos parecem não ter nenhum peso. Mesmo possuindo uma ambientação de encher os olhos, o mundo do game não é tão bem explorado.

Conclusão

Scarlet Nexus é tudo que eu esperava e muito mais. Sua história é altamente intrigante, contando com reviravoltas, traições, aparições…tudo que um mangá classe A precisa. Com um combate robusto e muitas mudanças para destruir os inimigos, o game possui um rápido aprendizado e uma árvore de habilidades e customizações que vão fazer com que você percorra por toda a fase para poder trocar uma informação por um óculos escuro mais estiloso. As relações com os personagens são parte muito importante, pois tanto será possível conhecer mais de seu passado, como aumentar o poder de seus golpes.

Scarlet Nexus 7

O game está disponível para Xbox One e Xbox Series X contando com a tecnologia Smart Delivery.

Compre Scarlet Nexus clicando aqui.

Análise do Arena

Scarlet Nexus consegue juntar uma intrigante história, digna dos melhores mangás, além de contar com um combate muito estiloso. Faltou caprichar um pouco mais nas missões paralelas e em cutscenes animadas

9
Recomendado
  • História 9
  • Gameplay 9
  • Gráficos 9

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x