Samurai Shodown – [Análise do Arena]

Não é só sobre combos

Propaganda

Como todo o bom moleque de fliperama, os games que mais joguei foram os da icônica SNK. Fatal Fury, Art of Fighting e The King of Fighters marcaram minha infância/adolescência e me fizeram ser fã de carteirinha da publisher. Além desses, Samurai Shodown me marcou muito, especialmente por ser uma luta estudada, diferente dos demais. E após mais de uma década, o game recebe uma nova roupagem, prometendo agradar novos e antigos fãs. Será que conseguiram? 

  • Jogo raíz, personagens raíz

Assim como prometido, Samurai Shodown manteve sua essência dos anos 90, inovando nos pontos que deveria inovar, como por exemplo, a inserção do visual 3D, mas sem perder a luta 2D. Graficamente, o game tem um visual impecável, assim como os sons das espadas bradando nas batalhas, fazendo com que a imersão seja digna das maiores lutas de artes marciais.

Um dos principais pontos do game, é o cast de personagens. Nomes como Haohmaru, Galford e seu fiel Puppy, Ukyo Tachibana, Charlotte, Nakoruru e sua águia Mamahaha, entre outros clássicos estão presente e ganharam reforços de peso, como a pirata Darli Dagger, Wu-Ruixiang e Yashamaru Kurama.

É incrível como todos os lutadores (sem exceção) conseguem ser carismáticos, até mesmo os novatos da série. Apesar da história do game ser bem rasa (praticamente um modo arcade), os personagens trazem suas motivações em traçar o caminho desejado, em busca de suas realizações pessoais.

Propaganda

  • A dança das espadas

Diferentemente de outros jogos da SNK, em Samurai Shodown, não adianta querer apertar 65454156 botões ao mesmo tempo, esperando que saiam combos absurdos e infinitos. Aqui, o buraco é mais embaixo. Cada golpe deve ser cuidadosamente executado e pensado, caso seja necessário fazer uma defesa ou um contra-ataque. Até mesmo um pulo inocente, pode se tornar um erro fatal. Em resumo, temos os botões fracos, médios e fortes, além do chute. Os golpes especiais são de fácil execução, mas isso não quer dizer que não deva ficar atento antes de executá-los. Pois eles não poderão ser feitos mais de uma vez. 

Samurai Shodown é quase um jogo de xadrez. Além dos movimentos básicos e especiais, os contra-ataques podem fazer com que toda sua estratégia traçada vá por água abaixo. A técnica de desarmar o adversário, pode fazer com que você passe o round todo sem seu auxílio. Outro ponto interessante é a barra de dano, que quando acionada, potencializa os golpes, fazendo com que os golpes fiquem mais violentos. 

  • Nem tudo são flores

Samurai Shodown possui diversos modos de jogo, mas as partidas online, seja casual ou ranqueada, são raríssimas de encontrar salas. Fica até difícil fazer qualquer análise, pois consegui jogar no máximo, 5 partidas online. Por outro lado, o modo dojo apresenta lutas contra “fantasmas”de vários jogadores, o que é muito interessante. 

  • Hajime

Com tantos jogos de luta disponíveis no mercado, Samurai Shodown consegue sair do padrão e oferece uma jogabilidade incrível, fazendo com que você repense todos os seus conceitos sobre combos infinitos e consegue fazer com que seja você um veterano ou um novato, possa se deliciar com o balé das lutas e a força de golpes precisos e até mesmo de um contra-ataque inesperado. A cereja do bolo não é jogar o modo história, mas sim fazer o tutorial e desafiar seus amigos para um final de semana com muitos ippons.

9
Incrível

Samurai Shodown é o jogo que marca a volta da SNK e faz com que o conceito de jogos de luta mude radicalmente. A falta de ajustes no modo online é prejudicial, mas pode ser consertado. As partidas são empolgantes e cada golpe deve ser pensado antes de ser executado.

  • Gráficos 9
  • Jogabilidade 10
  • Modos de luta 8

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também

Inicie a discussão na Comunidade Arena Xbox