Retrocompatibilidade – É importante? [Coluna do Felicity#2]

Para muitos um dos motivos de compra de um Xbox One.

Salve jogadores! Bem vindos!

Hoje quero bater um papo sobre um dos recursos mais queridos do nosso Xbox One, para muitos inclusive é fator importante de escolha pela Caixa – a retrocompatibilidade.

Entendendo a retrocompatibilidade 

A retrocompatibilidade, sem dúvidas, é um dos grandes diferenciais do Xbox One. Uma lista de jogos dos consoles Xbox 360 e Xbox é atualizada periodicamente, aumentando cada vez mais a biblioteca de jogos. Atualmente temos 520 jogos, sendo 30 jogos do Xbox e 490 jogos Xbox 360.

Todos os jogos possuem algum tipo de melhoria, como frame rate, resolução e filtros em toda a família Xbox One. O jogos retrocompatíveis também contam com capturas de tela e vídeos com compartilhamento, algo que, nativamente, nem o Xbox e nem o Xbox 360 tinham.

Além das melhorias gerais, alguns jogos possuem aprimoramento para o Xbox One X, com gráficos em 4K e/ou HDR. São atualmente 17 títulos com esse aprimoramento diferenciado para o Xbox One X:

É notório o quanto os jogadores do console mais poderoso do mundo argumentam, por exemplo, o quanto Gears of War 2 parece até ser outro jogo de tanta evolução, melhoria gráfica e de performance em relação a versão original do Xbox 360, que já era considerada uma referência para o console na época.

Como usar o recurso da Retrocompatibilidade

Para você que é novato no Xbox One, vou explicar de forma objetiva e prática como desfrutar desse recurso. Para te ajudar a encontrar os jogos da retrocompatibilidade, temos aqui no Arena uma lista com todos os jogos retrocompatíveis e você pode conferir clicando aqui. Ah, essa lista é atualizada sempre que há inclusão de novos jogos!

Caso você tenha algum jogo que está nessa lista em mídia física, ao colocar o disco no console, será realizado o download jogo, ao terminar esse download você jogará normalmente como se tivesse no console “antigo”. Lembrando que o disco deve sempre ser inserido mesmo após o download ter sido realizado.

Se o seu jogo é mídia digital e/ou DLCs (compatíveis), atrelados a sua conta da LIVEbasta procurar o jogo na aba “pronto para instalar” e realizar o download no seu Xbox One.

O multiplayer online dos títulos retrocompatíveis continua funcionando normalmente, executando a conexão entre donos do Xbox 360 e do Xbox One.

Algo bacana também é que seus saves/dados alocados na nuvem podem ser utilizados normalmente no seu Xbox One, nada é perdido. Estava na última parte de algum desses jogos? Sem problemas! Você poderá continuar de onde parou no seu Xbox One!

Comprou videogame novo para jogar “jogos velhos”?

Em primeiro lugar, para você, o que significa novo ou novidade se tratando de jogos? Seria a data de lançamento de um jogo ou o fato de você nunca ter jogado?

Como jogador, toda e qualquer jogatina inédita, independente do seu ano de lançamento, é algo novo.

Um dos maiores problemas que aconteciam na mudança de geração de consoles, era justamente a perda completa de sua biblioteca de jogos. Se você quisesse jogar no novo console, tinha que comprar a versão mais nova ou remasterizada, causando assim mais gastos.

Então a retrocompatilbilidade é um ato de respeito da Microsoft para/com o jogador que está no lado verde desde o primeiro Xbox ou Xbox 360 e que agora possui Xbox One e pode continuar jogando mais de 520 jogos. E para quem está iniciando seu caminho no Xbox One, abre-se para você um leque ainda maior de jogos para conhecer. Você tem mais opções! Você tem mais liberdade de escolha, afinal de contas não existem regras e nem obrigações aqui – com o Xbox One você tem mais possibilidades!

 

E o melhor disso tudo é que você não paga nenhum tipo de taxa ou serviço para ter acesso a essa funcionalidade! É gratuito! Uma funcionalidade que agrega ainda mais valor para os jogadores do Xbox One.

Indicações de jogos retrocompatíveis

Visando ajudar você, que talvez seja novo no Xbox One e, principalmente, não jogou no Xbox 360, vou indicar  alguns jogos e franquias que, na minha humilde opinião, você pode e deve desfrutar através da retrocompatibilidade.

Entenda que aqui são indicações, não são análises aprofundadas. Identificarei, de forma breve, sobre o que se trata cada jogo/franquia e minha percepção ou senso comum entre os jogadores.

Vamos começar! Tem muita coisa para você jogar!

  • Alan Wake – Xbox 360

Foi o meu primeiro jogo no Xbox One, já comecei aproveitando a retrocompatibilidade, é um jogão! Jogabilidade em terceira pessoa, uma narrativa muito interessante que exige atenção a detalhes para melhor entendimento da história.

Tentando classificar: um jogo de aventura/ação/suspense. Se gosta de sentir tensão e uma boa história com elementos sobrenaturais e algo misterioso a ser descoberto, esse jogo é para você. A versão do Xbox 360 não possui legendas para o Português.

*Nota da editora: faça um favor a você mesmo e jogue esse jogão da p$%#@.

  • Franquia Assassin’s Creed – Xbox 360

Sabe qual é o único console aonde você tem a chance de jogar todos os jogos da franquia Assassin’s Creed incluindo os da “geração passada”?

Xbox One é a sua resposta! Não jogou algum jogo da franquia de assassinos no Xbox 360? Sem problemas, no Xbox One todos os jogos dessa franquia estão disponíveis para você, geração anterior e atual.

  • Franquia Bioshock – Xbox 360

Por algum motivo, você não conhece ou não jogou essa franquia amada e reverenciada por tantos jogadores? Não perca mais tempo!

A franquia Bioshock está com sua trilogia toda disponível na retro! Que tal descobrir os mistérios de Rapture e Columbia? Fique à vontade, é uma oportunidade para conhecer ou rejogar esses clássicos.

  • Dante’s Inferno – Xbox 360

Curte jogos de aventura/ação com uma pegada hack and slash? Então que tal jogar ou rejogar esse jogão com seus cenários escabrosos passando pelos nove círculos do inferno? Jogabilidade agradável e fluida com uma “narrativa” macabra e interessante.

  • Franquia Dead Space – Xbox 360

O que dizer de Dead Space? Um dos grandes expoentes da geração passada de consoles que causou a “volta” dos jogos de suspense/terror de forma tão impactante e agradável para tantos jogadores, especialmente o primeiro capítulo da franquia. Gosta de bons sustos, jogabilidade em terceira pessoa? Aqui não tem erro. Tem bastante conteúdo para você descobrir o que está por trás do surgimento dos “necromorphs“.

  • Franquia Fable – Xbox 360

Curte o gênero RPG? Fable com uma narrativa interessante e um mundo enorme a ser explorado por toda franquia. Albion e seus segredos prontos a serem desvendados, aonde suas escolhas influenciam o desenrolar da história.

  • Franquia Gears of War – Xbox 360

Gears of War, com sua trilogia original, vendeu mais de 22 milhões de unidades. O primeiro Gears estabeleceu de forma competente e única a junção de jogabilidade em terceira pessoa com sistema de combate interessante devido a nova jogabilidade de cobertura contra os inimigos.

Campanha e multiplayer com inúmeros fãs, todos os títulos da franquia, incluindo esses aqui da retrocompatibilidade podem ser jogados através do serviço Xbox Game Pass. Aproveite!

*Nota da editora: ❤❤❤ Melhor franquia do mundo ❤❤❤ Gears 3 = melhor jogo do mundo ❤❤❤

  • Franquia Halo – Xbox 360

A franquia Halo nasceu originalmente no primeiro Xbox. Ao longo dos anos, para muitos caixistas, Halo se tornou quase um sinônimo de religião para aqueles que conhecem e curtem.

Halo é uma das grandes bases dos jogos fps em consoles e que possui uma história rica e imensa através de um universo tão cheio de detalhes a serem explorados.

Se você curte jogos fps, boa camapanha, multiplayer divertido e sólido, a franquia Halo é para você. Na imagem acima, você vê os títulos que estão disponíveis para serem jogados pela retrocompatibilidade.

Inicie pelo Halo: Combat Evolved Anniversary, um remake do primeiro episódio, que completou 10 anos em 2011. Algo interessante é que a qualquer momento do jogo, com o apertar de um botão você pode alternar entre as versões do primeiro Xbox e a versão Xbox 360 remake.

*Nota da editora: tirar Halo da pilha da vergonha.

  • Mafia 2 – Xbox 360

Mafia 2 é situado dentro do fictício Empire Bay (baseado na cidade de Nova York). A história acompanha um gangster e seus esforços para crescer sua reputação entre as famílias criminosas da Máfia.

O jogo é em perspectiva de terceira pessoa. Você controla Vito Scaletta, um veterano de guerra que se envolve com a Máfia quando tenta pagar as dívidas de seu pai. As atividades criminosas do personagem controlado pelo jogador podem incitar uma resposta das agências da lei, medidas por um sistema de “procurado”. Gosta GTA da Rockstar? Então dê uma chance a esse jogão da 2K.

  • Red Dead Redemption – Xbox 360

Para muitos, o melhor jogo da Rockstar Games. O mundo aberto de Red Dead Redemption é tão rico em detalhes que prende o jogador nesse “GTA faroeste”. É injusto definir o jogo dessa forma, mas é só para tentar ilustrar de forma resumida o que esperar desse jogão.

Se você possui um Xbox One X, o jogo conta com um update de melhorias gráficas para que o jogo passe a ter resolução nativa em 4K. É uma ótima oportunidade para você jogar ou rejogar esse clássico antes da chegada do esperadíssimo segundo jogo dessa franquia, que sai ainda esse ano de 2018.

Como curiosidade, quando o jogo entrou na retrocompatilidade, houve um aumento generalizado nas suas vendas, na Amazon espanhola o jogo passou a vender 6000% mais. Então, preparado para rejogar ou descobrir esse mundão orgânico e rico da Rockstar?

*Nota da editora: terminar antes do lançamento do 2.

  • Jogos do primeiro Xbox

Temos um total atualmente 30 jogos do Xbox Original disponíveis para jogar através da retrocompatilbidade. Aqui estão alguns desses jogos. É, no mínimo, gratificante só imaginar a possibilidade de jogar a franquia Star Wars da época do primeiro Xbox.

A Continuidade

O bacana dessa funcionalidade é que, além de você não ter que pagar nada a mais do que o valor dos jogos para usar a retrocompatibilidade, já foi declarado pelo próprio Phil Spencer que a retrocompatibilidade estará sempre presente nos consoles Xbox, inclusive nos futuros consoles. Continuidade, universo abrangente e único de jogos para você jogador de Xbox!

Bem caixistas, jogadores, vou ficando por aqui. É claro que existem muito mais jogos que poderiam ser citados e indicados aqui mas o artigo ficaria impossível de ser lido por seu tamanho! Então quem sabe, em algum momento em outros artigos, eu possa trazer mais indicações e citações, até com mais detalhes!

Grande abraço! E até a próxima semana aqui no Arena Xbox! Converse comigo, de seu feedback aqui nos comentários ou nas minhas redes sociais – Twitter / Instagram

Fui!

Gamertag: felicitybrazil

Você pode gostar também