Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Relicta – [Análise do Arena]


Da colonização da lua até os parasitas alienígenas…conheça Relicta

A Mighty Polygon em parceria com Ravenscourt e Koch Media publicaram Relicta em 3 de agosto. O game trata-se de um puzzle em primeira pessoa, apresentando mecânicas simples mas que são aplicadas de diferentes formas. Entenda o porquê dele ter me deixado “preso” por algumas horas, conferindo agora minha análise.

  • História

26 08 2020 12 51 49 5mkqo3zd 1

A história de Relicta se passa em um futuro distante, onde a humanidade avançou tecnologicamente o suficiente para criar domos na lua, que reproduziam o clima da terra. O enredo começa quando um parasita alienígena ataca uma das instalações na lua e seu objetivo é parar essa espécie desconhecida.

Particularmente, eu não achei que o enredo em si se encaixe na proposta do game, pois ele é mais voltado para um jogo de ação. A historia não despertou meu interesse em saber o que acontecia a seguir e muitas vezes mal despertava o interesse em ler as legendas. Até porque a história não descreve o que você precisa fazer naquele momento. Ela serve para descrever o seu objetivo final.

26 08 2020 12 55 41 tvlq5ukw

No quesito história, Relicta não traz um fator replay muito bom. O único motivo para jogar novamente seria pela pequena múltipla escolha no final do game, fazendo com que ele tenha dois finais.

  • Gameplay

26 08 2020 12 56 03 u1vo3n1m

Como já foi citado acima, o jogo possui elementos de quebra-cabeça, no qual as fases são divididas em setores e você precisa ir resolvendo os enigmas de cada setor para poder avançar no game. Os puzzles giram em torno de pequenos blocos, e é a partir deles que os jogadores irão abrir portas e acessar áreas do mapa.

A mecânica do game é bem simples, que brinca um pouco com a física. Ela gira em torno de 2 comandos: mudar a polaridade dos blocos para positivo ou negativo e alterar a interação do bloco com a gravidade. Assim, os blocos podem se atrair ou se repelir, flutuar ou cair.

26 08 2020 12 52 04

Apesar de ter um mecânica bem básica, a forma com que ela é aplicada no jogo vai te fazer queimar alguns neurônios para avançar. O jogo traz uma dificuldade razoavelmente fácil, que vai aumentando gradativamente conforme você avança no game e vai introduzindo novos elementos aos puzzles, levando a um nível de dificuldade bem alto no final game. Confesso que tive momentos de raiva com a dificuldade no final. 

A interessante mecânica foi a parte que me mais manteve preso ao jogo. A cada novo elemento adicionado ao longo do game, ele vai dando uma nova cara aos desafios e você precisa ir repensando a forma de como resolver. O gameplay é típico daqueles jogos, que nos faz esquecer do tempo, passando e vibrando ao resolver alguns puzzles bem extensos e complicados.

26 08 2020 12 51 32 w0f5odhd

Mas como nem tudo é um mar de rosas, enfrentei alguns bugs ao longo do game. Não foram muitos, mas mesmo assim, alguns me fizeram largar o game por algumas horinhas, principalmente ao chegar no final, onde os puzzles se tornam bem extensos. Teve momentos que fui obrigado ao reiniciar o quebra-cabeça inteiro, por causa de um bug no final de um determinado setor. Mas claro, é algo que pode ser corrigido ao longo do tempo.

  • Visual

26 08 2020 12 51 17 ginzafb3

Apesar de não influenciar no gameplay, Relicta ainda apresenta um bom visual, não que seja daqueles jogos com gráficos realistas, mas ainda paramos para admirar algumas partes do cenário. O áudio, apesar de também não influenciar, merece alguns elogios, pois foi muito bem feito e colocado dentro do jogo.

  • Considerações finais

26 08 2020 12 55 24 gvq53e13

Relicta é um game que traz uma inovação nas mecânicas de puzzle, com um gameplay empolgante para prender alguns jogadores e fazer outros passarem raiva queimando seus neurônios.

Apesar do ótimo gameplay, a história é bem fraca e talvez não seja recomendado para os jogadores que estão procurando uma boa história. Mas sem dúvida vai agradar quem estiver procurando por um bom jogo de puzzles desafiadores.

Adquira o game por R$ 79,95 através da Microsoft Store.

 

Relicta é um game que traz uma inovação nas mecânicas de puzzle, com um gameplay empolgante para prender alguns jogadores e fazer outros passarem raiva queimando seus neurônios.

7
Inovador
  • História 4
  • Gameplay 9
  • Visual 8
Se Inscrever
Notifique me
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

1
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x