Red Faction Guerrilla Re-Mars-Tered – [Análise do Arena]

Será que ainda vale a pena destruir tudo pela frente para libertação de Marte ?

Vamos explodir Marte outra vez em Red Faction Guerrilla Re-Mars-tered!

Red Faction Guerrilla Re-Mars-tered, lançado em 03 de julho deste ano, foi desenvolvido pela Kaiko e publicado pela THQ Nordic. Hoje trazemos a análise desse jogo da geração passada, que recebeu sua versão remasterizada. Confira:

  • História e premissa

Vamos lá, sem entrar em muitos detalhes para evitar “spoilers”! Você encarna o papel de Alec Manson, um cara simples e minerador especializado em demolições que, devido ao seu irmão e acontecimentos ligados a ele, acaba se envolvendo em uma luta do grupo Red Faction que deseja tirar o controle de Marte do grupo EDF,  aonde o povo sofre por conta da ditadura dessa Força Militar da Terra, que visa somente lucros com a exploração de Marte.

A história não é nada complexa e nem profunda, porém com o passar do tempo você vai ficando cada vez envolvido e motivado nessa trama que envolve vingança, revolução e libertação de um povo.

20180808 191848965 iOS
Nós assumimos o papel de Alec Manson, um procurado pela EDF.

A premissa aqui é a capacidade destrutiva do minerador Alex Manson, com a ajuda de seu arsenal e itens, tem sua jogabilidade em terceira pessoa. Red Faction Remastered Guerrila um jogo de ação em mundo aberto, capaz de prender você por muitas horas. Eu levei pouco mais de 30 horas para acabar a história do jogo.

  • Gráficos  

Os gráficos do jogo de fato não são os gráficos mais bonitos considerando os jogos atuais. O trabalho aqui basicamente foram aplicações de filtros e pequenas correções, porém isso não impede do jogo apresentar momentos muito bonitos.20180808 193007667 iOS

A grande reclamação aqui, talvez, seja por conta de texturas simples, principalmente quando envolve os momentos de destruição. Nessas cenas muitas vezes vemos texturas talvez próximas do que seriam jogos mais simples da geração passada, como se fossem texturas do início dos gráficos do Xbox 360. Esse detalhe não tira a imersão do jogador. É somente um detalhe técnico, porém aqueles que são mais exigentes podem se incomodar um pouco quando ocorrem as destruições e alguns pequenos momentos em que ocorrem bug gráficos rápidos e as texturas do ambiente não carregam.

20180808 192206248 iOS
Foram em poucos momentos, mas ocorreram bugs gráficos aonde as texturas do ambiente simplesmente não carregaram.

Apesar desses pequenos defeitos encontrados, existem momentos também muito bonitos principalmente aqueles ligados a paisagem e os efeitos de luz e névoa são bem interessantes.

20180808 191054929 iOS
Apesar dos gráficos não serem “incríveis”, os efeitos de luz, névoa e destruição chamam atenção

Talvez o que falar aqui parece um pouco conflitante ou falado anteriormente, mas as explosões são um show a parte! Os efeitos de partículas e tudo o que acontece ao mesmo tempo na tela ficam bem próximos do nível gráfico da geração atual e é a parte mais interessante dessa remasterização concernente ao quesito gráfico.

Ocorrem algumas quedas de frame rate quando tem mais objetos na tela e há destruição em massa, só que não interfira na jogabilidade ou na alegria em demolir tudo que se tem pela frente.

  • Som  

Falando especificamente em som e efeitos sonoros, o trabalho competente! Jogar com o headset faz a experiência ainda mais gratificante. O som das explosões dos carros e de tudo que acontece são muito bem reproduzidos e fazem a imersão ser enorme!

  • Jogablidade

Se você, assim como eu, teve uma boa experiência com esse jogo na sua primeira versão, pode ficar feliz! O jogo continua com sua jogabilidade muito agradável de forma geral não atrapalha a experiência do jogador em destruir prédios com o martelo ou com as armas destrutivas. É o maior sentimento de satisfação que esse jogo pode oferecer! O arsenal não muito variado a poucas as armas trazem grandes diferenças nos resultados da jogabilidade.

20180808 195700899 iOS
É sempre delicioso ver o show de partículas e efeitos após usar minas para explodir as instalações da EDF

A arma mais indicada para destruição, além de seu próprio martelo, é o lança mísseis.Ele possui um upgrade com o sensor térmico, permitindo travar a mira em diversos tipos de inimigos – desde soldados até as naves que estão te perseguindo. É muita satisfação atirar com o lança mísseis e derrubar as naves de combate com apenas um tiro!

O jogo possui um sistema simples e interessante de evolução. O mapa é dividido por setores que precisam ser libertados um a um. Cada região tem o medidor de moral, é necessário diminuir a moral da EDF e aumentar a moral da Red Faction, que começa em zero em todos os setores.

Com a moral da Red Faction alta, mais bônus de “selvage” (peças encontradas destruindo prédios e veículos da EDF) são liberado. Selvage é o dinheiro do jogo, com ele são comprados upgrades para armas e itens importantes.

20180808 191011997 iOS
No lado esquerdo a moral da EDF e do lado direito a moral da nossa facção, conforme diminuímos a moral da EDF e aumentamos a nossa, vão sendo liberadas novas missões e aumentando os bônus para adquirir mais selvage, o “dinheiro” do jogo para upgrades e aquisição de novos equipamentos e habilidades.

Com o aumento da moral, em combate contra a EDF, aleatoriamente alguns npc’s ajudam. E um dos principais meios para ganhar moral, além de completar as missões secundárias, é justamente destruir prédios e estruturas importantes para a EDF. Então sempre exploda e quebre tudo em sua frente.

É possível dirigir alguns veículos durante a campanha. Cada veículo, devido ao bom trabalho da física empregada com uma força gravitacional mais leve, tem sua própria de jogabilidade, de acordo com seu tamanho e peso. No início você pode ter alguma dificuldade para controlar veículos mais leves, mas rapidamente você começa a “pegar o jeito” de como a gravidade funciona em Marte.

  • Considerações Finais

20180808 193117204 iOS 1
O sentimento de missão cumprida ao completar o game, após tantas explosões e a tensa parte final.

Se você jogou o original Red Faction Guerrila, na geração passada, saiba que com exceção de alguns efeitos e filtros gráficos, não há nenhuma mudança significativa aqui.

Sobre o multiplayer online: apesar de existirem vários modos de jogo online, não foi possível realizar alguma avaliação. Tentei em horários e dias variados e simplesmente não houve quantidade de pessoas suficientes para iniciar qualquer modo de partida online.

Se você não jogou o jogo original e gosta de jogos de mundo aberto com jogabilidade em terceira pessoa, dê uma oportunidade a você mesmo de conhecer um dos jogos mais prazerosos com foco em destruição de ambientes. A física empregada nas destruições e os efeitos de partículas são lindos! E nesses momentos nem parece um jogo de “geração passada” e sim um verdadeiro parque de diversões destrutivo.

8
Ótimo!

Análise do Arena:

Sistema de destruição até hoje chama atenção. Gosta de destruição? Esse é o jogo certo pra você!

  • História 7
  • Gráficos 7
  • Efeitos visuais e sonoros 9
  • Jogabilidade 9
Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x