Rainbow Six Extraction – [Análise do Arena]

Neste dia 20 de Janeiro, é lançado o mais novo jogo da Ubisoft: Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction, e eu tive o privilégio de poder jogá-lo antecipadamente e exclusivamente para esta análise no Arena Xbox.

Sabe aquele jogo, de suar a palma da mão e mesmo assim te fazer querer continuar e progredir mais? O casamento perfeito de ação e suspense está em Rainbow Six Extraction

Confesso que o teste não me entusiasmou não, mas agora com o jogo pronto e em mãos, caramba estou achando incrível.

Mas vamos analisar cada ponto de Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction, para entender mais de cada detalhe (que não são poucos) e espero que gostem.

Rainbow Six Extraction 8
A estátua da Liberdade tomada pelo parasita Chimera- Cenas de abertura de Rainbow Six Extraction

A História

A história de Rainbow Six Extraction é a  continuação direta da Operação Outbreak (R6Siege) no Novo México, onde uma cápsula russa cai, gerando uma enorme epidemia. Agora  centralizada nos Estados Unidos, a história de Rainbow Six Extraction se inicia com um ataque do que parece ser um tipo de gosma viva e negra, um parasita que sai da terra bem debaixo da Estátua da Liberdade em meio a turistas e trabalhadores destrói o monumento e atinge a todos do local. E é com esse começo de caos e desespero que nos é apresentada a agência de inteligência REACT (Equipe Rainbow de Análise e Contenção Exógena) liderada por Elisa Cohen do FBI.

A REACT é a responsável por estudar, pesquisar e explorar as áreas contaminadas e restritas deste parasita, denominado Chimera, para descobrir seus pontos fracos e assim conseguir exterminar este inimigo que pode destruir toda vida humana e viva da terra. O centro de estudos da REACT é num navio cargueiro  todo equipado e onde são feitos os testes nas amostras Arqueanas e os Treinamentos de Campo que são nosso “tutorial” porém, não há upgrade de personagem.

A Jogabilidade

Os agentes são os mesmos personagens amados de Rainbow Six: Ribana, Finka, Virgil e Rook então entre os 18 agentes jogáveis. Com modo cooperativo entre 3 pessoas, sendo multiplataforma entre Xbox e PC está dublado e legendado e com acessibilidade da narração de menu somente em inglês.

Combinar as jogadas entre seu squad e escolher entre os 18 agentes disponíveis, são um ponto positivo para ter sucesso durante a incursão.

São 13 tipos diferentes de missões dentro de cada incursão:

  • Descontaminação
  • Defesa Sensorial
  • Ninguém fica para trás
  • Biopsia
  • Resgate DEA
  • Caçada
  • Sabotagem
  • Triangulação
  • Fechamento
  • Espécime
  • Rastreamento de colmeias
  • Acesso

Os níveis de cada incursão são: moderado, arriscado, grave e crítico e te confesso que mesmo chegando ao nível 17 de equipamentos não consegui me arriscar a jogar sozinha no modo arriscado.

Tom Clancys Rainbow Six® Extraction 13
Equipamentos desenvolvidos e desbloqueados a partir das tecnologias da REACT

As tecnologias, como granadas de fragmentação, C4 e Mina Voltaica são desbloqueadas com tecnologias REACT encontradas por cada setor e desbloqueadas por marcos de upgrade.

Cada jogador então tem sua própria habilidade e dependendo do seu nível, seus equipamentos serão melhores e suas armas mais poderosas. Não chega ser um RPG, mas é um leve toque de progressão já que as builds dos personagens são pré-definidas e não são muito difíceis de entender.

Rainbow Six Extraction vem em subáreas. Nova Iorque é o primeiro mapa e possui três áreas compostas por 3 subáreas onde você deve além de fazer a missão da incursão, também as pesquisas direcionadas para completar o mapa 100%. Depois seguem, São Francisco, Alasca, o Hotel “Verdade ou Consequências”. Há também  as Tarefas Contra a Parede e o Protocolo Maelstrom, que só estarão disponíveis no lançamento mundial dia 20 de Janeiro.

Cada  incursão tem seus três objetivos apresentados momentos antes de escolher seu personagem e é aí que você discute as estratégias a serem tomadas para essa incursão. Qual equipamento levar e com qual personagem.

A cada Antecamara da incursão, o  relógio é ativado e dentro deste tempo você deve percorrer a área, realizar o objetivo e extrair, caso contrário, a Chimera ataca envolvendo todos os agentes não extraídos. Não tive problemas com o tempo, pelo menos no modo moderado, mas o grau de dificuldade para completar esses objetivos aumenta conforme você e seu time avançam para o próximo, além disso, você pode selecionar o nível de dificuldade antes de iniciar a incursão.

Uma das Salas de Contenção – Um minutinho pra respirar e se preparar pra próxima rodada

O legal é que se você ou um dos seus amigos estão em perigo com a vida muito baixa, com pouca munição, vocês podem pedir esta extração antes mesmo do fim da incursão. As vezes é a melhor opção para não perder nenhum personagem. Porém, quanto mais você ou seu squade avança e concluem os objetivos, melhores as recompensas virão. 

Outro fator bem legal é se um personagem cai ele é tomado por uma cápsula, uma espécie de casulo que o protege dos ataques dos Arqueanos e assim os outros integrantes do squad podem resgatá-lo ali mesmo ou numa próxima incursão.

Kits de vida, munição, recarga de tecnologia e recarga de habilidades são encontradas pelos mapas e nas salas de contenção. Só senti que quando você está solo, o número de kits de vida vem em maior quantidade do que quando se está em squad, será que o Doc é essencial?

Rainbow Six Extraction 12
Nada melhor que um drop extra pra garantir que os Arqueanos voltem de onde vieram!

Gráficos e Artes de Rainbow Six Extraction

Joguei Rainbow Six Extraction, no Xbox Series S, e a definição ultra 4k, 60 FPS com HDR10, estão dentro dos padrões. Não houve nenhuma queda de frames ou FPS em nenhum momento nas minhas 30 horas de jogo. Nenhum bug de cenário foi apresentado, sem lag ou crashes.

Quanto ao cenário, está surreal, gosmas negras saindo da terra não se vê todo dia. O chão coberto por essa gosma preta são chamados de lastro e se assemelham aquele caminho que a lesma deixa, só que aqui é composto pelos próprios arqueanos mortos ou que passaram por ali.

Os Arqueanos nascidos de ovas pulsantes e sangrentas estão assustadores e a falta de música no jogo nos imerge diretamente ao horror dos sons ao redor, os passinhos do outro lado da parede ou grunidos dessas aberrações deixam a gente alerta e a adrenalina vai a mil.

O que achei de Rainbow Six Extraction???

Rainbow Six Extraction é sem dúvidas um jogo que ainda jogarei por horas e horas, é divertido, instigante e deixa a gente com vontade de ir logo à próxima incursão. O que me deixa também um pouco preocupada, porque mesmo com tantos níveis de dificuldade a percorrer será que não vou enjoar daqui um tempo? Só o tempo dirá.

Além disso, Rainbow Six Extraction está no Game Pass em Day One e isso já é um ponto para não deixar passar batido. Além de render boas horas de diversão com os amigos, jogar sozinho também é bem interessante.

E sim, o jogo está totalmente pronto, sem bugs de cenário ou fragmentos de elementos pelo ar. Joguei várias horas e não tive o menor problema com os servidores ou problemas de instalação. Não presenciei nenhum “crash” ou problemas de renderização e lisinho como está, vejo que a Ubisoft teve bastante capricho em nos trazer Rainbow Six Extraction como um jogo completo.

Cada cena entre capítulos, desde seu início são atraentes e puxam o jogador para dentro deste horror/shooter em primeira pessoa, que está sem dúvidas como uma das melhores surpresas para 2022.

Análise do Arena

Mesmo não sendo um jogo com seu roteiro focado no modo de campanha, a história atrai e corresponde a proposta do game. O modo cooperativo se desenvolve bem, cenários fotografia e efeitos sonoros imersivos. Níveis de dificuldade crescentes de acordo com o crescimento do esquadrão.

9
Muito bom
  • Gameplay 9
  • Gráficos 9
  • Diversão 9

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Se Inscrever
Notifique me
4 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

4
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x