Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Patrulha Canina Super Filhotes Salvam a Baía da Aventura – [Análise do Arena]

Patrulha Canina Super Filhotes Salvam a Baía da Aventura é uma grata surpresa, um jogo infinitamente melhor que o anterior, que irá render boas horas de diversão para toda família

Se você convive com crianças, com certeza já ouviu falar da Patrulha Canina, este solícito grupo de filhotes que não tem nada melhor para fazer do que ficar o dia todo resolvendo problemas mundanos dos inaptos moradores da Baía da Aventura, que parecem não ter a capacidade de trocar uma lâmpada sem chamar Ryder, o adolescente chefe da trupe que explora as incríveis habilidades caninas do grupo em troca de míseros biscoitos.

Deixando discussões marxistas a respeito da mais-valia de lado, o desenho da Patrulha Canina é uma febre entre a criançada e desperta pesadelos nos pais, que rezam por novos episódios simplesmente porque não aguentam mais os mesmos capítulos maçantes e se perguntam como até hoje não surgiram Mitos do Pop sobre algum pacto com o diabo feito pelos criadores da série para justificar tanto sucesso. Se você é um destes progenitores desesperados, eu te trago boas notícias.

Se você teve a infelicidade de jogar o primeiro jogo, Patrulha Canina Está Com Tudo, você certamente tentou cortar seus pulsos com a mídia física ou salvou o jogo num pen-drive só para poder quebrar a versão digital. São 16 fases chatas e repetitivas de um jogo de plataforma 2D, com tutoriais sendo repetidos em todas as possibilidades, sem a menor inovação e com conquistas que bugaram para mim. As crianças ficam rapidamente entediadas e se você quer zerar só pelos 1000G, recomendo paciência.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.34

Já o segundo jogo, Patrulha Canina Super Filhotes Salvam a Baía da Aventura, gentilmente cedido para nós por aqueles pedaços de mal caminho da Masamune, é uma evolução enorme em relação ao primeiro e um jogo bem agradável para todas as idades.

A premissa continua a mesma dos desenhos: o grupo de filhotes tão heterogêneo quanto o Village People é convocado por Ryder para resolver
problemas na Baía da Aventura. Porém, diferente das tarefas banais vistas no primeiro jogo e na animação, as missões do jogo são de aventuras bem mais complexas, que justificam a ajuda de seres dotados de ferramentas
especiais e das habilidades extraordinárias da versão Super Filhotes.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.341

Desta vez, o jogo da Patrulha Canina é um plataforma 3D, decisão muito acertada da desenvolvedora. São apenas 7 fases, mas muito mais diversificadas e interessantes. Realmente dá vontade de explorar o mapa, que é rico em detalhes e não um monte de assets replicados como no primeiro jogo. Você continua tendo que coletar biscoitos e medalhas para desbloquear conquistas e colecionáveis, mas com uma diferença enorme: quando você repete a fase, os itens já coletados aparecem em outra cor e não precisam ser pegos de novo, facilitando muito a vida dos completacionistas e caçadores de conquistas.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.342

Além das 7 fases principais, o jogo ainda conta com 7 minigames que vão sendo desbloqueados à medida que você completa as fases ou coleta os biscoitos caninos. Eles são simples, mas muito divertidos e vão manter as crianças entretidas por um bom tempo. Alguns destes jogos inclusive são introduções de algumas das fases principais, dando um pouco mais de contexto à missão a ser cumprida.

Outra grande diferença é que esse jogo da Patrulha Canina pode ser jogado em coop local de até 2 jogadores. Como em quase todas as missões da saga, Ryder convoca 2 filhotes protagonistas, cujas habilidades se complementam. Se você estiver jogando sozinho, terá que trocar o controle para realizar tarefas diferentes, o que é feito facilmente com o toque do RB ou LB. Jogando em coop, cada jogador fica no comando de um dos cães, com uma sacada genial: você pode trocar o filhote que está controlando da mesma forma. Isso facilita demais se você estiver jogando com uma criança que ficou presa em algum ponto da fase, agilizando demais a ajuda sem ter que trocar o controle fisicamente. O segundo jogador pode entrar e sair facilmente do jogo, outra enorme facilidade, que funciona com perfeição.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.35

A única questão é que ambos os personagens precisam ficar na tela ao mesmo tempo, fazendo com que as vezes um deles trave o progresso do outro, o que exige um pouco de coordenação e comunicação da dupla, algo bem comum em jogos deste tipo. Para ajudar, a câmera se posiciona e se movimenta automaticamente de forma intuitiva e funcional, tanto facilitando a jogabilidade para os pequenos, como mostrando pontos de interesse do cenário.

Durante as fases, há pequenas tarefas a serem cumpridas, a maioria delas exigindo um pouco de coordenação, aperta botões no tempo correto, comandos simples ou QTEs bem tranquilos. Este ponto é bem interessante, pois diferente de button smashings frenéticos, a ação é bem amigável, inclusive tornando-se bem acessível para pessoas com deficiência.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.352

Nestas etapas, o jogo recompensa o acerto sem punir o erro. Isso é essencial em um jogo para crianças e é feito de forma primorosa, sem que haja telas de loading ou forçando você a repetir etapas previamente concluídas e ainda trazendo ótimas animações quando concluídas com sucesso.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.351

Se pudermos dizer que Patrulha Canina tem um lore, este jogo o explora muito bem, passando por várias localidades e incluindo personagens importantes do desenho. A primeira fase por exemplo, explica como os cãezinhos ganharam a habilidade de Super Filhotes. Apesar de serem apenas 7 fases, elas cobrem boa parte do universo do programa, sendo que na última, há até uma boss battle excelente, mas não vou dar spoilers sobre isso. Para minha sorte, Alex, o irritante neto do simpático Sr. Porter, é um dos poucos desfalques dos habitantes da Baía da Aventura. Se você não o conhece, saiba que ele é personagem tão odioso que eu literalmente já sonhei que entrava no desenho só para assassiná-lo inúmeras vezes de formas tão brutais e macabras que fariam os campistas de Cristal Lake sentirem saudades do Jason.

Um ponto maravilhoso neste jogo é que os tutoriais são rápidos, simples e não se repetem, o que era uma das coisas mais irritantes do primeiro. Além disso, o jogo veio totalmente localizado em português com a voz do dublador oficial do desenho. Senti um pouco de falta de ouvir os filhotes, pois, assim como no primeiro jogo, somente Ryder tem falas. Isso é meramente um detalhe que não afeta a diversão, mas que teria sido uma ótima adição. Já que estou criticando o jogo, minha única outra ressalva seria a falta de um pulo duplo. Essencialmente, ele não é necessário em nada para o gameplay, mas seria bom se existisse pelo mesmo motivo que defendo sutiãs com porta USB. É algo totalmente dispensável, mas assim como qualquer coisa fica melhor com uma porta USB, todo jogo fica mais legal com um pulo duplo.

WhatsApp Image 2020 11 20 at 11.10.353

Patrulha Canina Super Filhotes Salva a Baía da Aventura no geral tem um gameplay simples, mas funcional, história interessante dentro do contexto proposto, fases bem diferentes e faz um bom uso dos personagens, sem repetição excessiva de um filhote em detrimento de outro. Ele vai agradar muito as crianças, é bastante tolerável para os pais, relativamente tranquilo para pegar toda as conquistas e custando metade do preço de um grande lançamento, torna-se uma ótima pedida, sem falar que já é meu GOTY de 2020.

Análise do Arena

Uma das melhores adaptações de uma animação para os videogames desde os jogos de South Park, mesmo sem as profanidades.

9
Bom pra cachorro
  • Diversão para crianças 10
  • Diversão para adultos 8
  • Jogabilidade 9
  • História 9
Se Inscrever
Notifique me
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

1
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x