Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Outriders – [Análise do Arena]

Ação frenética define Outriders

Desenvolvido pela People Can Fly (Gears of War: Judgement), publicado pela Square Enix e chegando ao Xbox Game Pass em seu lançamento (1º de abril), Outriders foi um dos primeiros jogos confirmado para nova geração de consoles, prometendo trazer uma experiência diferenciada e única para o tão complexo gênero loot’n shoot. Mas o que será que o game traz de inovador?

  • Uma viagem para um novo mundo

Quando o que sobrou da humanidade encontra o distante planeta Enoch, parece ser uma luz no fim do túnel, após os grandes desastres acontecidos na Terra. Mas o que acontece é que ao montar acampamento na nova casa para a exploração local, uma tempestade energética conhecida por “Anomalia” acaba com os planos de colonização, mas traz poderes desconhecidos para alguns Outriders (caçadores) e criaturas do planeta. (Vamos falar das classes depois).

My Great Game My Great Capture 2021 04 18 04 49 49

Em uma incursão ao centro de Enoch, o personagem é “convidado” para ser congelado e assistir de camarote um massacre brutal, ao que parecida uma exploração tranquila. Depois de algumas décadas, ele é acordado para ajudar a humanidade para recuperar o planeta e lutar contra uma nova facção inimiga, além de criaturas monstruosas.

  • Cada classe no seu quadrado

Logo que o personagem é atingido, o jogador pode escolher entre quatro classes. São elas:

  • Technomancer: Longo alcance, suporte, usa gadgets
  • Pyromancer : Alcance médio em muitos alvos, usa fogo como poder principal
  • Trickster: Alcance próximo, ágil e consegue manipular o espaço-tempo
  • Devastator: Curto alcance, absorve altos impactos
Outriders

Como manda o figurino, cada classe tem suas peculiaridades e todas contam com três árvores de habilidades, permitindo ajustar seu personagem conforme seja de sua preferência. Além disso, dependendo de sua classe escolhida, será possível recuperar a barra de poderes, assim como um pouco da barra de vida.

My Great Game My Great Capture 2021 04 18 04 41 31
  • Como manda o figurino de um bom loot’n shoot

Se você já está acostumado com jogos do gênero, deve estar se perguntando: mas e as armas? E os equipamentos? No quesito armas e equipamentos, a cada sucesso em uma blitz de inimigos, você pode conseguir equipamentos melhores e mais raros, assim como armas cada vez mais potentes. E o grande ponto positivo de Outriders é que o game é bem sincero com os jogadores, entregando sempre os itens desejados. Sem sistema de compra ou coisa do tipo.

Vale destacar que outro ponto diferencial do game em relação aos outros do gênero é que a história tem um propósito e é bem esclarecida, sem pontas soltas ou coisa do tipo. Além disso, o jogador é o personagem principal, não sendo um mero ajudante de uma organização poderosa.

  • Um gameplay fugindo dos padrões

Se você conhece (impossível não conhecer), a franquia Gears of War tem a grande marca por oferecer covers (coberturas), ao Marcus e cia. Mas aqui é ao contrário, pois os inimigos que se escondem na maior parte do tempo para atirar. Não que não tenham inimigos suicidas que partem pra cima, babando para acertar golpes fatais. Claro, o jogador também pode usar as coberturas, que acabam sendo facilmente destruídos.

Falando do combate propriamente dito, é muito fácil se adequar, pois ele é bem intuitivo. O destaque fica por conta dos poderes, trazendo um alívio e uma novidade para o game. O jogador conta com dois tipos de poderes (RB ou LB), além de um especial (RB + LB). Quando usados, a barra enche progressivamente, o que torna um pesadelo para os inimigos.

Um ponto que fica claro é que o level design das fases parece se repetir a cada momento, mesmo com a mudança de cenário. Mas a sensação é que você já fez a mesma coisa anteriormente, como se estivesse apenas passando por hordas e hordas de inimigos. Por esse ponto, os poderes se tornam ainda mais interessantes e distintos.

My Great Game My Great Capture 2021 04 18 04 41 54
  • End game?

A campanha principal tem cerca de 20 horas, sem contar com uma exploração total das áreas. Caso você seja um atirador de elite como meu amigo M4xImizando, conseguirá os objetivos sozinhos, até “miletar” o game. Mas saiba que isso é para poucos. O game possui níveis de dificuldades e os inimigos são implacáveis. Caso você deseje explorar todas as áreas não conhecidas, além das expedições end game e subir de nível, conseguindo equipamentos ainda melhores, é recomendado jogar com mais dois amigos.

Falando sobre jogar com amigos e crossplay, Outriders ainda enfrenta alguns problemas de conexão, além de alguns bugs. Não que isso deva acontecer, mas se comparado a outros jogos do estilo, dificuldades para conectar estão cada vez mais escassos.

My Great Game My Great Capture 2021 04 06 16 29 44
  • Conclusões

Outriders é um game que conseguiu trazer um novo respiro para o gênero loot’n shoot, seja por seus poderes, seja por suas classes distintas, seja pela história, que apesar de não ser fantástica, engaja o jogador a sempre buscar as conquistas em Enoch. Com um visual atraente, você vai querer desbravar todas as áreas e convidar seus amigos para novas expedições, sem dúvidas.

Outriders pode ser adquirido através da Microsoft Store. Caso prefira, assine o Xbox Game Pass clicando aqui.

Análise do Arena

Outriders brilha em aspectos que nenhum outro jogo do gênero havia explorado. Você vai querer explorar cada milímetro de Enoch e fazer as incursões com seus amigos

8.5
Recomendado
  • História 8.5
  • Gameplay 9
  • End game 8.4
  • Gráficos e sons 8
Se Inscrever
Notifique me
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

1
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x