Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Mortal Shell – [Análise do Arena]

Inspirado em souls-like, Mortal Shell consegue mostrar sua própria identidade

Mortal Shell é fruto de uma parceria da Cold Symmetry com a Playstack, e trata-se de um RPG em terceira pessoa, que segue o mesmo nível de dificuldade de jogos como Dark Souls e Sekiro: Shadows Die Twice. O jogo pode ser um divisor de opiniões, pois os jogadores mais hardcore encontrarão uma poço de pontos positivos, mas para os casuais, que gostam de jogos com uma curva de aprendizado mais branda, talvez encontrem muitos momentos estressantes.

  • História

save 61

Na história no game você irá entrar na pele de um humanoide, que tem a habilidade de “possuir” corpos de antigos guerreiros. E ao ajudar um antigo prisioneiro, ele irá pedir sua ajuda para pegar três gandulas. Parece fácil, não?

A historia possui poucas cutscenes e muito pouco dialogo, fazendo com que ela seja um pouco confusa e mal explorada. Realmente não é uma história longa, e não há nada que possa acrescentar ao gameplay. Basicamente, serve como pano de fundo e para guiar ao objetivo do jogo. Não traz uma historia envolvente, nem empolgante.

  • Gameplay

save 65

Mortal Shell tem uma movimentação mais lenta com animações de ataque, defesa e utilização de itens, que podem te atrapalhar muito no meio do combate, tornando ele mais difícil ainda. Mas particularmente, encaro como um ponto positivo.

O combate é algo voltado para batalhas mais estratégicas e lentas. Precisamos zerar a vida do inimigo, mas na maior parte das vezes, vale mais se defender ou esquivar do que atacar, dando brecha para melhor utilização de se petrificar, que serve como mecanismo de defesa-ofensiva. A presença da barra de vigor torna cada um dos seus movimentos calculados, e dependendo do seu estado de vigor e arma, mal dá para dar 3 golpes e sobrar vigor para esquivar. Então cada movimento deve ser altamente calculado.

save 64

Para os jogadores menos hardcore, mas que ainda querem ter a experiência de zerá-lo, ele vem com o “modo cagão” ativado, no qual você pode simplesmente ignorar e correr dos inimigos no caminho e ir direto para os chefes, que são os únicos inimigos obrigatórios.

Cada erro no meio do combate irá te causar uma alta taxa de dano, e até os NPC’s mais simples possuem um grande poder. É como já é de costumes nos jogos do gêneros, onde cada morte te custa muito caro. Mortal Shell ainda oferece uma ajudinha nas mortes: a habilidade de “possuir” corpos introduz uma mecânica interessante. Se estiver “possuindo” um corpo ao receber um golpe, você é expulso do seu corpo, tendo a opção de voltar ao corpo “possuído” ou lutar na forma original de humanoide.

save 62

Agora, falando um pouco mais das características únicas do jogo, como já foi citado, você tem a capacidade de “possuir” corpos, e ao possuí-los, você herda as habilidades que aquele guerreiro tinha em vida. Além das carcaças, você ainda pode mudar a arma que vai usar no combate, podendo combiná-la com a carcaça para montar sua estratégia. É um sistema bem simples é fácil de aprender. Também é possível fortalecer sua carcaça e arma no decorrer do jogo, sistema que poderia ter sido mais explorado.

Outro ponto interessante é um sistema diferente de consumíveis. Geralmente, cada item já vem com a descrição de qual efeito aquele item irá aplicar. Já em Mortal Shell, para você descobrir o efeito é necessário utilizá-lo ao menos uma vez. 

  • Ambientação

save 69

Mortal Shell se passa em um ambiente sombrio e possui um mapa relativamente pequeno, que conta com uma floresta e áreas especiais para cada chefe do jogo. Vale ressaltar que sua sinalização não é muito boa, cabendo a você se localizar e achar cada objetivo.

  • Visual

save 63

O jogo tem gráficos medianos, não contando com aqueles gráficos realistas, mas ele apresenta a sua beleza própria. Por ter muitas regiões escuras, não tem muito para admirar, porém, em alguns momentos claros, ele deixa um pouco a desejar.

O áudio ambiente é bem trabalhado, dando para reconhecer cada barulho presenta na batalha, e em alguns momentos, são eles que irão de ajudar. Porém a trilha sonora, das batalhas poderia contar com músicas mais épicas, para criar um clima mais empolgante durante as batalhas.

  • Considerações finais

save 68

Mortal Shell entrega muito bem a proposta de souls-like, mas possui suas próprias características, deixando-o atrativo para ser desafiado, com um grau de dificuldade bem alto, que vai desde o caminho para os objetivos até o combate.

Se você está procurando por um jogo hardcore, Mortal Shell é uma boa indicação.

Mortal Shell entrega muito bem a proposta de souls-like, mas possui suas próprias características, deixando-o atrativo para ser desafiado

7
Desafiador
  • História 5
  • Gameplay 9
  • Visual 7
Se Inscrever
Notifique me
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

1
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x