Horizon Chase Turbo – [Análise do Arena]

Um brinde aos anos 80 e 90!

Horizon Chase turbo é desenvolvido e publicado pela Aquiris Game Studio, um estúdio brasileiro. Só por essa informação, me sinto honrado de jogar o game. Mas claro, Horizon Chase Turbo é muito mais, e os detalhes das minhas impressões, você conhece agora. 

Cada vez mais, os jogos de corrida nos impressionam, seja com os gráficos realistas, seja com a física apurada. Vide a franquia Forza Motorsport e Forza Horizon. Mas chega o momento que só queremos saber de alta velocidade, ultrapassagens insanas e usar nitro. Queremos os jogos dos anos 80 e 90. Queremos reviver os ótimos tempos de Top Gear, Out Run, Cruisi’n USA e Rush. Horizon Chase Turbo nos permite voltar no tempo e carrega uma nova roupagem e identidade própria.

Pise fundo! Mas com responsabilidade!

Horizon Chase Turbo é um game com uma jogabilidade bem tranquila de ser dominada por qualquer tipo de jogador. Seja você da velha guarda ou um novato. Com controles precisos e com uma rápida resposta, sua preocupação é acelerar, calcular o momento de curva para diminuir a velocidade (ou achou que era só acelerar?) e usar o nitro nos momentos certos. 

Rolê pelo mundo!

O game oferece quatro modos para serem apreciados.

  • World Tour;
  • Torneio;
  • Playground;
  • Resistência.

O World Tour é o equivalente ao modo campanha, onde percorremos todo o globo, conquistando seus campeonatos e acumulando pontos para novos desafios. O tour passa por países como Estados Unidos, Brasil, Grécia, Japão, Havaí e muito mais. São mais de 100 pistas disponíveis, e o legal é que cada país possui sua identidade representada nas corridas, o que faz com que os cenários não sejam repetitivos.

A eterna luta entre um Gundam e um “Godzilla”
ALOHA!

Não necessariamente você precisa terminar as corridas em primeiro para avançar no mapa. Cada país tem o mínimo de pontos para serem alcançados para que possam ser jogados. Mas claro, alguns fatores como coletar todos o tokens espalhados pelas pistas, terminar as corridas na liderança e estar sempre com o tanque cheio fazem com que novos carros sejam liberados mais rapidamente, além de novas pistas e corridas de melhoramento.

Todos os países em Horizon Chase Turbo possuem a corrida de melhoramento, que consistem em terminar pelo menos na terceira posição para que um item de upgrade seja instalado nos seus carros. Para cada conclusão, você escolhe entre três melhoras, e acredite: escolha com sabedoria.

Propaganda

O modo torneio consiste em provar suas habilidades, ganhando as etapas dos campeonatos e somando pontos, para se sagrar campeão. O torneio possui 3 níveis de dificuldade e cada etapa é disputada em um país: amador, normal e expert.

Já o modo resistência (que é liberado após vencer o World Tour ou todos os torneios), é um campeonato mais longo, onde você pode escolher correr doze pistas, até as cento e nove do jogo, que caso você vença, ganhará um carro especial.

A novidade para as versões de Xbox e Nintendo Switch ficam por conta do modo playground, que são desafios atualizados de tempos em tempos, com regras específicas, número de voltas e condições climáticas, para que os melhores tempos sejam batidos.

Escolha seu carro com sabedoria!

O game conta com 34 carros, sendo que apenas 2 são jogáveis no início e contam com várias cores. Conforme você avança, os carros vão sendo desbloqueados e todos são um delírio a parte. E a cada nitro utilizado, cada veículo tem um “grito de guerra”. Claro que para nós brasileiros, o destaque é o famoso carro da Firma, com uma escada, preparado para qualquer problema. Mas destaco também a estilosa kombosa.

Cada carro tem sua personalidade e possui skills personalizadas. É importante ressaltar que para cada país, determinado veículo é mais aconselhável pelas suas habilidades. Mas por exemplo, particularmente, me dei bem com a Joaninha, devido ao combustível ser mais econômico.

Desafiantes ousados e arrojados!

 A Inteligência artificial dos outros carros é procedural e quanto mais longe você estiver, mais difícil vão ficando as ultrapassagens, e consequentemente, as conquistas no lugar mais alto do pódio. Veja bem, são mais difíceis mas em nenhum momento são injustas. Mas saiba que se você colidir com outro carro, o ouro está bem comprometido.

Gráficos e trilha sonora de se emocionar! 

Como um grande tributo aos jogos de corrida raíz, Horizon Chase trouxe o lendário Barry Leitch, compositor da trilha de Top Gear, Rush, entre outros. Acho que não preciso dizer mais.

Assim como a trilha sonora, os gráficos são de chorar, de tão belos. É um sentimento de nostalgia misturado com a tecnologia atual, fazendo que com que o clima retrô seja respeitado.

Multiplayer disputado!

Com a tela dividida, Horizon Chase Turbo se mostra como um ótimo game para fazer aquelas disputas clássicas de sofá. O game não conta com corridas online, mas conta com a possibilidade de bater o tempo dos amigos, correndo contra os “fantasmas”.

Resumo:

Assim como a descrição do jogo, Horizon Chase é um tributo. Ele consegue trazer o ar nostálgico com maestria, e ao mesmo tempo, mostra que o game tem sua personalidade própria. Trazendo elementos como o carro da Firma, ele mostra a identidade com o Brasil. Horizon Chase Turbo é um orgulho!

9
Incrível

Horizon Chase Turbo faz com que qualquer pessoa que tenha jogado os clássicos dos anos 90, sinta a nostalgia voltar e ao mesmo tempo, faz com que os novos jogadores sintam a necessidade de acelerar fundo.

  • Gráficos 9
  • Jogabilidade 9
  • Trilha Sonora 10
  • Design 8

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.