Forza Horizon 4 – [Análise do Arena]

Muitas novidades mas com a fórmula Horizon!

Forza Horizon 4 é um jogo de corrida arcade desenvolvido pela Playground Games e Turn10 e é um dos grandes exclusivos do ano para Xbox One e Windows 10. Confira o trailer:

  • As estações mudam tudo

O mapa do Reino Unido de Forza Horizon 4 pode parecer pequeno olhando pela primeira vez, mas existem quatro “mapas” no mesmo local graças às mudanças de estações. Agora, o Festival Horizon que acontecia nos verões, mudou na sua quarta edição, sendo então um evento anual, todo dia é dia de correr no Festival Horizon. Graças a isso, mudanças climáticas precisaram ser implementadas para mostrar a passagem do ano de forma mais ampla para os jogadores. Estas mudanças climáticas não alteram só o visual ou adiciona só uma “neve” ou alguns “chuviscos”. Toda a paisagem muda conforme a estação. No Inverno as pistas ficam escorregadias para os pneus comuns, caminhões que removem neve e limpam os asfaltos são vistos com mais frequências. No Outono, é possível perceber até o vento soprando na copa das árvores enquanto caem algumas folhas e de vez enquanto até chuvisca deixando a pista com algumas poças d’água. Isso tudo, o jogador consegue perceber na primeira corrida onde é demonstrado como funciona cada estação climática.

 

  • Gameplay

Se você veio do Festival Horizon da Austrália e estava acostumado a ser o chefe do evento, pode esquecer isso, pois no Reino Unido você é só mais um participante do evento, tirando da suas costas o peso de algumas decisões que acontecia no jogo anterior. Existem diversos personagens como o Jimmy que cuida das Corridas de Rua, o Alex que cuida das Corridas de Terra entre outros, cada uma dessas modalidades de corridas possuem rodadas individuais que conforme vão sendo completadas desafios e mais corridas são acrescentados ao mapa além de dar “Influências” e outros bônus como itens especiais. Pode parecer confuso no começo, mas não precisa se preocupar. Não existe uma ordem a ser seguida e existem outras formas de conseguir Influências no jogo que é a “experiência” do FH4. Existem diversas categorias para serem completadas além das corridas, como Fotografia, Coleção de Veículos, Mixer (fazendo transmissões), Pintando Carros, Tunar entre outras que geram Influencias que elevam o nível do jogador. Agora, é possível customizar o seu personagem escolhendo o que ele vai vestir ou quais são as poses e danças de vitória ele irá realizar, além de poder escolher por qual nome você quer ser chamado no jogo, todas essas configurações podem ser alteradas durante as jogatinas.

Existe apenas um local com o Festival Horizon no jogo, já que o evento acontece o ano todo. Então o protagonista do jogo precisa morar no país, por isso é necessário ter a sua casa própria que vai desde o Castelo de Luxemburgo até uma casa simples próximo da praia. Adquirindo as casas elas serão a sua base do jogo, nas casas também é possível customizar seu personagem, editar seu carro, comprar novos carros, e a cada aquisição de uma nova casa alguns prêmios vêm juntos como recompensa, mas para isso é preciso juntar muitos CR, então se prepare.

Com cada carro que você corre, pontos são ganhos para melhorar as habilidades como “ganhar 5% a mais de habilidade durante uma ultrapassagem” entre outras. Então os carros com o qual você tiver mais afinidade e utilizar por mais tempo, terá um bônus maior durante as vezes em que estiver o utilizando. Isso acaba incentivando o jogador a querer progredir o máximo possível com os seus veículos favoritos aumentando o fator replay do jogo.

O jogo lhe mostra com tranquilidade o que pode ser feito em cada estação do ano e como funciona a jogabilidade em cada terreno. Depois de um certo nível no jogo, ele finalmente lhe sincroniza com os demais jogadores do servidor deixando todos na mesma época do ano e aí começa pra valer o Festival.

Com os diversos tipos de corridas, específicos carros são necessários e isso não é um problema olhando a grande lista de marcas automobilísticas que temos no FH4, incluindo o retorno da Volkswagen com sua Kombi e Fusca e a Volvo com o seu enorme caminhão Iron Knight, mas infelizmente temos poucos carros da Toyota dessa vez. Você pode se adaptar muito bem a um tipo de corrida ao longo do jogo e pode passar sufoco em outras também, compensa investir um pouco nos veículos nos quais sente dificuldade para adaptar ao seu estilo de jogo.

  • Forzathon e Online

Durante o modo online, esqueça os drivatars e se prepare para ver diversos jogadores na mesma sala buscando novos desafios no festival. Com 72 jogadores simultâneos, Forza Horizon 4 traz uma nova experiência na franquia, elevando o nível de imersão. Cada corrida do mapa pode ser realizada “Solo”, “Coop”, no modo “Versus” ou em algum campeonato. Não se preocupe com colisões propositais de outros jogadores. Os carros ficam fantasmas quando chegam muito perto no mapa aberto do jogo. Além disso, é possível utilizar o “retroceder” no modo online, mas só tem efeito com quem utilizar o recurso, também será possível  utilizar o modo foto durante partidas online além de poder montar comboio com os seus amigos.

O Forzathon que estávamos acostumados mudou e para melhor! Eventos diários agora aparecerão no seu mapa, como Campeonatos com recompensas, como Roleta da Sorte Super e CR. Além disso, existem novos desafios que também dão veículos e acessórios para personalizar o seu personagem ou carro. A grande novidade fica por conta do Forzathon Live, que acontece em tempo real para todos os jogadores da sala com desafios que precisam da ajuda de todos para serem realizados o mais rápido possível. Como por exemplo “saltar um determinado número de vezes” ou “realizar uma determinada pontuação de drift”, para então no final ganhar os Pontos Forzathon, que podem ser gastos na loja com itens que mudam a cada semana.

  • Considerações

Forza Horizon 4 não lhe obriga a jogar com controles mais difíceis, como ativar a marcha manual com embreagem para receber prêmios melhores nos eventos Forzathon, mas vai lhe exigir mais habilidade para enfrentar drivatars com dificuldade Especialista ou Muito Habilidoso, para dar recompensas melhores, o que força o jogador a praticar cada vez mais e não ficar jogando em um único nível de dificuldade.

Os desafios para ajudar sendo dublê de cinema no começo pode parecer serem bem legais, mas ao longo do tempo acabam se tornando repetitivas. As paisagens são de encher os olhos, parece até uma viagem para o Reino Unido, principalmente pelos pontos turísticos que estão bem reais, além da captura do céu que está com efeitos visuais acima da média, é possível perceber quando está de manhã ou tarde ou quando está próximo do nascer do sol.

A equipe desenvolvedora do jogo não brincou na hora de capturar os efeitos sonoros dos veículos mais luxuosos, a Bugatti Chiron e a McLaren Senna são os grandes exemplos desse magnífico trabalho. Além da ótima escolha da equipe para compor a trilha sonora do jogo, é muito difícil alguém não gostar de nenhuma das estações de rádio do jogo. Você tem o brincalhão do Scott Tyler na Bass Arena tocando músicas eletrônicas, até a seriedade do Dan Thompson na Timeless FM tocando músicas clássicas.

Com esses aspectos Forza Horizon 4 consegue juntar tudo de melhor que já fez nas últimas versões, com uma jogabilidade ainda mais aprimorada dando suporte para os jogadores novatos e oferecendo novas aventuras e desafios para os veteranos embarcarem juntos no mundo compartilhado que funcionam muito bem no estilo de jogo da série Horizon.

9.3
Surpreendente

Análise do Arena

O fator replay foi elevado e muito graças ao mundo compartilhado e os novos desafios do Forzathon, mostrando que a franquia Horizon sempre pensa em inovações para o gênero de corrida árcade.

  • Gameplay 10
  • História 8
  • Gráficos 9
  • Trilha Sonora 10

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também