Fortnite é banido em algumas lojas online

Fortnite promove briga de Gigantes! Será que isso afetará os consoles?

Se você já esbarrou com a hashtag #freefortnite e ficou sem entender nada, chega mais que eu te explico.

O jogo mais popular da atualidade foi banido da Google Play e a App Store, então se você jogava em algum tablet ou celular, seja IOS ou Android, pode ter notado que o game não está mais atualizando e que não é possível encontra-lo na loja.

Como Assim?! O que houve?

Isso tudo está acontecendo porque a desenvolvedora do jogo, a Epic Games, incluiu recentemente um novo método de pagamento dentro do próprio Fortnite, onde ocorreria uma venda direta e não precisaria pagar um taxa sob qualquer transação que Apple e a Google cobram dentro de suas lojas.

Com o lançamento desse novo método de pagamento, os valores dos V-Bucks ( moedas do game), tiveram uma queda 20% no valor, caso o jogador utilizasse esse pagamento direto para Epic e em resposta a essa tentativa de contornar as diretrizes da Apple e da Google o jogo foi removido de ambas lojas.

Fortnite

Processos e Protestos

A Apple foi a primeira a barrar o aplicativo em sua loja e com isso a Epic games abriu um processo contra a empresa  alegando “ A Apple tornou-se o que antes reclamava: o gigante que busca controlar os mercados, bloquear a concorrência e sufocar a inovação”

Logo apos a remoção do Fortnite, a Apple publicou um pronunciamento que diz o seguinte:

Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. 

Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja.

O fato de seus interesses comerciais agora os levarem a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários. 

Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.

A Epic Games ainda lançou um vídeo em forma de protesto fazendo parodia a propaganda de 1984 da própria Apple, que na época lançava o Macintosh e fazia uma critica a IBM com relação as práticas de monopólio do mercado.

O Vídeo também foi reproduzido dentro do próprio jogo e ao final dele, a empresa convoca os jogadores a se juntarem ao protesto utilizando a hashtag #FreeFortnite dizendo:

“ A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em Retaliação, a Apple está bloqueando Fortnite em mais de 1 bilhão de aparelhos. Junte-se á luta para impedir que 2020 vire ‘1984’.”

Por fim, se juntando a essa briga de gigantes, a Google também baniu o game de sua loja, porem ainda é possível instalar o jogo num aparelho Android por meio de APK ou pela loja da Sansung.

Confira a baixo o pronunciamento da própria Google:

“O ecossistema Android permite aos desenvolvedores distribuírem aplicativos por múltiplas lojas. Para desenvolvedores que escolhem usar a Play Store, nós temos políticas consistentes que são justas para desenvolvedores e mantém a loja segura para os usuários. Apesar de Fortnite continuar disponível no Android, não podemos mantê-lo disponível no Google Play porque viola nossas políticas”

Tá, mas e o Xbox no meio disso tudo?

Até o momento, o game nos console não foi afetado e não se sabe, se de fato toda essa briga chegará ao xbox, visto que a principal reclamação da Epic Games é o valor de 30%, considerado abusivo pela desenvolvedora, que é cobrado em cima de toda transação que ocorrem dentro das lojas, tanto da App Store, quanto da Play Store.

A Microsoft também cobra uma taxa em cima das transações, porem não se sabe qual a porcentagem que é cobrada. Então só nos resta aguardar e ver qual desfecho terá essa historia.

E você, o que você acha dessa briga de gigantes?

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x