Farming Simulator 19 – [Análise do Arena]

(Análise por Pedro Ribeiro)

Mais uma vez, o simulador de fazendas se junta a biblioteca de do Xbox, com o mais novo jogo da série.

Farming Simulator 19 traz uma série de novidades, entre elas podemos destacar a inclusão de cavalos e a cultura de algodão no game.

  • Muitas novidades

O jogo passou por uma reforma gráfica impressionante, o motor gráfico foi alterado, e a melhora é evidente. A riqueza de detalhes se faz presente de forma impressionante, definitivamente a produtora Giants Software fez um trabalho belíssimo na evolução dos gráficos do game.

De início, contamos com dois novos mapas, um localizado no território norte-americano e outro em terras europeias, além de mais de 300 veículos únicos e licenciados para pilotar das maiores marcas do ramo agropecuário.

Entra em cena também alguns empecilhos, como as ervas daninhas, as quais você precisa combater para manter a saúde da sua colheita. Quanto mais tempo você demorar para atacar o problema, mais difícil será de resolver depois, pois elas podem gerar uma perda de até 20% na produção do seu campo. No momento que você terminar de colher, elas começam a se instalar, portanto não perca tempo. Houve também adição de algodão como possibilidade de cultura. Ele necessita de maquinário especializado e te oferece mais uma possibilidade de gerar renda para sua fazenda.

Com a introdução da criação de cavalos, veio também a cultura de cereais para alimentar seus equinos, isso é caso você não queira gastar uma montanha de dinheiro só com rações, será possível também montar os animais para cavalgar, nomeie seus cavalos favoritos e transporte-os em trailers específicos.

Se o seu foco não são as plantações ou cultivo de vegetais, você pode se focar na criação de animais que além da novidade equina, traz vacas, ovelhas, galinhas e porcos. É de extrema importância cuidar dos seus animais, uma vez que quanto maior a felicidade dos seus animais, maior o valor de revenda deles. O cuidado com os cavalos é um pouco mais complexo, uma vez que além de alimentar com cereais, será preciso treiná-los, cavalgando todos os dias. Seu trabalho apenas começa a partir do momento que você compra seus animais. É preciso cuidar deles! Necessidades como alimentos, água, limpeza dos currais, a qual pode ser feita com maquinário específico. Se você fizer tudo certinho e eles se sentirem felizes, irão se reproduzir e aumentar a população na sua fazenda e consequentemente, suas vacas leiteiras irão produzir mais, suas ovelhas gerarão mais lã e suas galinhas mais ovos.

Não deixe de aproveitar o estrume para fertilizar seus campos e economizar uns trocados na hora de fertilizar os campos. E pela primeira vez o melhor amigo do homem te acompanha nessa jornada, entre um dia cansativo na fazenda e outro, você pode perder alguns minutos jogando bola com ele.

Farming Simulator sempre trouxe uma escolha extensa de veículos, equipamentos e acessórios de diferentes marcas, e no Farming Simulator 19, essa biblioteca ficou ainda maior, contando com mais de 300 veículos fielmente reproduzidos de mais de 100 marcas diferentes, incluindo agora gigantes como John Deere, Case IH, New Holland, Challenger, Fendt entre muitas outras.

A interface do game foi retrabalhada para se tornar mais intuitiva e fácil de usar. A reformulação da garagem torna mais simples e intuitivo a escolha dos equipamentos certos para os trabalhos certos, visando sempre ocupar o menor espaço em tela e entregar a informação de forma mais rápida e objetiva.

Se você precisa de um veículo para um serviço rápido, é melhor alugá-lo e não se preocupar com o custo de manutenção a longo prazo, o que pode fazer um buraco nas suas contas. A customização de veículos alcança um novo patamar, oferecendo diversas opções desde a troca da pintura até a troca de algumas partes para melhorar o desempenho ou diminuir o desgaste.

  • Gerenciamento e modo de jogo

A forma de gerenciar terras e criar fazendas mudou. Se tornou mais livre. Você agora adquire as propriedades através do próprio mapa, sem precisar se deslocar até cada campo, sendo possível modificar a área como bem entender. Ou seja, tudo é válido, desde de comprar áreas florestais até espaços planos para construção de instalações. Você pode escolher começar com uma fazenda e uns poucos equipamentos com algum dinheiro, ou pode começar do zero, sem fazenda ou qualquer veículo e somente um pouco de verba, depende de quanto desafio você pretende encarar. No entanto, você pode iniciar sua jornada como gerente fazendeiro, um modo no qual você começa com uma quantia significativa de recursos, mas não tem controle de nenhuma terra. Independente de como você escolhe começar, desafios e muitas horas de trabalho duro recompensados com uma grande satisfação te aguardam. Qualquer um dos modos pode ser jogado em modo solo ou co-op, até 16 players no PC ou 6 nos consoles. No multiplayer, cada player pode começar sua fazenda e promover uma competição amigável entre os jogadores, ou se preferir se ajudarem para se tornarem verdadeiros rei do gado.

É possível jogar em single player ou online com os seus amigos, o que facilita bastante. Você tem ainda a liberdade de adicionar mods criados pela comunidade, visando enriquecer ainda mais a experiência do game.

  • Tarefas e mais tarefas

O sistema de missões também mudou. Da mesma forma que a compra de novas terras, as missões podem ser aceitas diretamente do menu, na aba de contratos. Lá, você encontra o que deve fazer, o quanto vai receber pelo serviço e quem está oferecendo o serviço. Todos os equipamentos são emprestados pelo empregador, fazendo com que seja uma ótima oportunidade de aprender a usar estes veículos, uma vez que a maioria é bem caro de se adquirir logo no início do jogo. Será possível também completar a missão sem que haja empréstimo de equipamentos, isso gera dois grandes benefícios:

  • Primeiro, você receberá mais dinheiro pelo trabalho, já que não terá empréstimo pra pagar;
  • Segundo, você pode usar o seu equipamento mesmo para realizar a missão, dessa forma você pode montar sua garagem e cada vez aceitar missões mais complexas e mais rentáveis para expandir sua fazenda.

As missões foram adicionadas ao multiplayer, o que abre a possibilidade de jogadores completarem elas de forma cooperativa. Novos tipos de missões como transporte do ponto A ao ponto B de mercadorias, colheitas ou animais, também foram incorporadas, aumentando assim a variedade de trabalhos. O tempo limite das missões foi removido, logo, você pode concluir no seu próprio ritmo, até mesmo salvar durante uma missão e continuar depois.

A franquia Farming Simulator, tem ao longo dos anos atraído milhares de jogadores de todas as idades, com uma experiência agradável, relaxante e muito divertida. O suporte ao jogo se mostra ininterrupto, já que desde o momento do lançamento, todas as versões do jogo irão contar com acesso a mods, que tem como objetivo enriquecer a já completa jogabilidade de se tornar um fazendeiro.

A jogabilidade remonta em muito as mecânicas do ultimo jogo, trazendo uma leque de novas possibilidades com todos os conteúdos sendo integrados ao novo jogo, o que gera uma sensação de conforto aos players antigos e uma forma bem fácil de aprender aos novatos na franquia, se você busca um jogo capaz de simular o fazendeiro(a) que há dentro de você prepare-se para uma jornada sem igual, Farming Simulator 19 promete entreter seus jogadores de forma única e contínua, principalmente jogando em cooperativo com amigos e outros jogadores.

  • Resumo

Em termos gerais o jogo demonstra uma evolução significativa, a jogabilidade continua muito similar ao anterior mas se apresenta mais fluída e intuitiva, os gráficos com a adição do novo motor estão muito mais belos e detalhados, desde a lama nos pneus, até pequenas falhas nas estradas e chão, adição de pássaros as plantações e maior variedade de veículos circulando pelas estradas contribui para uma maior imersão. Não espere um jogo rápido, pois você vai dedicar muitas horas nesse belo simulador.

7.7
Awesome

O jogo demonstra uma evolução significativa, a jogabilidade continua muito similar ao anterior mas se apresenta mais fluída e intuitiva.

  • Jogabilidade 7
  • Gráficos 8
  • Entretenimento 8

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.