Entrevistamos Maxime Montcalm na JDWC [Arena Entrevista]

Durante a grande final da Just Dance Wold Cup 2019, conversamos com Maxime Montcalm, diretor de jogos do Ubisoft Paris Studios.  

Propaganda

Maxime Montcalm

A final da copa mundial de Just Dance 2019 aconteceu no último dia 30 de março, em São Paulo, e reuniu os dezoito melhores just dancers do mundo. Ao comando da apresentadora maravilhosa Fernanda Pineda, a disputa foi transmitida mundialmente pelos canais oficiais da Ubisoft e, aqui no Brasil, foi televisionada no canal fechado GNT.

Fernanda Pineda – Via Instagram

A batalha final foi protagonizada pelo brasileiro Tarcísio Junior e o turco Umutcan Tütüncü. Umutcan levou a melhor e sagrou-se tricampeão mundial de Just Dance. Tarcísio representou bem demais nosso país e torcemos muito para que em 2020 esse título seja do Brasil!

Umutcan Tütüncü
Umutcan Tütüncü – Via Twitter.

O bate-papo foi bem legal e descontraído! Maxime falou algumas curiosidades da franquia Just Dance e sobre ele mesmo. Confira:

AX: Maxime, primeiramente obrigada por nos receber e parabéns por todo trabalho que tem desempenhado em Just Dance.

Maxime Montcalm:É um prazer conhecer vocês! Obrigado.

AX: Para começar, qual foi o seu maior desafio até agora em relação ao Just Dance?

Maxime Montcalm: Eu acho que o maior desafio da produção do Just Dance é que o Just Dance tem um público-alvo muito amplo. É um jogo para todos os tipos de jogadores e é difícil ser o jogo certo para todos. Eu acho que essa é, provavelmente, a parte mais desafiadora do meu trabalho. 

AX: Realmente é para todos! 

Maxime Montcalm: Sim, e é isso que queremos fazer! Um jogo que seja acessível a todos, fácil de aprender e que você possa jogar com seus filhos ou com seus avós, todo mundo pode jogar Just Dance! Manter este jogo sendo acessível e ao mesmo tempo agradando jogadores que são realmente competitivos, como os jogadores estamos vendo hoje, é estar em dois mundos diferentes de jogadores e fazer um jogo que agrade a todos. Eu acho isso é muito desafiador e excitante de se fazer!

AX: E você fez isso! Parabéns! O tema da franquia Just Dance tem cenários e efeitos psicodélicos. De onde veio a inspiração?

Maxime Montcalm: Eu não posso dizer com certeza porque esse não é exatamente o meu trabalho, mas tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas muito talentosas no estúdio de Paris e em outros lugares, como Shanghai e Índia, que contribuíram para isso. Nós sempre tentamos experimentar diferentes estilos de arte, como este ano tivemos a música Bum Bum Tam Tam em cenário de arte de rua, onde tivemos um artista de rua de verdade fazendo sua arte no mapa. Sempre tentamos experimentar algo diferente assim. Outra música com cenário que chama atenção é a Mi Mi Mi, onde nós tivemos algumas animações em stop motion, é muito divertido! Trabalhar com esse ambiente em um jogo que faz se sentir bem e é positivo, é realmente muito bom para a criatividade. Então acho que a inspiração vem de qualquer lugar que podemos pensar.

Propaganda

AX: Em 2018, na Game XP, pudemos ver muitas pessoas no palco do Just Dance, dançando músicas antigas e atuais, independentemente da idade. O que você tem a dizer quando ouve relatos assim?

Maxime Montcalm: É uma história de sucesso que conseguimos fazer! Quer dizer, isso é exatamente o que estamos tentando fazer. A música pertence a todos e não importa se é uma música de 10 ou de 50 anos, contanto que você possa dançar, ela tem o seu lugar no Just Dance. Então quando vejo muitas pessoas de diferentes idades, de diferentes lugares do mundo, como aqui na Just Dance Wolrd Cup, se reunindo para viver a mesma paixão, eu só consigo pensar que fizemos algo bom!

AX: Qual é o critério para escolher as músicas no jogo?

Maxime Montcalm: Eu não sou o responsável por escolher as músicas, mas eu trabalho bem perto das pessoas que fazem essas escolhas. Existem critérios, mas não são apenas as músicas populares ou que são as mais tocadas. Temos muitas músicas da Billboard (tabela musical padrão dos Estados Unidos) que farão as pessoas conhecerem o jogo, mas também tem aquela música inesperada que ninguém conhece. Tem que ser uma música que faz você querer se mexer quando ouve! Não há receita secreta para uma música estar no Just Dance, ela só tem que ser dançante!

AX: Você sabe qual é a música mais dançada do Just Dance 2019?

Maxime Montcalm: Eu acho, e isso é realmente estranho, porque você sabe que é uma música que nós pensamos que não seria tão popular, é a Rave in the Grave. Essa é aquela música que as pessoas estão jogando elas falam: Vamos dançar essa para ver como é. E acabam vendo que é uma música divertida para se dançar e tem o espírito da diversão (risos).

AX: Qual foi o primeiro impacto quando souberam que o Kinect não seria mais produzido?

Maxime Montcalm: No lado da produção, teve um grande impacto, porque parte da nossa pontuação usa este dispositivo, mas estou muito confiante com a equipe criativa que temos e vamos descobrir alguma coisa. Nós estamos sempre trabalhando nisso, nós temos um app para celulares. Esse app é algo que nós desenvolvemos exatamente para esse tipo de situação e para que todos pudessem jogar o jogo, independentemente do tipo de equipamento que você tivesse. Então nós temos isso e se o Kinect não é mais produzido, bem, nós vamos encontrar outras maneiras com certeza.

AX: Qual sua música favorita do Just Dance?

Maxime Montcalm: A música que sempre volta quando eu jogo Just Dance é Chiwawa. Sim, eu amo os sons japoneses, eu gosto de todo o cenário, gosto dos sanduíches e dos chihuahuas (risos). É apenas uma música louca e eu jogo muito com meus filhos. É muito divertida para brincar com as crianças.

Chiwawa

AX: Por que o Brasil foi escolhido para sediar a final da Just Dance World Cup?

Maxime Montcalm: O Brasil está entre os três principais países onde há mais jogadores de Just Dance, há muitos fãs no Brasil e há muitos eventos acontecendo em todos os lugares. A comunidade é muito grande, muito forte, muito unida e fraterna. O Brasil nos mostrou muito amor nos últimos anos, apenas estamos devolvendo para vocês o que vocês nos deram. Era natural que viéssemos ao Brasil, foi uma escolha natural e vendo como isso está indo agora, vejo que foi a escolha certa!

AX: Maxime, gostaria de deixar alguma mensagem para os Just Dancers brasileiros?

Maxime Montcalm: Continue nos acompanhando e fique atento para as novidades que estão vindo! Continue dançando! Amamos todos os fãs e obrigado por jogar Just Dance.

A equipe Arena Xbox agradece a disponibilidade do Maxime Montcalm em conversar conosco.

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também

Inicie a discussão na Comunidade Arena Xbox