[Arena Entrevista] – Patrick Mills, Desenvolvedor de Cyberpunk 2077

Patrick Mills da CDPR fala com o Arena

Entrevistamos um dos desenvolvedores de Cyberpunk 2077!

Dia 22 de agosto, uma hora depois de assistir apresentação de CyberPunk 2077 na Gamescom, falamos com Patrick Mills, desenvolvedor de Cyberpunk 2077 e designer das quests do jogo.

Confira nosso bate-papo:

Arena: Oi Patrick, obrigado por receber o Arena Xbox!

Patrick: Imagina, é um prazer.

A: Bom, estamos aqui para falar de Cyberpunk 2077. Eu assisti à apresentação hoje de manhã e devo dizer que sai de lá sem saber o que falar. Eu estava esperando algo bacana, mas a demo superou todas as minhas expectativas.

P: Bom saber!

A: Quais foram as influências para criarem o jogo?

P: Bom, nós temos buscado influencias de todos os lugares possíveis. O coração do jogo vem de Cyberpunk 2020 e nós estamos adaptando essa franquia. O próprio Cyberpunk 2020 tirou influencias de vários outros lugares, então tudo que você pensar a respeito do universo Cyberpunk vai achar influências no jogo. É claro que também existem influências fora do mundo cyberpunk.

A: Sobre o desenvolvimento, vocês estão usando a mesma Engine que usaram em The Witcher 3?

P: Sim, estamos usando a nova versão da REDengine que usamos em The witcher 3.

A: O mundo de The Witcher e Cyberpunk estão conectados de alguma maneira?

P: Bom, isso depende para quem você pergunta. Mas eu acho que não.

A: Existe alguma chance de encontrarmos referências sobre The Witcher dentro de Cyberpunk 2077? (Pergunta enviada pela Nivea Miranda do Xbox Power <3)

P: Eu não conseguiria confirmar nada, mas acho que seria muito difícil evitar até porque realmente amamos The Witcher! Então eu acho que vão ter algumas coisas bem escondidas…

A: Na E3 disseram que seria possível dirigir centenas de veículos, mas em entrevistas recentes ficamos sabendo que não poderemos dirigir carros voadores. Isso quer dizer que a locomoção no jogo será, basicamente, a pé, motocicletas e carros. Além desses, vai existir algum outro veículo especial que poderemos controlar?

P: Não que vocês poderão controlar. Nós estamos focando em motos, carros e a pé. Mas sobre os carros voadores, eles são parte do jogo e vocês poderão andar neles, porém não poderão dirigi-los livremente.

A: Durante a apresentação podemos ver que quando estamos dirigindo é possível trocar de primeira para terceira pessoa. Essa era a ideia original desde o início?

P: Sim, sempre foi parte da ideia original. Eu, particularmente, prefiro primeira pessoa quando estou dirigindo mas sabemos que não é para todo mundo. Até mesmo eu quando preciso testar algumas coisas, mudo para terceira pessoa porque é realmente mais fácil. Mas no geral queremos manter o player na experiência imersiva em primeira pessoa.

A: Muitos fãs reclamaram da escolha de perspectiva em primeira pessoa. Como vocês lidaram com esse feedback inicial?

P: É verdade. E essa é uma das coisas que eu realmente espero ganhar de volta a confiança dos fãs. E sei que muitos deles têm opiniões bem definidas a respeito disso, mas nós queremos passar a mensagem de que “olha pessoal vocês precisam dar uma chance” e queremos incluir funcionalidades que tornem essa aceitação mais fácil.

A: Eu, depois de assistir à apresentação, entendi o porquê dessa perspectiva e fez todo o sentido para mim. Então eu acredito que quando eles verem o jogo em ação, vão mudar de ideia…

P: Sim, eu também acredito nisso. A forma com que implementamos as cenas de uma forma fluida onde o player pode andar efetivamente livre dentro das cutscenes não teria o mesmo efeito se fosse em terceira pessoa.

A: Uma das coisas que sempre faço em jogos em primeira pessoa é olhar para baixo e ver o pé do personagem. Quando olhamos para baixo, podemos ver os pés do nosso cyberpunk?

P: Até o momento sim… não consigo confirmar até onde isso será possível mas acredito que sim.

A: Durante a apresentação quem estava jogando escorregava e dava para ver os pés

P: Sim, os pés estão lá sim. E durante a movimentação normal também.

A: Eu também vi que é possível ver o personagem quando você está no inventário. Isso é muito bom!

P: Sim, nós realmente queremos que vocês vejam seus personagens, até porque estar estiloso é parte de Cyberpunk. Nós teremos superfícies reflexivas onde você poderá ver seu personagem e no inventario. Nas cutscenes é claro que isso é um pouco mais abstrato, mas os npcs reagirão a forma com que você está vestido. Então, na verdade, você sempre saberá como está seu visual mesmo quando não estiver olhando diretamente para o personagem.

Concept art disponibilizada pela CD Projekt Red

A: O jogo contará com múltiplos finais ou apenas um?

P: Esse é um jogo de escolha e consequência e ele não seria um jogo nesse formato se não tivesse múltiplos finais. Sim, ele definitivamente terá múltiplos finais!

A: Alguma ideia do número possível de finais?

P: Não, como ainda estamos em desenvolvimento sempre tem algo mudando e esse número sempre muda também.

A: A primeira vez que ouvimos a respeito de CyberPunk foi em 2012, certo?

P: Sim.

A: E durante esse tempo o que aconteceu? Porque demorou tanto para mostrarem algo novamente?

P: Nós realmente não tínhamos nada para mostrar durante esse tempo. Uma das políticas da CDPR é criar algo e ver se gostamos. Se não gostarmos, nos desmontamos tudo e construímos de novo, até sair como o esperado. E esse é o estágio que estamos agora, gostamos do que criamos, decidimos mostrar e a recepção tem sido muito positiva.

A: Bom isso faz parte da próxima pergunta. Como vocês tem lidado com a expectativa dos fãs? O hype está gigante!

P: Sim, sabemos que os fãs estão com o hype lá em cima e precisamos nos manter com os pés no chão porque se pensarmos que já ganhamos, que está tudo garantido, estamos errados. Nós ainda precisamos finalizar o jogo e isso demanda muito trabalho. Precisamos, acima de tudo, continuarmos humildes para que entreguemos aquilo que prometemos.

A: Uma coisa que gostei bastante é que no final da apresentação existiam pesquisas para preenchermos e dizer aquilo que gostamos e não gostamos. Vocês realmente vão levar isso para casa e desenvolver baseados nesse feedback?

P: Sim. Estamos sempre ouvindo o que as pessoas estão dizendo e sempre respondemos a eles porque queremos que vocês gostem do nosso jogo.

A: Quantas pessoas trabalham no jogo no momento?

P: Eu não sei no momento o real tamanho do nosso time, é bem grande. É interessante porque a CDPR cresceu bastante nos últimos anos. O mais bacana é saber que o coração e atmosfera dentro do time continuam os mesmos, mesmo com tantos novos profissionais se juntando a nós. Como isso tudo aconteceu, eu não sei te explicar, mas de alguma forma isso aconteceu!

A: Vocês pretendem lançar um beta, uma demo ou algo assim? Ou é muito cedo para falar a respeito?

P: Eu acho que é cedo. Mas eu não acredito que lancemos uma demo até porque não faz parte da nossa política. Nós queremos apresentar um produto finalizado e completo e vender ele para vocês. Dessa forma betas e demos não são parte dos planos.

A: Ele será um título otimizado para o Xbox One X?

P: Eu não sei te responder porque todas as vezes que me perguntam sobre os aspectos técnicos eu fico meio sem saber. Me perguntaram que máquina a demo estava rodando e eu disse que é um computador que não sei as especificações (risos).

A: Algumas pessoas disseram que o jogo está sendo desenvolvido para a nova geração, você confirma isso?

P: Nós sempre brincamos quando alguém faz essa pergunta e vou brincar com você também… se você sabe algo sobre a nova geração, então fala para a gente! Eu sei que é meio bobo, mas é assim que respondemos. Eu não tenho ideia e acredito que nenhum de nós saiba sobre a nova geração.

A: Então ele está sendo desenvolvido para essa geração?

P: Sim, estamos desenvolvendo para essa geração. Esse é o nosso propósito. Mas falar sobre a nova geração, não tenho ideia mesmo.

A: Já tem uma estimativa da data de lançamento?

P: Quando estiver pronto…

A: Não é para o próximo ano?

P: Hmmm… quando estiver pronto (risos).

A: Bom, eu acredito que é isso. Obrigado! Você tem alguma mensagem para os fãs do Brasil?

P: Bom, fiquem ligados, teremos novidades em breve e eu fico no hype porque vocês também estão.

Qual o nível do seu hype para Cyberpunk 2077? Clicando aqui você pode conferir tudo sobre a demo apresentada na Gamescom 2018 e aqui você pode conversar sobre o game na Comunidade Arena!

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