Entrevista com Rod Fergusson, o Gears Boss – [Arena Entrevista]

Entrevistamos o Rod Fergusson, chefe da The Coalition, estúdio responsável por Gears of War.

Durante a BGS, nós da equipe do Arena Xbox tivemos a ilustre oportunidade de entrevistar o incrível Rod Fergusson, o chefão no estúdio The Coalition, criador da franquia Gears of War.

O papo foi bastante legal. Rod nos contou vários detalhes sobre o mundo competitivo, os novos títulos e sobre uma iteração da franquia fora do mundo dos jogos!! E também conseguimos tietar bastante!

 

Então confere aí que a entrevista ficou super bacana.

Arena Xbox (AX): Rod, primeiramente obrigado por nos ceder seu tempo e parabéns por ter recebido ontem o Lifetime Achievement Award, esse é o maior prêmio que alguém pode receber aqui na BGS.

Rod Fergusson: Obrigado pelo Lifetime Achievement Award, significa muito para mim. Estou muito animado, orgulhoso e honrado por isso.

AX: Há mais ou menos um ano Gears of War 4 recebeu um servidor dedicado para o Brasil, o que agradou e muito a comunidade brasileira. Entretanto, algumas dificuldades apareceram para buscar partidas ranqueadas. Já ficamos mais de uma hora na fila e não encontramos partida. Há planos para diminuir o tempo de espera na busca por partidas rankeadas?

Rod Fergusson: Sim, estamos obviamente de olho nisso. Os fãs brasileiros e sul-americanos são bastante importantes para nós em Gears of War… estamos cientes dos problemas e trabalhando em como podemos melhorar isso para o futuro.

AX: Quais são os desafios para manter Gears of War 4 no centro das atenções dos e-sports?

Rod Fergusson: Eu sinto que nós estamos tendo sucesso lá (cenário do e-sports). Se você voltar algumas semanas atrás, em San Diego (Califórnia) tivemos o nosso maior e melhor evento nos Estados Unidos… e ter esse sucesso depois de dois anos do lançamento do jogo nos deixa muito felizes.

Acredito que agora, enquanto estamos finalizando o e-sports em Gears of War 4 para começar em Gears of War 5, […] a meta é continuar com o alto nível competitivo que […]. Mas no fim das contas, acreditamos que Gears terá sucesso se for “assistível”. Precisa ser algo que as pessoas queiram assistir, e é isso que vamos continuar aperfeiçoando.

AX: O competitivo do Gears of War 4, o Gears Pro Circuit, está presente em alguns continentes. Existem planos para trazer algo semelhante ou até mesmo o Pro Circuit para o Brasil ou para América do Sul?

Rod Fergusson: Estamos testando. Temos um evento que está acontecendo neste final de semana (da BGS 2018), com 64 times da América do Sul jogando online. Chegamos aos quatro finalistas, dois colombianos e dois brasileiros, que estarão disputando a final do torneio que tem premiação total de US$ 10,000 (dez mil dólares).

É o nosso primeiro (torneio voltado à América Latina) e vamos aprender com ele, para ver o que podemos fazer no futuro. Estamos interessados em ver a qualidade da competição. Queremos promover o e-sports onde quer que exista fãs do Gears, e estamos tentando achar a solução para isso.

AX: Existe alguma possibilidade de tornar Gears of War unicamente multiplayer para ter mais força na área do e-sports?

Rod Fergusson: Eu não acredito que tornar Gears of War unicamente multiplayer mudaria sua confiabilidade no e-sports. Nós temos os modos Versus e Escalada, sendo o último nosso modo competitivo.

Acredito que temos os ingredientes certos para um bom e-sports, e creio que iremos além, com melhores maneiras para assistir, para comentar […] e continuar fazendo com que comunidade e-sports (do Gears) cresça.

AX: Em Gears 4, conhecemos Kait Diaz, com uma personalidade forte e bastante carismática, e ela agradou os fãs da franquia. Existem planos para explorar o passado dela ou do seu grupo de forasteiros que decidiram viver longe da COG? Assim como aconteceu com os livros de Gears of War: The Slab e Gears of War: Coalition’s End?

Rod Fergusson: A história em Gears of War 4 foi de fato a história da Kait, tentando salvar sua mãe. Nós percebemos que levando essa história mais a fundo no Gears of War 5, teria mais impacto se vista na perspectiva dela, com o jogador controlando Kait Diaz.

A história está dividida em duas partes no Gears 5. A primeira se concentra em trazer a guerra de volta para Sera, ou seja, um verdadeiro Gears of War, com grandes batalhas.

Kait Diaz

É também uma história bastante pessoal da Kait, que quer descobrir as ligações de sua família com os Locust, e o que o amuleto significa.

Então acho que você terá os dois lados da história: uma história repleta de guerra mas também uma história mais pessoal e significativa para Kait.

AX: Como foi a decisão sobre Marcus Fenix não ser o personagem principal em Gears 4? No geral, ele ficar em segundo plano agradou os jogadores?

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Rod Fergusson: Nós sentimos que para modernizar a franquia precisaríamos trazer novos personagens. Marcus na primeira trilogia tem seus 40 e poucos anos […], e suas experiências na guerra não mudaram quem ele realmente é.

Então nós decidimos entrar na nova geração, com o seu filho, o que permitiu que os personagens tivessem suas personalidades moldadas a partir das suas experiências vividas.

Parte do motivo (da mudança de personagem principal) foi porque nós queríamos modernizar e trazer personagens que pudessem mudar a partir de sua trilha de vida. Você pode perceber que no trailer de Gears 5 JD já está diferente […].

JD (no meio) em Gears 5

AX: Qual seu Gears of War e qual seu personagem predileto?

Rod Fergusson: Gears of War favorito? (risos) Acho que todos são os meus favoritos. É como escolher entre seus filhos, você não pode escolher só um.

Gears 1 é especial porque foi o primeiro e foi muito difícil de fazer. Gears 4 também foi especial porque foi o primeiro com o novo time e o novo estúdio. Então…são todos muito especiais para mim.

Todos os personagens são importantes para mim também. Quando eu jogo Horda, eu costumo jogar com Dizzy, ele tende a ser o meu favorito. Eu trabalhei com o elenco, gravando as vozes dos personagens com eles, todo o trabalho de direção, e por isso eu criei um elo de ligação com todos. Não só os personagens, mas também com os atores.

Dizzy

AX: Se você fosse diretor de cinema, qual Gears seria escolhido para ser filme? Ou faria uma história inédita?

Rod Fergusson: Então, isso é mais ou menos o que estamos trabalhando agora. Estamos trabalhando em um filme.

Acho que tentar contar uma história em um filme, recontar a história de um jogo, não é a melhor maneira… você procura outras coisas para contar uma história.

Acontece a mesma coisa com os livros. Nós nunca fizemos um livro recontando a história de um jogo, porque queremos contar novas histórias. Acho que para um filme não seria a melhor opção recontar um jogo.

AX: Vocês já têm em mente alguma data para o filme?

Rod Fergusson: Não, não. Estamos nas primeiras fases de produção. Filmes podem ter tempo de produção variados. Estamos trabalhando duro nisso mas não tenho nenhuma data.

AX: O que você pode falar para a comunidade sobre os novos títulos de Gears que serão lançados?

Rod Fergusson: Na E3 2018 nós anunciamos três jogos. A Microsoft está triplicando a franquia Gears of War em três novos gêneros e em três plataformas diferentes.

Gears POP! é um jogo mobile, em parceria com a Funko, devido aos seus bonecos. Vai ser um título mais acessível, baseado no que as pessoas já estão acostumadas em (jogos) mobile. Será uma experiência bastante autêntica e significativa, mas ainda sim um verdadeiro Gears of War.

Gears Tactics é o nosso título para PC. É um jogo de estratégia baseado em turnos. Ele é muito interessante, pois quando você coloca Gears em um jogo de estratégia baseado em turnos, a importância de um cover, a importância de um esquadrão, de flanquear, são a mais pura essência de Gears of War […].

No fim das contas, tudo isso é sobre encontrar formas de levar Gears para novos jogadores. Por anos, tentamos trazer as pessoas para o console, mas o mobile é o mercado que mais cresce no mundo dos jogos atualmente, e nós gostaríamos de ter uma experiência real em mobile. O mesmo se aplica para os PCs.

Então nós queríamos ter três jogos em três plataformas, e que esses jogos tivessem uma importância para suas respectivas plataformas.

AX: Gostaria que você mandasse uma mensagem especial para a comunidade Arena Xbox, que é um site voltado exclusivamente para Xbox e tem fãs muito apaixonados pela sua franquia.

Rod Fergusson: Oi! Sou Rod Fergusson, chefe da The Coalition, que produz Gears of War.

Estou aqui em minha primeira BGS. Você, os fãs e a comunidade me trouxeram aqui com a hashtag #RodInBrazil e estou muito animado de finalmente estar aqui, de conhecer e conversar com todo mundo, de ouvir as suas experiências.

É muito especial se encontrar com os fãs, ver sua paixão e amor por Gears. Espero ver vocês em breve.

Nos encontramos on-line!

 

A equipe do Arena Xbox agradece imensamente ao Rod por ter disponibilizado seu tempo para falar conosco!

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