Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Doom Eternal – [Análise do Arena]

Doom Eternal é com certeza a sequencia que os fãs da franquia mereciam

O reboot de Doom publicado pela Bethesda e produzido pela id Software, foi lançado em 2016 atingindo positivamente as expectativas dos novos jogadores e dos veteranos, sendo um dos shooters mais frenéticos e violentos da geração. Assim, rendendo uma tão esperada continuação da franquia. Agora em Doom Eternal, o seu objetivo continua sendo praticamente o mesmo: dilacerar de forma violenta diversos demônios alienígenas que encontrar pela frente.

Com um visual incrível, uma trilha sonora que acompanha o ritmo acelerado de cada confronto contra hordas e mais hordas de demônios e utilizando um diverso arsenal de armas é difícil não encarar de forma satisfatória cada confronto, porém, algumas decisões por parte da equipe de design de níveis possam causar algumas frustrações.

DaniloDlaker DOOMEternal 20200321 13 17 37

O combo de visual artístico junto das músicas originais de Doom Eternal dirigida por Mick Gordon combinam perfeitamente em cada momento em que o jogo se passa, seja em lugares mais tranquilos que são raros entretanto conta com uma trilha sonora temática mais medieval ou nos diversos confrontos contra variados inimigos onde a trilha sonora eletrizante acaba proporcionando ao jogador um estímulo a mais para tentar destroçar e finalizar seus inimigos de diversas formas o mais rápido possível em uma ação frenética já que o jogo atinge os 60 quadros por segundo mesmo no Xbox One S e ainda para aqueles possuem televisores com suporte a HDR e 4K os recurso estão disponíveis tanto para a versão de Xbox One X quanto para o Xbox One S, lembrando que a resolução no console Slim da Microsoft é em upscaling.

Serrar os inimigos é preciso e é necessário!

Meter bala em demônios é extremamente divertido, porém como de costume na franquia o jogador passará alguns momentos de perrengue quando sua arma favorita ficar sem munição, e para reabastecer você pode ter a sorte de encontrar algumas munições espalhadas pelo mapa ou nas arenas e torcer para encontrar para a arma específica que deseja utilizar ou então simplesmente serrar os inimigos ao meio, isso fará com que os demônios deixem cair quase todos os tipos de munição possíveis, abastecendo assim o seu arsenal. Entretanto vale ressaltar que será necessário  ter combustível para utilizar sua serra e nem todos os inimigos podem ser serrados com uma baixa quantidade do mesmo.

DaniloDlaker DOOMEternal 20200322 15 01 07

Cada arma do jogo possuí modificações que podem ser desbloqueadas ao encontrar algumas estações durante a campanha, que podem adicionar ao seu fuzil uma função para ter uma mira telescopia com um dano maior ou até mesmo adicionar a função de mísseis teleguiados para sua bazuca. Uma das novas modificações que adiciona uma novidade para a gameplay de Doom Eternal é o gancho que já vem acoplado a clássica escopeta, que pode ao prender em um inimigo pode levar o Doom Slayer próximo do alvo, assim acertado um tiro certeiro causando mais dano.

Além das modificações cada nível do jogo possui diversos segredos, desde artes de capas de discos fazendo referências a outros jogos da id Software, pontos para melhoria nos trajes e os famosos bonecos em miniatura colecionáveis que podem ser encontrados escondidos nos cenários do jogo que fazem valer a pena revisitar os mapas para coletar todos os coletáveis, aumentando o fator replay do jogo. Porém existem cristais que concedem melhorias na barra de vida do protagonista, armadura e também aumenta a quantidade de munição que pode ser carregada. Alguns desses coletáveis podem ser adquiridos dentro da própria base do Doom Slayer, porém precisará de Baterias de Sentinela para liberar o acesso do mesmo, essas baterias podem ser encontradas durante a jogatina.

DaniloDlaker DOOMEternal 20200322 17 48 51

Em Doom Eternal podemos constatar que nível de gore e violência do jogo foram literalmente elevados, podemos perceber isso pelos cenários que possuem diversos cadáveres de demônios ou até mesmo em cidades mais destruídas em um nível apocalíptico. Sobretudo o que impressiona é durante os combates onde cada tiro disparado nos inimigos os fere descascando-os e mostrando suas vísceras e até ossos sendo expostos e posteriormente podendo ser finalizado de diversas maneiras.

Plataformas em mais lugares do que deveria

Entre momentos épicos de muita ação são sucedidos por decepcionantes fase recheadas de plataformas para saltar e se agarrar em paredes de forma desajeitada, perdendo a visão antes de saltar fazendo o jogador morrer mais do que deveria, fora que ainda existem plataformas para se agarrar que se movem frustrando ainda mais o jogador e infelizmente nenhuma delas utiliza o recurso do gancho da escopeta clássica. Além disso ainda existem partes aquáticas a serem exploradas para solucionar alguns puzzles para poder prosseguir a história fazendo essas partes do jogo se assemelha a jogos de aventura com elementos do gênero, como Tomb Raider por exemplo.DaniloDlaker DOOMEternal 20200324 14 02 36

O foco de Doom nunca foi muito voltado para a lore, entretanto sabemos que o universo do jogo desenvolvido pela id Software possui um rico e vasto conteúdo, que desta vez está sendo contado com mais detalhes por meio de diversos codex que estão espalhados pelo jogo a fora aumentando ainda mais a imersão do jogador no enredo da franquia, isso é desde que seja de interesse do jogador, assim como aconteceu no Doom 2016 o jogador pode muito bem ignorar a história e continuar dando atenção a toda ação e tiroteio.

O modo online intitulado de Battlemode coloca o jogador na pele do Doom Slayer com quase todo o arsenal disponível da campanha para este modo, porém será preciso enfrentar uma dupla de inimigos que no caso são outros jogadores que utilizam os demônios, podendo além de utilizar as habilidades de cada um deles  invocar outros seres demoníacos como o Aracnotron para atrapalhar ainda mais a vida do adversário.

Aparentemente o confronto fica mais fácil para os jogadores que optarem por jogar como demônio, isso é claro se o trabalho em equipe for bem executado, porém é possível para o jogador que utilizar o Doom Slayer fazer o jogo virar usando habilidade e bastante estratégia, já que durante a partida diversos inimigos menores surgem para o jogador eliminar para recuperar sua barra de vida e recuperar suas munições perdidas.DaniloDlaker DOOMEternal 20200322 15 00 56

Se você jogou o Doom 2016 e curtiu, existem diversos motivos para realizar a compra da sequência deste que pode ser considerado até o momento um dos jogos mais caprichados de FPS produzido pela id Software, entretanto uma das ressalvas que pode preocupar alguns jogadores é a quantidade desnecessária de plataformas que até foram levemente adicionadas no jogo antecessor, entretanto desta vez está mais presente do que deveria. As paisagens incríveis, trilha sonora e os confrontos épicos contra diversos chefes em uma dificuldade elevada fazem valer muito a pena enfrentar este desafio e de quebra ainda existe a possibilidade de se aprofundar ainda mais na história da franquia.

Você pode comprar Doom Eternal por R$ 249,00 através da Microsoft Store.

Análise do Arena

Desafiador acima da média, fazendo o jogador utilizar todo o arsenal disponível tendo que se virar para aprender a utilizar cada uma das armas em diversos momentos.

9
Épico
  • Level Design 8
  • Trilha Sonora 10
  • Gráficos 10
  • História 8
Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x