Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

DiRT 5 – [Análise do Arena]

DiRT 5 está chegando e trazendo novos ares para a franquia

A série DiRT é conhecida por jogos de corrida de rally extremamente difíceis para jogadores que não são tem tanta experiência com esse gênero específico de corrida, porém, DiRT 5 muda isso completamente, sendo muito mais acessível que os seus antecessores.

 Desenvolvido e publicado pela Codemasters, DiRT 5 levará os jogadores para participar de diversas corridas por muitos países como China, Noruega e até mesmo o Brasil. Por se passar em diversos lugares, os biomas em que se encontram as corridas ficam ainda mais variáveis, contando com pistas cheias de lamas ou até mesmo sobre lagos completamente congelados.

  • Jogabilidade

DiRT 5 está longe de ter a gameplay complexa que havia nos jogos anteriores da franquia, para a alegria de uns e para tristeza de outros. Dessa vez, a publisher preferiu encontrar novos jogadores para o seu título, deixando as corridas muito mais “arcade“.

Jogando no Xbox One S, me surpreendi em ver uma função de escolha de performance para focar na taxa de quadros a 60 FPS, mas com possíveis perda de qualidade gráfica ou jogar com uma qualidade gráfica melhor em 30 FPS. Em tese, essa melhoria gráfica seria em mais detalhes do cenário, além de ter torcedores durante as corridas. No modo em 60 FPS, você praticamente não verá nenhuma pessoa acompanhando a corrida. Particularmente joguei nos dois modos e preferi deixar a 60 FPS, já que é um jogo de corrida e a sensação de velocidade é algo que causa bastante impacto. Entretanto, vale lembrar que para a próxima geração de consoles, DiRT 5 irá correr até 120 FPS no Xbox Series X|S.

A física em DiRT 5 pode ser algo que deixe a desejar, pois em determinados trechos de algumas corridas, me deparei com algumas pedras que simplesmente ao passar por cima, o carro voava muito mais alto do que deveria. Fora que carros muito rápidos podem acabar meio que entrando por debaixo de outros e os levantando. No mais, eu senti que em momentos de fazer curva sem ter que frear, somente soltando um pouco a aceleração, o carro perdia rapidamente a velocidade, como se estivesse freando. Entretanto, são alguns detalhes que acabei me acostumando e evitando de cometer novamente.

dirt5 scaled

A variedade dos carros é bem interessante para diversas modalidades de corridas, incluindo a grande novidade que é correr sobre o gelo, sobre rios completamente congelados, entre outros. Essas, apresentando visuais incríveis e uma dificuldade tremenda por conta do piso extremamente liso e escorregadio. É um desafio à parte, dependendo do carro para manter o controle.

Durante as corridas é possível perceber a existência de um clima dinâmico e de transição de dia e noite, que faz bastante diferença na visibilidade da corrida, entretanto, percebi que essas condições climáticas e passagem do tempo não são exatamente dinâmicas dentro da corrida, mas são roteirizadas para cada pista. Foi algo que me surpreendeu bastante, mesmo não sendo completamente dinâmica, já consegue afetar e trazer diferenças para a mesma pista em um única corrida. E isso é um ponto válido a se destacar para a gameplay.

  • Efeitos sonoros e trilha sonora

O elenco da dublagem americana de DiRT 5 contou com a participação do ator Troy Baker, porém, a versão em português do Brasil não nos deixou a desejar com o trabalho da lenda Wendel Bezerra, dando voz ao locutor principal dos comentários e podcast do jogo. Durante uma corrida ou outra, meio que um podcast começa a ser tocado sobre como andam as corridas e até mesmo sobre umas desavenças entre pilotos mais experientes durante a competição. É bastante interessante ouvir os diálogos, que por sinal foram bem trabalhados.

Os efeitos sonoros dos carros, muitas vezes são limitados e bem semelhantes entre si e podem chegar até mesmo a incomodar, já que o áudio das músicas durante as corridas são mais baixos. Eu cheguei a quase silenciar o barulho dos motores por conta do incômodo que senti durante as corridas. Os barulhos das colisões entre os veículos também deixou um pouco a desejar. Porém, um ponto que vale a pena destacar é a trilha sonora escolhida. Jogos de corrida costumam a acertar nessa parte, e em DiRT 5 não é diferente. As músicas combinam perfeitamente com o estilo de corrida do jogo.

dirt52

  • Fator Replay

No modo carreira você pode simplesmente escolher qual estilo de corrida mais lhe atrai e seguir essa linha de escolhas até chegar ao final do jogo, porém, você ainda pode a qualquer momento retornar para completar algumas das corridas que deixou para trás, além de também poder alternar o seu patrocinador, que te dará novas missões que serão completadas em diferentes tipos de corrida, e no final ainda é oferecido algumas recompensas para esses desafios. De fato, essas escolhas tomadas pela Codemasters aumentam consideravelmente o fator replay do jogo, atingindo principalmente aqueles que gostam de completar 100% e também com os modos de multiplayer online e local com tela dividida.

DaniloDlaker DIRT5 20201105 01 19 41

O modo playground é literalmente um parque de diversões, onde os jogadores podem criar seus próprios desafios cheios de rampas, curvas fechadas, loops e publicá-los online, para que outras pessoas possam jogar e disputar um ranking para ver quem é o melhor. É um modo bastante divertido e estressante, que pode aumentar ainda mais o fator replay.

  • Conclusão

DiRT 5 é a nova aposta da Codemasters para alcançar o público que gosta de corrida mais arcade, infelizmente, para uma parcela da comunidade que gostava de jogar jogos mais voltados para o lado da simulação. Mas de certo a desenvolvedora inglesa conseguiu fazer um jogo extremamente divertido, com diálogos interessantes, o que é bem difícil de se ver em jogos do gênero de corrida, e ainda tem um fator replay extremamente positivo. Se você gosta de jogos de corrida mais voltadas para o arcade, DiRT 5 é um jogo que pode te prender por horas, facilmente.

Análise do Arena

DiRT 5 entrega corridas de rally radicais e empolgantes, mas desta vez tentando atingir um novo público, com corridas mais arcades, explorando novos biomas como lagos congelados, sendo uma novidade para a franquia da Codemasters.

8
Divertido
  • Gráficos 8
  • Gameplay 9
  • Efeitos sonoros e trilha sonra 7
  • Fator Replay 8
Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x