Conheça a Yaw Studios – [Profissão Indie]

Depois de algumas propostas e tentativas, estamos, finalmente, lançando mais um quadro no Arena Xbox, o Profissão Indie!

Propaganda

Como o nome já diz, o quadro retratará mais sobre como se tornar e atuar nesse mercado que mais cresce no mundo: GAMES, seja como como um artista, desenvolvedor, ou até mesmo um empreendedor.

Por isso é fundamental você da comunidade nos ajudar, dar suas opiniões e, claro, sugerir profissionais com os quais vocês querem que entrevistemos!

A ideia aqui é que todos vocês vejam que é possível trabalhar com o que amamos e para isso vamos conversar com aqueles que já entendem do assunto!

Nossa primeira entrevista será com o CEO da Yaw Studios. Em breve, teremos mais entrevistas, então fica de olho no Arena Indie!

Inaugurando nosso quadro Profissão Indie, nosso bate-papo foi com o Aislan M. Tinoco – CEO e Programador da Yaw Studios.

Para aqueles que ainda não conhecem, a Yaw Studios é um estudio brasileiro de desenvolvimento de games indies, que conhecemos na BGS 2018.

Sem mais delongas, vamos ao nosso bate-papo:

AX: Como foi o seu começo de carreira? Desde novo você já sabia que queria trabalhar com games ou foi algo recente?

Aislan Tinoco: Eu comecei fazendo um curso, mas antes disso na realidade eu fui na BGS, sempre fui na BGS e enquanto eu estava vendo os jogos, minha esposa falou: Já que você anda tão estressado e tal, por que você não entra nos stands que fazem jogos para ter um hobby? Aí eu falei: Sou formado em Engenharia Civil, com pós em Administração já estudei pra caramba e vou estudar mais um pouco? Mas depois de pensar e conversar um pouco decidi começar o curso. No meu primeiro projeto eu comecei modelando, mas senti que não estava indo bem. Conversei com a galera do projeto e com meu professor e comecei a programar!

AX: Você teve algum “pilar”, alguém que te inspirou a seguir como profissional? Quais as referências que te influenciaram?

Aislan Tinoco: Não tinha uma pessoa ou alguém que eu diria “quero chegar nesse patamar”. Eu pensava como uma empresa, queria ter um estúdio de desenvolvimento de jogos.

AX: Como foram os estudos na área? Por onde você passou até aqui?

Aislan Tinoco: Eu não parei de estudar até hoje! E se eu falar para você que eu parei é mentira! Depois que terminei o curso de Desenvolvimento de Jogos, continuei estudando programação. Atualmente tenho foco na Unreal, a Epic Games é fantástica com updates e otimização da Engine. A diferença é que quando você quer ter um estúdio, você tem que saber um pouco de tudo, o que é muito útil! Atualmente estou estudando a parte de contratos, e nessas horas é muito importante você ter uma consultoria jurídica e conversar sobre direitos autorais.

AX: Tem algo que você estudou que não gostou?

Aislan Tinoco: Não que eu não tenha gostado, a parte de modelagem é legal pra caramba só que não é algo que eu faça com naturalidade e afinidade.

AX: Que dicas você daria para o público iniciante? Qual a melhor maneira de começar?

Propaganda

Aislan Tinoco: Primeira coisa é saber o que cada pessoa mais gosta. Cada um tem uma habilidade nata, algo que ela faça mais facilmente. Alguns tem mais afinidade com arte, outros com lógica e por ai vai! Depois é saber se você quer ter um estúdio de desenvolvimento ou você quer trabalhar para um estúdio. Mas, no geral, o importante é ter portfólio! Apresente o que você sabe fazer! Outra dica são as Game Jams, existem sites e movimentos que são bem legais. Aprenda a trabalhar em equipe! Em um jogo é muito importante saber lidar com outras pessoas. Se dedique. Dê o seu melhor!

AX: Quando surgiu a ideia de começar a Yaw Studios?

Aislan Tinoco: Durante o decorrer do curso e devido à dificuldade que tivemos ao entregar o primeiro projeto de conclusão, eu comecei a pegar gosto em desenvolver jogos. Comecei a questionar essa hipótese. Então eu comecei a planejar e assim foi indo.

AX: Quais os principais desafios enfrentados hoje pela Yaw Studios?

Aislan Tinoco: No Brasil não temos incentivos e os que temos não são fáceis de se obter, temos muita burocracia ainda. É um mercado gigantesco e ainda não é valorizado como deveria. Vemos a diferença bruta disso em outros países, com até governos financiando projetos. Mas isso aqui ainda não acontece. Outro problema é a realidade dos desenvolvedores no Brasil onde muitos têm que manter dois empregos, e isso gera um problema de tempo x dinheiro.

AX: O que você acha do mercado de games atualmente? O que espera desse crescimento absurdo?

Aislan Tinoco: Não me surpreendi com isso pois a galera gosta de entretenimento, de se distrair e os jogos hoje em dia tem diversas funções como educativos e jogos empresariais (gameficação). Muitos usam como escape para se livrar do estresse, para se divertir com os amigos e hoje, com os jogos mobile, isso ampliou ainda mais.

AX: Vimos na BGS 2018 que você está trabalhando no War Solution, certo? O que podemos esperar dele nos próximos anos?

Aislan Tinoco: Antes de falar do War Solution, queria agradecer ao pessoal do Arena Xbox pela oportunidade e ao público que pode ir conferir o nosso game, fizeram até fila lá, cara! Foi bem legal e teve até briga no PvP do game! Até a feira estávamos desenvolvendo e não sabíamos se ele iria funcionar, a BGS foi nosso termômetro! Vimos que o público pirou, mesmo o nosso game tendo elementos de matemática. War Solution é isso, é justamente usar a matemática sem que os jogadores percebam e no PvP conseguimos isso, pois eles nem notavam que estavam fazendo contas só queriam derrotar os uns aos outros!

O War Solution será lançado em early access na Steam e, a ideia inicial, é que seja lançado ainda em 2019. Ele também será lançado para mobile, mas meu sonho é ele ser lançado para Xbox (o do Arena também)! A Yam Studios já tem outro projeto em andamento, um jogo mais simples, mas com uma pegada de jogos mais antigos. Só que esse ainda vai ficar para uma outra conversa!

AX: Devido ao sucesso na BGS 2018, a Yaw Studios participará das próximas edições?

Eu gostaria muito de voltar, mas nosso problema ainda é o custo. Infelizmente não ganhamos nada ainda com o game e o custo para nós ainda é alto, então eu ainda não sei te dizer com toda certeza. Mas vontade não falta.

A equipe Arena Xbox agradece a disponibilidade do Aislan Tinoco em conversar conosco.!

E não se esqueçam de curtir o War Solution nas redes sociais (Facebook, Instagram, Steam). Por enquanto ele está somente em Early Access na Steam, mas vamos divulgar e compartilhar esse trabalho tão bacana pois a Yaw Studios quer muito ele no Xbox e nós do Arena também!

Curtiu nossa entrevista? Quer que esse projeto continue? Então nos ajude com seu feedback e dê sua sugestão nos comentários!

Nos vemos na próxima!

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também

Inicie a discussão na Comunidade Arena Xbox