Como utilizar o controle de Xbox One no PC – [Arena Ensina]

Confira dicas úteis para utilizar o controle de Xbox One em um computador ou notebook com Windows 10.

Propaganda

Com o lançamento do Windows 10, em julho de 2015, a Microsoft trouxe uma funcionalidade que até então era explorada de maneira extraoficial. Trata-se do uso dos controles de Xbox One nos computadores Windows. A atual versão do sistema operacional trouxe consigo drivers que permitem a utilização dos controles de maneira nativa.

Confira a seguir as formas para poder utilizar o controle de Xbox One para jogar títulos da Microsoft Store, e até da Steam, no computador.

Conectar o controle no PC via cabo micro USB

Esta é a maneira mais rápida e simples de conectar o controle de Xbox One no PC ou notebook. Basta plugar um cabo micro USB no controle e conectar em qualquer uma das entradas USB, e pronto, o controle já estará funcionando.

Para casos em que o notebook possua somente entradas USB-C (padrão de conectividade mais recente, com um formato diferenciado), o problema pode ser contornado utilizando um adaptador USB-C para USB-A (o padrão antigo e mais conhecido dos brasileiros).

Pareamento Bluetooth

Outra forma de conectar o controle a um PC ou notebook é via conexão Bluetooth. É imprescindível ressaltar que apenas os controles produzidos desde o lançamento do Xbox One S, aqueles que possuem um formato mais unificado e com as texturas antiderrapantes nos punhos, vêm embutidos com a tecnologia Bluetooth.

Sendo assim, basta o usuário seguir o seguinte caminho:

Propaganda

  1. Abrir o menu de Configurações (pode ser acessado através de Iniciar, no canto inferior esquerdo da sua tela com a logomarca do Windows, ou pesquisando diretamente com a Cortana)
  2. Em Configurações, acessar Dispositivos.
  3. Em Dispositivos, ativar o Bluetooth (caso não esteja).
  4. Ligar o controle normalmente, e esperar para que ele seja detectado pelo notebook.
  5. Quando aparecer o controle na lista de dispositivos, clicar nele e espere conectar.
Primeira geração do controle de Xbox One, com o corpo “dividido” em dois acima dos botões.
Atual geração de controle de Xbox One, que chegou junto com o Xbox One S, com o corpo acima dos botões unificado.

Pareamento via adaptador Xbox Wireless

A Microsoft comercializa um adaptador wireless que permite que o usuário conecte qualquer tipo de controle de Xbox One, sejam as primeiras versões, as mais atuais, ou até o Controle Elite (que não possui Bluetooth), em qualquer tipo de PC, seja notebook com ou sem Bluetooth, ou desktops que também não tenham a placa Bluetooth instalada.

O Xbox Wireless Adapter é semelhante a um pendrive, e pode ser encontrado em grandes lojas do e-commerce brasileiro pelo preço médio de R$ 180 reais.

O processo de pareamento é mais simples ainda. Basta plugar o adaptador no computador ou notebook, ligar o controle e pressionar o botão de pareamento que existe no adaptador. E pronto, o jogador já pode utilizar seu controle normalmente.

Modelo do adaptador Wireless da Microsoft.

Dica importante

Muito útil para donos do Controle Elite, o aplicativo Acessórios Xbox, onde o usuário pode mapear os botões traseiros presentes no controle, também está disponível na Microsoft Store, no Windows 10.

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Você pode gostar também