Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Biomutant – [Análise do Arena]

Biomutant entrega uma experiência melhor do que se imagina

Desenvolvido pelo estúdio sueco Experiment 101 e publicado pela THQ Nordic, o RPG-fábula de Kung Fu pós-apocalíptico Biomutant foi lançado para a atual e nova geração de consoles, prometendo entregar um sistema de combate estilo artes marciais exclusivo, permitindo que você misture ação corpo a corpo, de tiro e habilidades mutantes, além de uma história intrigante sobre a “revolução” do meio-ambiente. Vamos a nossa análise.

Uma escolha importante?

Uma praga está arruinando a região e a Árvore da Vida está sangrando pela morte de suas raízes. As Tribos estão divididas. Explore um mundo tumultuado e defina seu destino: você será seu salvador, ou o levará a um destino ainda mais sombrio?” Com essa premissa, o jogador (depois de passar por uma extensa customização que será explicada depois), precisa escolher sobre qual caminho seguir, influenciado por dois seres mágicos: luz, erradicando os monstros (Devoradores), que desejam destruir a Árvore da Vida, aliando-se aos Miríades; ou escolher o caminho da escuridão, aliando-se aos opressores Jagnis, para que o mundo possa “começar de novo” e os Devoradores consumam a Árvore da Vida.

Biomutant

Vale ressaltar que em vários momentos no decorrer da jornada essa escolha pode ser mudada, seguindo em direção ao lado não escolhido anteriormente. Além disso, elas podem ditar as habilidades e itens que você será capaz de adquirir e podem até deixar o jogo mais curto (levando em conta apenas as missões principais). O ponto é que as escolhas são bem claras em relação ao certo e ao errado.

Uma (inesperada) extensa customização

Como dito anteriormente, antes da jornada de Biomutant realmente começar, o jogador deverá criar seu próprio personagem. Esse fato me pegou de surpresa, pois nos vídeos de demonstração o personagem era o mesmo, fato que acabou gerando uma simpatia automática pelo antropomorfo. Mas a customização vai desde a raça (que define sua arma principal), cores do pêlo do animal, até atributos físicos que implicam diretamente no jogo, como ter mais força, mas não ter muita agilidade para esquiva, por exemplo.

WhatsApp Image 2021 06 27 at 19.31.40

Apesar de você poder gastar um bom tempo escolhendo e montando sua build inicial, em diversos momentos da aventura você poderá conseguir itens de armadura, fazendo com que acabe esquecendo como era seu personagem, já que com um conjunto mais robusto, diversos atributos serão melhorados. Da mesma forma acontece com as armas iniciais, que serão adquiridas durante a jornada, fazendo com que seu poderio aumente. E acredite, você poderá conseguir uma gama extensa de aparatos, até mesmo alguns que nem serão tão úteis, mas deixarão seu personagem mais carismático, no mínimo.

Livre para seguir seu próprio caminho

O game possui um extenso mapa convidativo para os exploradores de plantão gastarem muitas horas, indo de vila em vila, seja de balão ou com diferentes tipos de montarias, conhecendo novos inimigos e fazendo algumas parcerias inusitadas, assim como fazendo aqueles “pequenos favores” em troca de algo valioso (talvez nem sempre, mas o que vale é eliminar aquele ponto no mapa e se divertir, não é mesmo?).

Bio

Aqui, vale ressaltar um ponto nem tão positivo assim, pois toda a história do game é contada por um narrador, trazendo ainda mais a sensação de que seu personagem não tem muita significância de modo geral. Além disso, pelo fato dos antropomorfos possuírem um dialeto próprio, todas as conversas são traduzidas pelo mesmo. Não são conversas como em Banjo-Kazooie, que você consegue se familiarizar e até gostar do dialeto.

O elemento mais divertido do game é seu combate diversificado, seja no corpo-a-corpo, seja com armas à distância, dependendo da escolha anterior e de como está sua build. O fato é que são bem dinâmicos e contam com a tradicional esquiva pontual, que pode conceder um contra-ataque vigoroso para o jogador. E saiba que usá-la bem contra certos inimigos é essencial para o sucesso. E claro que cada chefe de arena irá possuir uma fraqueza, mas que nem sempre poderá ser explorada dependendo dos pontos fortes escolhidos e adquiridos pelo jogador.

Não posso deixar de mencionar que apesar de todo o arsenal que o jogador poderá encontrar, diferentes tipos de poderes que podem ser adquiridos ao conseguir pontos de mutação. Normalmente eles são encontrados nos santuários espalhados pelo mapa e trazem uma grande vantagem nos combates mais difíceis.

Gráficos e designs incríveis

A minha experiência foi através de um Xbox One base, mas mesmo assim o jogo conseguiu me encantar com os cenários e com um design muito interessante e criativo das criaturas e objetos que fazem parte do game. Cada chefe possui uma peculiaridade que fica muito evidente logo no primeiro encontro, assim como em diversas montarias.

hauha

Apesar da experiência positiva, alguns crashes prejudicaram especialmente o início do jogo, fazendo com que meu save fosse completamente perdido, atrasando esta análise. A taxa de quadros sofria muitas quedas, limitando todo o potencial gráfico.

Considerações finais

O game não entrega tudo que imaginávamos, mas está longe longe de ser uma experiência ruim. Em diversos momentos me diverti com as missões secundárias, mas já não dá para dizer o mesmo das missões essenciais para que o jogo fosse terminado. A falta da sensação do personagem ser o ponto principal do game foi um ponto inesperado, mas que acabei aceitando melhor depois que pude contar com muitas personalizações criativas. Sem dúvida, o combate é um ponto muito positivo, o que pode ser dito da história.

Adquira Biomutant através da  Microsoft Store.

Análise do Arena

Biomutant não é um revolução no estilo RPG de mundo aberto, mas está longe de ser uma decepção. As missões apesar de repetitivas, são recompensadas com um combate diversificado e intenso

7.5
Interessante
  • Gráficos 7.5
  • História 7.5
  • Gameplay 7.5
Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x