Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

André Bronzoni, diretor do PES – [Arena Entrevista]

Confira a seguir a conversa que a equipe do Arena Xbox teve com André Bronzoni, diretor do Pro Evolution Soccer (PES).

Durante a BGS 2018, a equipe do Arena Xbox teve a oportunidade de bater um papo com André Bronzoni, diretor do Pro Evolution Soccer (PES). Ele nos contou da dificuldade que é manter uma franquia anual, as mudanças no PES 19 e as novidades que estão por vir.

Confere aí que o papo está super bacana!

entrevista pes

Arena Xbox (AX): Primeiramente parabéns pelo jogo. Sem dúvida, é o melhor PES já lançado, e a física (do jogo) está muito boa. Eu queria que você falasse da física um pouco. Está mais simulador que nunca, não é?

André Bronzoni: Obrigado. Que legal, bom saber. Está simulador mais do que nunca, mas também é um jogo onde qualquer pessoa pode se divertir jogando. Você não precisa ser expert, saber todas as estratégias ou saber driblar para se divertir. Isso é interessante deixar bem claro.

Sim, a física mudou, muito por conta de a gente deixar a G3, a geração antiga, de lado, e focar bastante na G4 para deixar a física e o grafismo muito mais real. Então isso é um dos principais motivos.

AX: Fazer gol está muito difícil… já foi mais fácil (risos).

André Bronzoni: (risos) Então, não é que o gol está mais difícil de fazer, o goleiro é muito bom!

AX: O jogador que é ruim também, pode ser (risos).

André Bronzoni: Eu não estou falando isso! (entre risos) Isso aí é você que está falando. Mas eu acho que o goleiro está muito melhor. Você tem que fazer jogadas mais criativas para fazer o gol. Não é simplesmente você criar uma jogada ali e chutar […] essa clássica (cortar para dentro e chutar) não é tão fácil mais.

AX: Uma coisa que para mim mudou muito foi o sistema de luz do jogo. A modelagem dos jogadores está muito diferente. Está uma coisa incrível.

André Bronzoni: É, “tá” bem legal isso mesmo. Não é um elogio que só você está fazendo. É a comunidade inteira que está fazendo esse mesmo elogio.

AX: Para mim foi uma grande surpresa! Apesar de ter perdido a Champions League, (O PES) conseguiu se reinventar. “Tá” muito bom!

André Bronzoni: É. A gente tem várias licenças e anunciou bastantes exclusividades, o que é muito interessante falar, e a gente está muito contente com essas exclusividades. Vocês vão ver aqui na BGS algumas dessas coisas, então a gente “tá” muito contente mesmo com o que estamos fazendo até agora.

pes jogando

AX: Vocês estão planejando em adicionar mais algum jogador Legends?

André Bronzoni: Sim… Ponto (risos).

AX: Ok (risos)… Ainda sobre os Legends, eu reparei, especialmente a comemoração do Maradona, das antigas, uma clássica (dele) de 1994*. Vocês trabalharam com relação a isso, para recriar esses momentos que remetem aos jogadores?

André Bronzoni: A ideia dos Legends é isso, recriar momentos antigos e icônicos de cada jogador. E a celebração dele (Maradona) que ele corre e grita para a câmera é uma delas.

AX: Quais são os principais desafios que o PES, uma franquia que todo ano tem que se renovar, se provar quando é lançado, tem?

André Bronzoni: É um desafio bem complicado porque, como você disse, é um jogo anual. Normalmente na indústria não tem jogo anual, além do nosso e o da concorrência, então a gente tem sempre que fazer coisas novas, porque é isso que a audiência pede.

E o desenvolvedor precisa ter um time gigantesco para desenvolver isso. Então é um desafio grande e bem complicado de você atingir.

AX: Você pode adiantar alguma coisa das próximas atualizações?

André Bronzoni: (risos) Eu posso adiantar que as próximas atualizações vão ser muito boas para o mercado da América do Sul […]. Vão ter coisas novas pra cá no final do ano. Pronto, já falei demais.

AX: (risos) Por acaso, já que você falou isso… vocês (PES) têm o Campeonato Brasileiro, que para o Brasil é, obviamente, maravilhoso. Talvez um pequeno rumor disso (atualizações para América do Sul) possa ser a Libertadores?

André Bronzoni: Cara, na verdade acho que não é rumor, eu falo bem aberto sobre isso. A gente deixou de ter a licença (da Libertadores) por n motivos, e aí agente focou um pouquinho em outras atividades. Exemplo, atividades de exclusividade.

Eu acho que são questões de oportunidades, não sei se a gente vai ter a oportunidade de ter a Libertadores de novo, mas estamos sempre em aberto. Temos um relacionamento super bom com a Conmebol, e não sabemos o dia de amanhã.

AX: Os jogadores brasileiros estão muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo feito pelo PES, com os times (do Brasil), etc. Com relação à licença dos nomes dos jogadores, como é que vocês conversam a respeito disso? É com cada clube? Com os seus empresários?

André Bronzoni: Tudo que você mencionou faz parte de um trabalho bem árduo. Não é uma coisa fácil de se fazer. O Brasil é o único país que se diferencia dos outros. Você tem que conversar com cada jogador e clube. Todos os clubes, sem exceção, nos ajudam a conversar e tentar entrar em um consenso. Você sabe que a concorrência tem nenhum jogador.

É muito questão de objetivo. Nosso objetivo é dar o maior jogo e a melhor experiência para o torneio que a gente tem, que é o Campeonato Brasileiro, com a possiblidade de ter todos os jogadores licenciados. É um objetivo meu e um objetivo da empresa, e isso faz a nossa diferença aqui no país.

AX: Para finalizar, gostaria que você mandasse uma mensagem para o pessoal que acompanha o Arena Xbox.

pes 2019 10

André Bronzoni: Cara, eu peço que vocês joguem bastante o jogo… quem não comprou, teste o jogo. Tem o demo, só procurar na Xbox Live, está incrível… e joguem com o Coutinho “né”, que é o nosso representante. Tem os nossos embaixadores também, Dudu (Palmeiras), Nenê (São Paulo), Renato Augusto (Beijing Guoan – China).

E fiquem espertos aí que vai chegar mais conteúdo […] principalmente para o Xbox!

 

A equipe do Arena Xbox agradece a disponibilidade do PES e de André Bronzoni em conversar conosco.

* O lance mencionado na pergunta da comemoração de Maradona foi quando o argentino marcou um belo gol e saiu comemorando com uma expressão bem furiosa em direção à câmera, na vitória da Argentina contra a Grécia por 4 a 0, pela Copa do Mundo de 1994. Mais tarde, no mesmo mundial, Maradona foi pego no antidoping e banido da competição.

Se Inscrever
Notifique me
7 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

7
0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x