Setembro Amarelo
O silêncio pode dizer muita coisa.

Gears Pop! – [Análise do Arena]

Gears POP! Como amar e odiar um game tão bom? 

Baseado no universo Gears of War, Gears Pop! é um game mobile, disponível para Android/IOS e também disponível para computadores com a plataforma Windows 10.

dims

O game traz mecânicas já conhecidas em outros jogos de mesmo gênero, mas inova utilizando recursos do próprio universo onde é baseado.

Desenvolvido pela Media Tonic em parceria com a The Coalition, e distribuído pela Xbox Game Studios, foi lançado no último dia 22 de agosto e é Free-To-Play, ou seja, qualquer um pode jogar de graça, sem gastar um centavo sequer. (Ou é assim que deveria ser!)

Gears POP! é um jogo de estratégia multiplayer, com o objetivo de defender sua base, enquanto tenda destruir a de seu adversário usando seus botoms (fichas) – o que seriam as cartinhas de outros games similares.

DvBiFywWkAAPdij

Vamos então a nossa análise completinha!

  • Deck de Bottoms

Antes de qualquer batalha, o jogador deve montar seu deck de bottoms, contendo oito personagens ou itens da série, como as famosas granadas de fragmentação, por exemplo, e um especial, que atualmente pode ser o Buraco de Emergência que invoca vários Wretches para atacar em qualquer lugar do mapa ou um Seeder que é um monstro gigante que atira a longa distância.

Deck

Neste game, CGO e Locust lutam juntos, ou seja, misture bem seus bottoms, com o objetivo de funcionarem juntos da melhor maneira possível.

Cada botton tem um custo de invocação através de pontos de ação, que são recuperados com o passar do tempo. Então tome cuidado para não criar um deck caro demais e passar sufoco!

  • Condições de Vitória

No jogo, cada jogador tem duas torres, uma de cada lado e o seu personagem principal entre elas.

Vitoria1

Seu o objetivo é simples e claro, destruir todos! Caso isso não aconteça ganha quem derrotar mais torres ao final do tempo.

Caso acabe o tempo e ninguém tenha destruído nenhuma torre inimiga, ou tenha derrotado o mesmo numero de torres que seu oponente temos uma prorrogação, onde quem derrotar uma torre inimiga primeiro ganha!

Caso não haja destruição de nenhuma torre o jogo acaba empatado!

  • Gameplay

No tabuleiro, entre os jogadores há duas fileiras de coberturas (o famoso cover de Gears), com três barricadas em cada coluna. Dominá-las em uma linha horizontal é importantíssimo, pois permite que o jogador coloque seu esquadrão a partir delas, ou seja, cada vez mais próximo do inimigo, o que garante uma vantagem ótima na partida.

Vitoria2

Caso contrário, seus personagens precisam começar lá do início, ao lado do líder.

Essa estratégia é importante pois uma vez posicionado no tabuleiro, sua unidade caminhará sozinha rumo ao seu objetivo, podendo ser: unidades inimigas (prioridade), Torres inimigas (prioridade), qualquer inimigo (simplesmente o que vier primeiro).

Lembrando também, que apenas algumas unidades dominam as barricadas, ou seja, algumas as dominam e outras as ignoram então saiba montar seu deck.

É importante também lembrar que todos os personagens possuem vantagens contra certos tipos de personagens, como também são fracos a outros tipos. E como os personagens não param ou fogem ao ver um personagem que é mais forte que ele, é importante saber usar suas combinações de bottoms.

O que chama a atenção em Gears POP! é sua arte, já que todos os personagens do universo da série são aqui representados no estilo visual dos bonequinhos colecionáveis da Funkoos famosos POP!. Arte que a Microsoft devidamente buscou autorização para utilização no jogo, assim como a própria Funko busca licenças de diversas marcas para o uso em seus colecionáveis, inclusive os oficiais da série Gears of War.

Durante a partida, seus oito bottoms virão de forma aleatória e só poderão ser lançados na arena quando você tiver os pontos de ação de cada bottom.

Cada personagem tem seu próprio número de pontos de ação, e normalmente, os de menores pontos são fracos, porém, podem ser convocados em maior número.

Cada bottom tem sua estratégia peculiar, o Gear Sniper e o olhos de águia que atacam de longe, a Reyna que ataca somente corpo a corpo (e causa um dano absurdo), podendo ser até hit kill!

Outros cards tem habilidades únicas, como é o caso do Dominic Santiago, que após percorrer um caminho ou derrotar inimigos, enche sua habilidade (representada por uma engrenagem dourada no chão). E ao ser cliclada, recupera a vida dos personagens próximos a ele.

Além dos personagens, o jogador tem a disposição outros itens, como granadas (que também são uma boa estratégia, podendo ser explosivas causando dano imediato) de gás, que causam danos contínuos nos que estiverem dentro da nuvem tóxica, e de atordoamento, que paralisam por alguns segundos os inimigos atingidos.

  • Modos de jogo

– Versus: Clássico gameplay, onde você precisa derrotar um inimigo online.

Versus

– Campo de Recrutas: campo de treinamentos táticos, que servem como tutoriais iniciais do game, dando algumas recompensas ao serem concluídos!

Campo de recrutas

– Treino: Modo de treino do game, onde você enfrenta uma IA. Excelente para testar combinações novas de decks.

Treino

– Horda: Modo cooperativo, onde você e um amigo da sua equipe se juntam para derrotar o General RAAM e suas tropas, dando excelentes recompensas também!  Horda 

  • Equipe

Funciona basicamente como um clã, onde amigos se juntam para batalharem juntos! Cada equipe é composta por até 50 jogadores.

Nossa equipe do Arena Xbox já tem o seu!

Equipe

  • Prêmios Diários

O game ainda conta com uma área de recompensas diárias, onde concluindo as tarefas, você ganha algumas recompensas pequenas.Premios 

  • Microtransações

Gratuito e não gratuito ao mesmo tempo, Gears POP! tem microtransações.

Existem dois tipos de moedas dentro do jogo:

    • Moedas de prata – ou as peças de engrenagens (gears)

Conseguimos em caixas de itens sortidos, que são ganhas derrotando inimigos. Elas servem para evoluir seus bottons de nível, o que os garante mais vida, poder de ataque e dentre outros status.

Moeda

Ou podemos compra-las com Cristais.

MoedasPrata

– Moeda Forte – ou cristais amarelos

É o dinheirinho que você compra dentro do game, e pode ser trocado por moedas de prata e/ou baús de diferentes tipos.

Cristais

  • Conclusão

Pode parecer muita coisa, mas com algumas poucas partidas, Gears Pop! se torna um jogo simples e divertido de se jogar! (e muito viciante também!)

O game é excelente, e apesar de ser um pouco mais do mesmo deste tipo de franquia, ele soube aproveitar muito bem toda a história do universo de Gears of War, bem como adaptar suas mecânicas únicas dentro de um jogo que não tem NADA HAVER com o que Gears é!

Sua arte é simplesmente fantástica! Bem bonita e trabalhada, já que tudo do universo da série Gears são aqui representados no estilo visual dos bonequinhos colecionáveis da Funko.

O gameplay é fluido e conosco nunca apresentou problema.

Testamos ele no Android e na plataforma Windows 10, sem apresentar nenhum problema. Sua performance foi excelente.

Vale lembrar que o save do jogo é cross-plataform, ou seja, jogamos ele tanto no Android como no Windows 10 com a mesma conta. Basta vincular sua conta Xbox Live e tudo funciona, inclusive suas conquistas são integradas a plataforma!

Sentimos somente falta de interações com nossa equipe. Em outros jogos do mesmo gênero, a troca de cartas acontece, o que ajuda muito no desenvolvimento do seu deck.

Outro fator que seria excelente, seria batalhas amistosas com membros da sua equipe. Principalmente para sacanear o amiguinho depois de uma vitória de lavada!

O único aspecto que incomoda um pouco é Gears POP! é pay to win?

Por isso, no inicio desta análise, colocamos a frase “Como amar e odiar um game tão bom?“.

No inicio do seu ranking, as partidas são bem balanceadas, você encontra players com seu nível e com cartas que realmente são compatíveis com aquela arena e nível de personagens. Mas chegando a Liga de Bronze, notamos que o fator de compra começa a ditar muito as partidas, o que infelizmente acontece nesse gênero de jogo.

Existem players que gastam dinheiro de verdade, e assim, upam muito mais rápido seus bottoms. O que infelizmente acaba desbalanceando as partidas.

Isso pode desanimar alguns jogadores, mas nada que uma mudança de deck aqui e ali não resolva. Afinal, perder faz parte de todo aprendizado!

Gears POP! é um excelente jogo que conseguiu se inovar em um estilo mais restrito de estratégia mobile! Com uma arte incrível e um gameplay viciante!

E você? Está jogando Gears POP!? Deixe nos comentários

9.5
Viciante
  • Gameplay 9
  • Visual 10
  • Áudio 10
  • Performance 9

0
()