Age of Empires IV – [Análise do Arena]

Age of Empires IV traz o melhor de Age of Empires II e novidades

Desenvolvido pela Relic Entertainment e World’s Edge Studio, Age of Empires IV foi lançado no dia 28 de outubro. Se você não está familiarizado com o game, trata de um RTS (real-time strategy), que se passa durante a alta idade média e a queda dela, onde o jogador deve escolher uma dentre as 8 civilizações disponíveis para jogar .

Apesar de se chamar Age of Empires IV, ele não é o sucessor de Age of Empires III: The asian Dinasty. O jogo seria o sucessor de Age of Empires II, com seu foco na historia medieval. Por enquanto, o jogo conta com oito civilizações: ingleses, franceses, Sacro império romano, Sultanato de Deli, Dinastia Abássida, chineses, Rus e meus favoritos, os mongóis. A Relic realmente desenvolveu muito bem todas as civilizações presentes no jogo, cada uma com sua própria arquitetura, unidades exclusivas e heróis históricos.

Um exemplo do desenvolvimento das civilizações são os mongóis, pois eles são uma civilização que possui unidades com uma movimentação muito alta, pois assim como na historia, é uma civilização que utilizou cavalos e se aperfeiçoou em montaria, tendo unidades especiais como os arqueiros de Mangudai, que são unidades de arqueiros a cavalo, conseguindo ganhar vantagens de inimigos a pé não chegarem perto deles.

O jogo conta com uma campanha com 4 capítulos – “Os Normandos” , “A Guerra dos Cem Anos”, “O Império Mongol” e “A Ascensão de Moscou”- juntas somam 35 missões cada uma diferente da outra e com uma narração fantástica. Além disso, cada capitulo aborda um período diferente da historia, abordando 500 anos de história e apresenta as civilizações.

ageemipres4 3016733b 1

Outro aspecto interessante abordado na campanha são as cut-scenes usadas para explicar a evolução das civilizações. A Relic apostou nelas e deu certo. Vídeos filmados em lugares reais da atualidade e marcantes na historia, combinadas com animações de soldados pelas ruas, edifícios em chamas criam uma narrativa interessante e legal de se assistir. Por exemplo, é como assistir o History Channel, porém, com uma sensação de imersão muito maior. Vale lembrar que tudo isso, inclusive as narrações dentro do jogo estão em português (Brasil), algo muito bacana de se ver, além de aumentar sua diversão e interação com o jogo.

O jogo agora possui um matchmaking, então jogadores com menos experiência jogarão com jogadores com menos experiência, e conforme você for focando melhor e ganhando mais experiência, o jogo vai te trazendo adversários mais difíceis e que darão mais trabalho. Vale lembrar que para quem acaba de entrar no jogo, é necessário fazer os tutoriais do multiplayer, com a intenção de ensinar facilmente os jogadores novos na franquia. 

 

Agora, também o jogo suporta até 8 jogadores ao mesmo tempo, seja JxJ ou JxA e podem ser personalizadas pelo host. O gerador de mapas aleatórios não decepciona, pelo contrario, é fantástico. Infelizmente, não tem a opção de criar seus próprios mapas e compartilhar com seus amigos, como já visto em outros jogos da franquia.

Se você quiser entrar de maneira competitiva no multiplayer, recomendo escolher uma civilização que goste e assim pegar o estilo de como ela funciona, pois cada civilização tem suas diferenças, desde unidades até economia, então saber tudo da sua é a melhor escolha. Ao mesmo tempo, isso significa que você não terá o mesmo desempenho com todas igualmente, já que funcionam de maneiras diferentes. Por exemplo, se você joga extremamente bem com os ingleses e resolver pegar os mongóis, seu desempenho pode mudar, justamente pelas diferenças presentes entre elas. O que é diferente em relação ao AoE II, onde elas tinham suas diferenças, mas não afetaria no seu desempenho.

apps.58559.13799528571010627.319037e6 b91b 4b99 bb0f 245cbfbe4f5a

Portanto, apesar de não ter se arriscado muito e ter saído do conforto tradicional, AoE IV oferece uma ótima campanha. Eu destaco a dos mongóis e dos Rus, que são mais divertidas e proporcionam ainda mais interação com o jogador. Em resumo, é um excelente jogo, muito bem feito e pensado tanto para agradar os jogadores antigos da franquia, quanto para abraçar os novos. Espero que os desenvolvedores adicionem ainda mais fações e novas campanhas para o jogo se manter atrativo com o tempo.

Jogue Age of Empires IV a partir do Xbox Game Pass PC.

Análise do Arena

A Relic Entertainment e a World's Edge Studio acertaram em Age of Empires IV, o jogo consegue agradar tanto os jogadores antigos da franquia, quanto os novos. Uma pena apenas não terem se arriscado um pouco mais.

8.8
Divertido e Imersivo
  • Gráficos 9
  • Modos de jogo 8
  • Gameplay 9
  • Imersão 9

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x