Assassin’s Creed Valhalla: Dawn of Ragnarok – [Análise do Arena]

Siga sua jornada enquanto espera pelo iminente Ragnarok

A terceira DLC de Assassin’s Creed Valhalla, Dawn of Ragnarok, chega com a promessa de ser a maior expansão de toda a franquia, o que animou muito os fãs e curiosos da saga.

Em Dawn of Ragnarok, Eivor, novamente, está sonhando e se vê como Odin, que adentra à terra de Svartalfheim, o reino dos anões, onde precisa resgatar seu filho Baldur, que foi sequestrado por Surtur, um gigante imortal de fogo.

A mais recente expansão promete muito, mas será que a Ubisoft mandou bem? Chega mais e vamos ver o que se passa nessa aventura de Odin.

Trailer de lançamento de Dawn of Ragnarok.

Nos sonhos de Eivor, somos Odin

Já estivemos na pele de Odin anteriormente, foi no jogo base de Assassin’s Creed Valhalla, quando Eivor, em seus sonhos, nos permite conhecer mais de Argard e Jotunheim. Dessa vez, a Ubisoft quis expandir e explorar ainda mais a temática viking, porém, estamos nas terras de Svartalfheim, a terra dos anões.

Eivor vive as memórias de Havi (também conhecido como Odin) que está à procura de seu filho Baldur, sequestrado por Surtur, um ser de fogo gigante que governa Muspelheim. O gigante está invadindo Svartalfheim, escravizando alguns anões e matando grande parte deles. Se já não bastasse isso, os frios Jotnar da terra de Jotunheim fizeram uma aliança com Surtur, unindo, de certa forma, os reinos de gelo e fogo. Ah! Não podemos esquecer do esperado e temido Ragnarok, que pode acontecer a qualquer momento e trazer o fim de tudo.

O Surtur realmente é grande em Assassin’s Creed Valhalla: Dawn of Ragnarok
Havi e Surtur se enfrentam logo no início de Dawn of Ragnarok

Para resgatar seu filho, destruir Surtur e conseguir se preparar para o iminente Ragnarok, O Pai de Todos precisa se unir aos anões e a quem mais puder ajudá-lo nessa jornada, até aqueles que não imaginaríamos fazer uma aliança.

Algo que transforma esse sonho em um pesadelo é o fato de que, quando achamos que a história vai ficar insana de boa, o jogo acaba, deixando uma sensação de “é sério?”.

Vale ressaltar que, para jogar a DLC, você não precisa finalizar o jogo base, sim, você precisa ter o jogo, porém, você pode tanto receber um boost de nível, status e equipamentos para acessar a DLC, quanto começar direto pela DLC, sem necessidade de jogar a história principal, já que, no final das contas, Dawn of Ragnarok não acrescenta à história de Eivor.

Algumas poucas novidades

Dawn of Ragnarok segue a mesma base de Assassin’s Creed Valhalla, tanto no combate, quanto na exploração, dito isso, o jogo precisou trazer algumas novidades para não se manter simplesmente no mesmo de sempre. Logo no começo da história, Odin recebe dos anões uma espécie de bracelete mágico chamado Extrai-Hugr, que nos permite absorver e usar poderes de inimigos, que nos auxiliarão durante a jornada. Ao derrotar um muspelita (os seres do fogo), por exemplo, adquirimos a habilidade de andar sobre a lava, camuflar-nos entre os muspelitas e, usando outra habilidade do mesmo grupo, conseguimos matar nossos inimigos e fazer com que renasçam por um período e lutem ao nosso lado.

Recebendo o bracelete mágico em Assassin’s Creed Valhalla: Dawn of Ragnarok
No início de Dawn of Ragnarok, Odin ganha a habilidade de extrair poderes

O Extrai-Hugr possui apenas dois slots, nos obrigando a escolher uma dupla de poderes entre os cinco disponíveis. Para conseguir os poderes é necessário extrair de inimigos específicos, ao derrotá-los. Você pode alterar seus poderes a qualquer momento, só precisa achar um inimigo que tenha o poder desejado.

Os poderes podem ser usados em combate, exploração e para completar puzzles durante o jogo, no final, tirando as partes que poderes específicos são necessários, você provavelmente se acostumará com dois poderes e tentará mantê-los na maioria do tempo, acredite em mim.

Um outro poder é o Poder do Corvo, que transforma Odin em um corvo e o permite voar e acessar áreas que antes seriam inalcançáveis, ou você pode usar simplesmente para cortar caminho. As habilidades podem ser evoluídas com o uso de alguns itens específicos, que devem ser entregues a um ferreiro.

A árvore de habilidades de Eivor recebeu mais pontos, além disso, chegaram novas aptidões, armas e armaduras, temos também um novo tipo de arma, Atgeir, uma arma da Era Viking que se assemelha a uma lança. Com a chegada da DLC, é possível melhorar os equipamentos para o nível Divino, superando seus antigos atributos e possibilitando a adição de uma nova runa.

Outra adição é a Arena das Valquírias, onde é possível participar de desafios de combate, que possuem diferentes níveis de dificuldade e diferentes formas de alterar o combate. Esses desafios fazem parte de uma linha secundária de missões, e para serem liberados, os jogadores precisam encontrar Sagas Heroicas pelo mapa.

Gráficos e ambientação

Dawn of Ragnarok está no mesmo nível gráfico de seu jogo base, então não espere diferenças nessa parte, até os bugs gráficos podem se apresentar de vez em quando, agora, se isso é bom ou ruim, depende de você.

Dawn of Ragnarok nos apresenta uma linda ambientação
Svartalfheim tem muita beleza para ser vista

Em relação ao ambiente do jogo, estamos em um local totalmente novo, afinal, não estamos mais na Inglaterra, mas sim em Svartalfheim, que possui florestas, áreas de neve, áreas cheias de ouro e locais cortados por rios de lava. O reino de Svartalfheim é realmente lindo e repleto de locais para explorar.

Preço e forma de venda

Os conteúdos adicionais anteriores faziam parte do passe de temporada, porém, Dawn of Ragnarok está sendo vendido separadamente, no valor de R$ 199,95. Um valor bem alto que chega ao preço de um jogo novo, não sendo equivalente ao conteúdo que a expansão oferece. Apesar de ser tratado como o conteúdo adicional mais ambicioso da história da saga, não é para tanto, se falava em mais de 30 horas de conteúdo, porém, é possível finalizar em menos que isso, sem precisar rushar toda a DLC. Claro, vai depender da forma como você joga, porém, grande parte do conteúdo é mais do mesmo, e acaba caindo em uma grande quantidade de tarefas secundárias que não são lá muito animadoras.

Conclusão

Dawn of Ragnarok não é ruim, porém, não se destaca, principalmente se você já finalizou o jogo base e as outras DLCs. O maior problema é tratar essa DLC como o conteúdo adicional mais ambicioso de toda a saga e, no final, ser mais do mesmo, e ser vendido de forma separada, sendo que, outras DLCs estavam no passe de temporada e, além disso, a nova DLC chegou em um preço bem salgado.

Outro ponto ruim é que não vemos adições à história de Eivor, logo, é só mais uma história paralela, que busca explorar mais dos vikings. O uso e reuso da mesma fórmula acaba tornando o jogo cansativo, apesar de seus pontos positivos, as partes ruins acabam aparecendo bastante. No final, parece que tudo foi utilizado como apoio para uma futura expansão.

Se você curte os jogos mais recentes da franquia e também a temática viking, você provavelmente gostará de Dawn of Ragnarok, mas, se já estiver saturado de tudo isso, talvez não seja sua melhor escolha. Prefira uma promoção caso queira se aventurar pelas terras de Svartalfheim.

Caso ainda não conheça Assassin’s Creed Valhalla, confira nossa análise do jogo.

Assassin’s Creed Valhalla e Dawn of Ragnarok estão disponíveis na Microsoft Store.

Análise do Arena

Dawn of Ragnarok não é ruim, porém, não se destaca, principalmente se você já finalizou o jogo base e as outras DLCs. O maior problema é tratar essa DLC como o conteúdo adicional mais ambicioso de toda a saga e, no final, ser muito do mesmo, e ser vendido de forma separada, sendo que, outras DLCs estavam no passe de temporada e, além disso, chegou em um preço bem salgado.

Se você curte os jogos mais recentes da franquia e também da temática viking, você provavelmente gostará de Dawn of Ragnarok, mas, se já estiver saturado de tudo isso, talvez não seja sua melhor escolha. Prefira uma promoção caso queira se aventurar pelas terras de Svartalfheim.

7
Ambicioso, mas repetititvo
  • Gráficos 9
  • Inovação 5
  • Custo-benefício 4
  • Ambientação 10

Receba notificações de todas novidades sobre Xbox.

Se Inscrever
Notifique me
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer Mais

0
Amamos sua participação, por favor comente!!!x
()
x