7th Sector – [Análise do Arena]

Essa análise de 7th Sector foi feita com base na experiência em um Xbox One Fat, talvez minha experiência não seja a mesma que a sua, caso você jogue em outro console.

Se eu pudesse descrever 7Th Sector apenas com uma palavra, a palavra seria: INCRÍVEL!

Confesso que quando assisti seu trailer pela primeira vez, me animei bastante! E me animei mais ainda depois de começar a jogar, mas, algumas horas depois me desanimei e, do nada, BOOM, o jogo fica incrível novamente. Fazia um bom tempo que um jogo não me prendia tanto.

✓ Sobre 7th Sector

7th Sector Xbox One

7Th Sector é do tipo Side Scrolling, aqueles jogos onde você só pode se mover para direita ou esquerda e para cima ou para baixo. Ele foi lançado para PC em março de 2019, ganhando dois prêmios na DevGAMM 2019: Melhor Jogo Indie e Excelência em Arte Visual.

A sua versão para consoles será lançada no dia 05 de fevereiro de 2020, a qual está bem otimizada, só com alguns travamentos de tela. Não foi nada que atrapalhou a experiência do jogo e, felizmente, foi o único bug de performance que ocorreu comigo.

Desenvolvido por Noskov Sergey e publicado pela Sometimes You, 7th Sector se passa em um mundo CyberPunk e seu objetivo é desvendar enigmas e resolver puzzles. Durante sua campanha você assume cinco formas diferentes, variando de uma simples fagulha de energia a, até mesmo, máquinas. O jogo não possui história em diálogos, mas só de jogar e ver suas cenas dentro do jogo, você entende tudo ou quase tudo que ali se passa.

Com quatro finais alternativos (não cheguei a fazer todos os finais… AINDA), ele tem tudo para ser mais um desses famosos jogos 1000G fáceis de gamerscore, entretanto, ainda não há guias na internet até o momento em que faço está análise. (Alouuuu Rafael GRN).

A campanha levou cerca de 8 horas para ser finalizada. Em algumas partes, recorri à gameplays de PC, pois era óbvio o que tinha que ser feito para prosseguir com a campanha, mas, por algum motivo, o meu jogo empacou e tive que ir atrás de alguns vídeos para saber se estava fazendo algo de errado. Para minha surpresa, estava resolvendo os puzzles corretamente, porém o jogo não me deixava prosseguir, me forçando a sair, entrar de novo e repetir o puzzle. Essa quantidade de horas que levei para finalizar foi porque o jogo realmente me prendeu em seus vários puzzles – uns simples, outros fáceis, alguns difíceis e outros bem, mas bem, difíceis.

✓ Como o Jogo Funciona?

7th Sector Xbox One

No início da campanha você controlará uma fagulha de energia, se movimentando por cabos de energia para resolver puzzles e prosseguir com a campanha. Alguns puzzles são obrigatórios para prosseguir, outros são opcionais.  Dicas: aperte o botão X do controle para ganhar um boost de velocidade temporário (esse boost varia de acordo com a forma em que você está jogando). Ao pressionar o botão A, você interage com os puzzles e os resolve com as setas do controle.

✓ As formas

Como já dito antes, você assume o total de cinco formas durante a campanha. Você não escolhe as formas, simplesmente começa um novo capítulo com a forma determinada pelo jogo. Não vou dizer quais são as formas pois pode estragar sua experiência. Só saiba que cada forma tem alguma habilidade única, o que te ajudará a passar as fases.

✓ Puzzles

Minha Nossa dos Controles, como esse jogo possui puzzles!

O que me animou muito antes de começar o jogo foi saber que se tratava de um jogo de puzzles, esse tipo de jogo faz o meu estilo! E o melhor de tudo é que o jogo não te dá uma única dica se quer do que você precisa fazer para resolver o puzzle ou para onde ir.

Esses últimos tempos, o que mais temos são jogos que indicam para onde você deve ir ou o que deve fazer, mas 7th Sector é diferente – você, literalmente, tem que se virar para passar as fases. Perdi a conta de quantas vezes fiquei perdido, que saia do jogo e entrava de novo para tentar chegar na solução.

O que gostei bastante é que, em alguns puzzles, você tem que fazer contas de matemática para chegar aos resultados, mas se você sai do jogo e retorna neste puzzle, os números que antes ali estavam, mudam, sem alterar o resultado. Essa mudança altera a maneira com a qual você faz o cálculo, para atingir o mesmo resultados. São muitos puzzles onde você, realmente, terá que quebrar a cabeça para atingir os objetivos.

Além desses dos puzzles de matemática, você também terá que hackear portas, passar por labirintos, dentre muitas outras coisas.

✓ Considerações finais

7th Sector Xbox One

7th Sector simplesmente não é enjoativo, como alguns jogos de puzzle acabam se tornando no decorrer da jogatina. As cinco formas diferentes assumidas durante a campanha te proporcionam ainda mais diversão, com maneiras diferentes de jogar.

Por mais que não atrapalhe a experiência, nunca é legal você jogar um jogo que trava algumas vezes e que sem nenhuma explicação alguns puzzles, mesmo sendo feitos da maneira correta, não eram resolvidos, forçando-me sair do jogo e entrar nele novamente para resolver o puzzle da mesma forma. Felizmente, foram só esses bugs que encontrei no jogo e eles ocorreram algumas vezes. Vale ressaltar que joguei antes de seu lançamento oficial, então isso provavelmente será corrigido.

Efim, uau! Que jogo! Vou te falar que ao iniciar essa análise, nem fazia ideia por onde começar. Agora, enquanto escrevo, estou pensando em como fazer os outros finais do jogo.

7th Sector vale muito a pena! Ainda mais se você gosta de jogos de puzzle e jogos com a pegada side scrolings.

Ah, conforme jogava, dois jogos me vieram a cabeça: LIMBO e INSIDE. Então se você jogou e gostou desses dois, suas chances de gostar de 7Th Sector são grandes!

7Th Sector em pré-venda na Microsoft Store por R$74,95

9.5
Incrível

Análise do Arena:

Jogos de puzzle não são feitos para serem fáceis muito menos para dar dicas do que se tem que fazer para avançar. 7th Sector não é diferente...

  • Gráficos 9
  • Trilha Sonora 9
  • Puzzles 10
  • Fator Replay 10
Você pode gostar também
Comentários